Como um aplicativo pode ajudar no seu PCM – Planejamento e controle da manutenção.

O que é PCM?

Planejamento e Controle da Manutenção (PCM), nada mais é do que um conjunto de ações que visa planejar, programar e verificar os resultados da execução das atividades de manutenção.

Comparar com outros valores previamente estabelecidos também faz parte do PCM.

Basicamente estamos falando de planejamento, programação e medição de resultados do trabalho de manutenção de uma área técnica.

Vamos falar das fases mais importantes de um PCM e como o uso de um aplicativo de gestão pode ajudar em cada fase:

Fase 1-) Elaboração de um cronograma

Cada empresa tem características e metas diferentes, certo? Por esse motivo é impossível determinar um passo a passo para todos os casos, porém, certas práticas podem ser utilizadas em várias situações.

Num primeiro momento você deve colher informações sobre a linha de produção, os recursos disponíveis, a capacidade produtiva da equipe e os estados operacionais dos equipamentos. Após essa análise de dados, considere os prazos de entrega e construa um cronograma adequado às exigências dos clientes.

Para montar um cronograma a tecnologia pode te ajudar a ter uma visão clara da sua equipe, em comparação a agenda de horas disponíveis, como nessa imagem:

PCM - Planejamento e controle da manutenção.

Tenha cuidado para não oferecer algo que não esteja dentro do alcance de sua gestão. Estabelecer prazos curtos, que não condizem com o ritmo de produção, pode causar problemas e desmotivar os colaboradores.

Lembre-se de que a programação de compra e o gerenciamento de estoque são indispensáveis nessa etapa. Eles definem valores e prazos para a execução correta das atividades.

Fase 2 – Programação recorrente da parada

As paradas, quando não programadas, afetam a produtividade na indústria. E a falta de planejamento é a sua principal causa. Por isso, é muito importante programá-las em sua rotina de trabalho.

Essa fase é caracterizada pela criação de datas para executar paralisações, com o objetivo de reparar as condições de trabalho dos equipamentos. Nessas horas, a comunicação é fundamental, pois ela ajuda a criar um padrão a ser seguido, facilitando a execução das atividades.

O ideal nesse caso é montar uma agenda com compromissos recorrentes de parada obrigatória. Você deixa tudo programado durante o ano todo, como nesse exemplo:

 

Fase 3-) Checklist com instrução de serviço para as manutenções

O próximo passo descreve os processos que serão realizados pela equipe de manutenção. Aqui é preciso informar detalhadamente sobre todos os dados, listando tudo o que deve ser feito, como no exemplo abaixo:

  • limpeza de máquinas;
  • troca de peças;
  • lubrificação e troca de óleos;
  • rotinas de inspeção.

Todas essas rotinas podem ser transformadas em um checklist, dentro do aplicativo no smartphone, dessa forma seu técnico segue uma sequência de execução como nesse exemplo:

Fase 4-) Instrumentação dos dados

Quando existe a necessidade da coleta contínua de dados, o acompanhamento só é efetivo se for feita uma análise de resultados, junto com o planejamento preditivo e acumulativo. Para isso é necessário considerar as seguintes informações:

  • tempo de trabalho da máquina;
  • quantidade produzida;
  • pressão;
  • temperatura;
  • vibração.

Toda essa coleta de dados pode ser transformada em um formulário e colocado dentro do aplicativo no smartphone. Assim o seu técnico faz a medição dos dados como nesse exemplo:

 

Depois de colher as informações pelo aplicativo, você tem todas elas compiladas no Excel e pode utilizar de acordo com a sua necessidade, como no exemplo abaixo:

Fase 5-) Acompanhamento

Até o momento abordamos apenas tópicos relacionados ao planejamento de ações. Porém, eles sozinhos não são suficientes para garantir a qualidade do trabalho. Acompanhar o desempenho da manutenção é algo essencial. Essa fase permite que você compare o planejamento com aquilo que realmente está sendo executado.

Infelizmente muitos gestores deixam essa questão de lado e perdem o controle da situação. Portanto, acompanhe de perto tudo o que acontece em sua empresa e fique atento a problemas e falhas.

Quando você tem um sistema de gestão, pode acompanhar tudo online:

 

O sistema irá trazer relatórios gerenciais que lhe permitem tomar decisões rápidas, como nesse exemplo:

Gestão COM APLICATIVO de PCM - PCM - Planejamento e controle da manutenção