A assinatura eletrônica chegou para ficar! Somos grandes defensores que o papel deve ser reduzido em larga escala nas empresas.

As razões ultrapassam as questões ambientais, pois defendemos que imprimir, armazenar e os custos administrativos não compensam mais.

Assinatura eletrônica é uma forma simples e segura de assinar online um documento que, antes, era feito em papel.

Acho que todos nós já pensamos como diminuir o uso do papel em nossas empresas, e a grande insegurança é se realmente a assinatura possui validade jurídica.

Gravei um vídeo curto, para o meu canal Tudo sobre Gestão de Equipes Externas, respondendo essa pergunta. Dá uma olhada:

Para quem tem dúvidas, a assinatura eletrônica é amparada pela Medida Provisória nº 2.200-2/2001, que instituiu a Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil para garantir a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documento assinado em forma eletrônica.

A Medida Provisória nº 2.200-2/2001, Art. 10 § 2o dispõe o seguinte:

“O disposto nesta Medida Provisória não obsta a utilização de outro meio de comprovação da autoria e integridade de documentos em forma eletrônica, inclusive os que utilizem certificados não emitidos pela ICP-Brasil, desde que admitido pelas partes como válido ou aceito pela pessoa a quem for oposto o documento.”

Esta norma deixa claro que o Certificado ICP-Brasil é um meio para comprovação de autoria e integridade, mas não é o único. Outro meio, desde que admitido pelas partes como válido, também encontra amparo na norma.

Está claro na legislação que a assinatura eletrônica é um documento que tem valor sim!

Existem várias soluções de tecnologia que podem ser usadas como coletores de assinaturas digitais.

É necessário destacar que nós defendemos que o smartphone e o tablet assumam esse papel dentro da nossa sociedade.

Voltando para a questão legal, se o seu cliente ou funcionário assinar eletronicamente em uma visita, ninguém negará que tenha feito.

Se ambos reconhecem o mecanismo digital, automaticamente passa a ter valor legal.

Sobre a questão tecnológica, para você entender melhor como tudo funciona na prática, peguei um exemplo do nosso aplicativo Contele Gestor de Equipes, onde com o próprio dedo o cliente assina na tela do smartphone:

Feito desta maneira, a assinatura passa a compor um documento que é a ordem de serviço realizado na rua.


Assinatura Eletrônica reduz impacto ambiental

Além da economia de recursos ambientais, como árvores que deixarão de ser cortadas ou espaço de armazenagem que não será mais necessário, o gestor deve ficar atento às possibilidades de redução de despesas e de ganhos de operacionalidade no trabalho

Ordem de Serviço Digital: Gestão verde de equipes externas

Como a tecnologia ajuda a reduzir a burocracia na sua equipe externa

Se você já convenceu e quer entrar de cabeça nessa agenda positiva? Passe por uma experiência gratuita de digitalização de ordem de serviço, faça um teste:

Turbine a gestão da sua equipe externa com lives semanais gratuitas

Se você cuida da equipe externa da sua empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Equipes Externas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Equipes Externas no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de equipes externas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco no assunto de Equipes Externas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

Autoridade no Brasil sobre produtividade de equipes externas, o Engenheiro que aumentou a produtividade em mais de 1000 empresas que aplicaram o método Contele Gestor de Equipes.