Disciplinar equipes externas brasileiras é problema! Os piores relatos que ouvi de gestores de equipe remota estão relacionados à indisciplina, à falta de foco do trabalhador externo –  entre técnicos, representantes ou vendedores, por exemplo. Essa realidade dá-se porque o brasileiro em geral não é culturalmente disciplinado. Entre erros e acertos, o costume do improviso está enraizado na História do Brasil.

Em contrapartida, está claro que temos incrível capacidade de adaptação. Fatos passados, de significados sociais muito maiores e anteriores às teorias de administração organizacional, comprovam que podemos vencer qualquer obstáculo. Você pode vencer qualquer problema na sua empresa, se construir uma equipe de trabalho disciplinada.

As artes marciais são um exemplo no Brasil. Quem pratica a luta ou conhece alguém que sabe lutar, entende o poder e os benefícios que a disciplina oriental traz à vida de uma pessoa. Quando eu conheci a arte marcial, tive insights sobre a base comportamental dos orientais. Eu procurei saber os porquês da problematização que existe ao tentarmos obter os benefícios da disciplina no ambiente corporativo. Agora, eu vou te dizer como você deve cultivar a disciplina em sua equipe externa para obter a alta produtividade.

Discipline sua equipe externa como se sua cultura fosse oriental, milenar e incluísse artes marciais
Discipline sua equipe externa como se sua cultura fosse oriental, milenar e incluísse artes marciais

Psicologia reversa: na gestão a distância, é mais fácil abordar o tema da indisciplina

Falta de foco com indisciplina é sinal de que seu funcionário pode estar te passando para trás!

O funcionário indisciplinado que trabalha na rua, usa o tempo, que deveria estar disponível só para a sua empresa, para resolver pendências pessoais, como favores para a família. Cadê a alta produtividade de equipes externas quando isso acontece? No pior cenário, este funcionário externo faz “bicos” paralelos durante o mesmo horário de trabalho que foi contratado seu serviço. E, como se o pesadelo da improdutividade não bastasse, talvez, alguns funcionários podem prestar serviços para o seus concorrentes. Não deixe que esse pino ruim – com nome de espião e nada de James Bond – atrapalhe o seu jogo.

Muitas vezes, um funcionário improdutivo pode ser um trabalhador desleal. Mantenha ele longe de sua equipe externa
Muitas vezes, um funcionário improdutivo pode ser um trabalhador desleal. Mantenha ele longe de sua equipe externa

Um ponto a ser levado em conta, principalmente em equipe externa, é a constante mentira que o gestor de equipe ouve. É comum ver funcionário externo afirmar com veemência que esteve na visita ao cliente, quando, na realidade, fez apenas um telefonema, tirando o pedido a distância. Ou seja, a sua concorrência pode estar visitando e bajulando seu cliente com muita disciplina e profissionalismo, enquanto o seu vendedor tira o pedido, achando que fez  o papel correto.

A pontualidade na visita ao cliente é fator de disciplina e deve ser administrada pelo gestor de equipe. É muito antiprofissional quando o funcionário chega atrasado em um compromisso agendado, principalmente em equipes de técnicos. Na outra via, o seu cliente pode ter um compromisso urgente: chegar atrasado vai desgastar o relacionamento entre empresa e cliente.

A conscientização sobre a disciplina de uma equipe é um trabalho tão árduo, que muitos gestores acabam deixando de lado a necessidade, e passam a ser coniventes com coisas erradas. Quem paga a conta final sempre acaba sendo a sua empresa, a sua marca e a sua saúde.

Como é sempre difícil ter o controle de uma equipe externa – sendo um trabalho contínuo e de medição de resultados – a melhor solução para disciplinar equipes externas é a gestão de liderança com a tecnologia móvel. Somente a tecnologia móvel é capaz de dar todas as informações necessárias para o gestor saber sobre o que de fato aconteceu na visita ao cliente.

Gerenciar equipes externas com tecnologia móvel é a melhor opção. Além do acompanhamento em tempo real, você tem feedback em precisos de horário, localização, gastos e nível de produtividade
Gerenciar equipes externas com tecnologia móvel é a melhor opção. Além do acompanhamento em tempo real, você tem feedback em precisos de horário, localização, gastos e nível de produtividade

Por exemplo, através de aplicativo de gerenciamento a distância para dispositivos móveis corporativos, hoje, é perfeitamente possível monitorar o trabalho externo sem sair da empresa ou durante um lanche no café preferido.

Também, o veículo da empresa, que está em uso na rua, é um bem corporativo rastreável pelos mesmos meios, com os mesmos fins.

Enfim, adotar medidas tecnológicas para transformar a gestão de equipes, com eficiência contemporânea, é o primeiro passo para reduzir significativamente os problemas de disciplina de seus funcionários externos.

Trazendo de volta e valorizando o respeito ao gestor, principalmente porque eles sabem que estão sendo monitorados. Quem não deve, não teme.

Turbine a gestão da sua equipe externa com lives semanais gratuitas

Se você cuida da equipe externa da sua empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Equipes Externas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Equipes Externas no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de equipes externas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco no assunto de Equipes Externas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

Autoridade no Brasil sobre produtividade de equipes externas, o Engenheiro que aumentou a produtividade em mais de 1000 empresas que aplicaram o método Contele GE