Eventualmente recebemos algumas sugestões para que o check-in e check-out do Contele Gestor de Equipes seja automático.

O nosso check-in e check-out é manual, e iremos explicar o porquê. Mas antes, irei explicar como funciona um check-in e check-out automático, e um manual.

Dessa forma, iremos colocar todas as vantagens e desvantagens de cada modo de operar.

Check-in e Check-out automático

Utiliza um recurso disponibilizado pelo Google Maps chamado Geofence.

A definição de Geofence é:

Geofence representa uma área geográfica demarcada virtualmente através de coordenadas de GPS, utilizadas em dispositivos móveis, geralmente para monitorar perímetros e notificar usuários que entram ou saem da área da Geofence demarcada.

O check-in e check-out automático nada mais é do que identificar que o usuário chegou perto de uma cerca demarcada.

Exemplo: a localização do seu cliente, e ao identificar essa aproximação o sistema considera check-in realizado.

Mas afinal, por que fazer de forma automática não é uma boa opção?

Aparentemente a solução parece perfeita, mas tem alguns entraves no dia a dia. Segue nossas objeções em relação ao check-in automático:

Se o usuário se aproximar do local, mas não entrar no cliente, o check-in será realizado, e não necessariamente se dará início a visita, desconfigurando os indicadores de produtividade, que consideramos fundamentais na gestão da equipe.

O GPS do smartphone não tem precisão em vários modelos de aparelho, e com isso o check-in e check-out irá falhar, e isso acaba virando um problema para quem está na rua.

O check-in não é reconhecido ou o check-out fecha a atividade sem o usuário ter concluído, ou não identifica o deslocamento, e com isso não faz check-out.

Analise este exemplo de um sistema do mercado, que utiliza o check-in e check-out automático. Veja o depoimento de alguns usuários:

check-in e check-out

O que era para facilitar a vida do usuário, na prática, acaba sendo um tormento.

Check-in e Check-out manual

O check-in e check-out manual trabalha com a interatividade do usuário, ou seja, o usuário diz ao aplicativo quando ele chegou na visita e quando ele saiu.

Apertando o botão de check-in e check-out, o sistema compara as coordenadas do smartphone com as coordenadas do local e se estiver tudo certo, confirma-se o check-in e o check-out.

A partir da indicação do usuário, as métricas de produtividade são mais confiáveis.

Sobretudo, serão aproveitadas dentro do sistema para traduzir vários indicadores. Exemplo: visitas atrasadas e duração da visita.

A grande objeção desse modelo é depender do usuário não esquecer de realizar a operação, porém, existem mecanismos de lembrete que vão evitar que isso aconteça, como o lembrete do check-in e check-out.

E também, se o usuário esquecer de realizar o check-in e check-out, ele pode não receber reembolso de visitas e perder pontos na sua performance.

Esse modelo, tecnicamente falando, é muito mais confiável. Os resultados para o gestor são sólidos e indicam disciplina, pontualidade, organização e foco do seu time.

Gostou? Experimente grátis um Sistema completo de Controle de Visitas.

Turbine a gestão da sua equipe externa com lives semanais gratuitas

Se você cuida da equipe externa da sua empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Equipes Externas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Equipes Externas no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de equipes externas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco no assunto de Equipes Externas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

Autoridade no Brasil sobre produtividade de equipes externas, o Engenheiro que aumentou a produtividade em mais de 1000 empresas que aplicaram o método Contele GE