Vamos falar de gestão de pessoas e o Contele GE?

Olá pessoal, tudo bem? Hoje falaremos sobre a gestão de pessoas e o Contele GE.

Quem trabalha com o nosso sistema sabe que na implantação, nós criamos grupos no WhatsApp, para que as equipes possam ser assistidas pelo nosso atendimento nos primeiros 30 dias.

Junto a esse processo, nós colocamos a consultoria que faz nosso RH da Contele, para participar dos grupos como ouvinte, e observar o comportamento das equipes dos nossos clientes, nos auxiliando na estratégia de melhor adesão da nossa equipe de atendimento e dos nossos clientes.

Durante esse processo, a nossa consultora analisou perfis e comportamentos que deram certo, e os que não deram certo, e estou tendo a oportunidade e o privilégio de compartilhar com vocês, através de uma entrevista que tive a honra de fazer, o resultado desse acompanhamento.

Olá Carolinne, tudo bem contigo?

“Olá Leonardo, tudo bem sim, obrigada pelo convite, a honra é minha em poder colaborar com a Contele e com todos os seus clientes.”

Nós observamos na implantação, uma resistência enorme por parte de algumas equipes em implantar o produto, tentando minar a solução a qualquer custo, e por motivo fútil (deixando até de atualizar o apk e etc). O que o gestor da equipe deve fazer nessa situação?

“Primeiramente a equipe tem que conhecer o produto, enxergar todos os benefícios que ele traz para eles, como por exemplo: A possibilidade de se destacar perante os demais usuários da equipe, poder mostrar sua produtividade de forma clara, poder ter os valores de reembolso, quando for o caso, de forma justa e rápida, conseguir chegar em seus clientes de forma muito mais rápida e fácil, conseguir registrar e fotografar tudo o que tratou com seu cliente na mesma hora, sem ter que ficar fazendo relatórios depois, e muito mais…

Se a equipe enxergar que o Contele GE os ajuda muito, e não tem como objetivo vigiá-los, e que com isso, a empresa irá crescer ainda mais e o emprego deles estará mais garantido, o gestor não terá nenhum problema na implantação, assim como já acontece com vários clientes da base atual da Contele.”

As equipes mais antigas apresentam maior resistência ao produto. Por que?

“Assim como em qualquer assunto, as equipes mais antigas estão habituadas a uma rotina, e sair dessa rotina pode ser desconfortável.

Mudanças sempre trazem essas reações, mas depois de implantadas, todos reconhecem as melhorias que surgiram.E hoje, no mercado de trabalho, não temos essa opção de não querer mudar! Temos que ser flexíveis a todo o tempo.”

Por que tem equipe que resiste tanto e outras não?

“Isso se deve a vários motivos…

Pode ser o caso que citei a pouco, de uma equipe ser nova e estar pronta para mudanças, e a outra ser mais antiga e estar muito presa à rotina e na zona de conforto, ou também pode ser, em alguns poucos casos, onde temos equipes improdutivas, que não trazem os melhores resultados para a empresa, e que não querem que isso fique visível, através de um aplicativo de gestão. Nesse caso, o gestor deverá avaliar os resultados atuais e verificar se ele vê essa possibilidade da equipe render mais!

Porque na verdade, isso aparecerá cedo ou tarde.Nenhuma empresa consegue manter por muito tempo, uma equipe improdutiva, o que acontece, é que com o Contele GE, isso aparece de forma muito rápida, e a equipe evolui muito no quesito produtividade.”

Em casos onde o gestor é mais pulso firme, o produto tem maior aderência, onde o gestor é mais democrático, ou algumas vezes não tem o pulso firme, o projeto não caminha bem. Na sua opinião, é preciso ser linha dura para implantar o Contele GE?

“O gestor tem que pensar no bem de todos, da empresa e dos colaboradores.

Para isso ele tem que ter o domínio da equipe para fazer a conscientização de que o Contele GE só os fará evoluir! Se ele não fizer isso, se a equipe não entender que eles só ganharão com essa ferramenta, não adianta o gestor obrigar, porque a equipe não usará a ferramenta de forma eficaz, e só atrasará os resultados que poderiam ser percebidos a curtíssimo prazo.

A comunicação inicial e o esclarecimento sobre os benefícios do produto, são fundamentais para o sucesso da implantação e do uso.”

Baseado em tudo o que você acompanhou até hoje, qual a melhor forma de obter os melhores resultados com a equipe?

“Como citei anteriormente, tem que ter a conscientização da equipe sobre os benefícios do Contele GE para eles.

Eles precisam enxergar o verdadeiro objetivo do produto, caso contrário, podem realmente entender que o Contele GE tem como função “vigiar e controlar” e isso não é real e não é sustentável! Nenhuma empresa evolui apenas vigiando e controlando sua equipe, qualquer empresa precisa de RESULTADOS!”

 

CarolSobre a Carolinne Gama:

Formada em Administração de empresas, com MBA em Gestão de pessoas e com especialização em Coaching, pela Sociedade Brasileira de Coaching.

 

leonardoSobre o Eng. Leonardo Gazolli:

Iniciou sua carreira profissional como executivo na área comercial de grandes empresas e largou tudo em busca do sonho de empreender em grande escala no Brasil.

Descobriu no mercado de pequenas empresas uma grande oportunidade de levar tecnologia de ponta a preços acessíveis para empresas que jamais poderiam ter acesso.

Hoje com soluções consolidadas no mercado, tornou-se autoridade no Brasil sobre produtividade de equipes externas, o Engenheiro aumentou a produtividade em mais de 1000 empresas que aplicaram o método Contele GE

 

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