Economizador de bateria – ajuda ou atrapalha?

Olá, tudo bem?

Já falamos muito sobre como economizar bateria através das melhores práticas realizadas pelo usuário, e hoje iremos falar sobre as soluções que o mercado de Smartphones e de aplicativos, oferecem para ser economizador de bateria.

1-) Economizador de bateria nativo do Smartphone:

O economizador nativo do Smartphone, tem a vantagem de ser uma solução desenvolvida pelo próprio fabricante do equipamento, e por isso, acaba sendo muito eficaz em seu objetivo.

O Smartphone, muitas vezes, é configurado na fábrica, para quando atingir um patamar mínimo, normalmente entre 10% ou 15% de bateria, o dispositivo é acionado automaticamente, e isso preserva alguns minutos a mais de duração, para receber ou fazer uma chamada. (Em alguns aparelhos acontece com autorização prévia do usuário).

O problema é que no mundo convergente (Dados e Voz) em que vivemos hoje em dia, cada vez mais, o maior interesse do usuário é ter disponibilidade para dados, e os fabricantes de Smartphones ainda priorizam voz, eliminando os aplicativos de dados, que muitas vezes, utilizamos para nos comunicar.

Recomendo usá-los em momentos específicos de urgência, porém, não recomendo deixar configurado de forma padrão.

Você utiliza Android 6.0? Então você tem um procedimento para realizar:
A nova versão do Android, a 6.0, veio com um modo nativo de economizador de bateria, chamado de DOZE, atendendo aos insistentes pedidos por parte de sua base de usuários, a Google lançou o mecanismo que controla de forma rigorosa, o consumo de bateria por parte de aplicativos que rodam em segundo plano – o serviço está programado para entrar em ação no momento em que o aparelho não está conectado a uma tomada.

A implementação feita no recurso de gerenciamento de energia faz com que o celular ou tablet aproveite por mais tempo uma carga única. Mas o melhor aproveitamento de bateria tem um preço: A interferência em aplicativos corporativos e de notificações, incluindo é claro, o Contele GE. Certos alertas emitidos por determinados aplicativos podem deixar de aparecer, o que pode atrasar a sincronização de dados entre certos serviços.

Como bloquear a atuação do DOZE (Economizador de Bateria do Android 6.0) em relação ao Contele GE:
Abra a opção “Configurações” e clique em “Bateria”, em seguida, toque sobre os três pontos existentes verticalmente, exibidos à direita do canto superior da tela, e escolha a opção “Otimização de bateria”.

economizador-de-bateria

Aperte o botão “Não otimizados” e clique sobre “Todos os apps”, para que todos os serviços submetidos aos cuidados do DOZE, sejam mostrados. Por fim, escolha as ferramentas que não deverão ser afetadas pelo modo de energia, incluindo o Contele GE, e marque a caixa “Não otimizar”. Aplique a configuração em “Concluído” e pronto!

otimizacao

2-) Economizador de bateria por aplicativo de terceiros:

Existem muitas soluções disponíveis na Google Play para essa função, porém, existem pontos fortes e pontos fracos nessa escolha.

Os principais pontos fortes são:

  • Facilidade para o usuário definir como ele quer deixar configurados os itens que consomem mais bateria (GPS, brilho de tela, wifi), escolhendo os aplicativos não utilizados com frequência;
  • Gestor de falhas no sistema operacional;
  • Finalizador de tarefas;

Os principais pontos fracos são:

  • Excesso de controle do aplicativo sobre os demais aplicativos;
  • interferência indesejada (interrupção) em muitas aplicações;
  • Interferência em outras funções do Smartphone (armazenamento);

O economizador tem como objetivo principal, gerar uma economia de bateria, e por isso, acaba interferindo nos aplicativos instalados.

Se você usa aplicativos, é porque eles oferecem algum benefício para sua vida, e bloqueá-los nem sempre é a melhor solução.

Se você usa um ou mais aplicativos para uso corporativo, não recomendo o uso desse tipo de ferramenta, pois o número de interferências nas aplicações é muito grande!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *