Olá, tudo bem? Hoje falaremos sobre estar na nuvem e integrado por API.

A possibilidade de ter sistemas na nuvem, criou ferramentas de tecnologia para tudo!

Você tem sistemas para vendas, produtividade, gestão financeira e diversos outros sistemas altamente sofisticados e de baixíssimo custo.

O que vem levando a milhares de micro e pequenas empresas brasileiras a uma verdadeira febre de inclusão tecnológica. Porém, com toda essa demanda, surgiu uma necessidade fundamental: A desses sistemas se comunicarem entre si!

O que acontece hoje é que eu tenho uma ferramenta que gerencia minhas finanças, que não interage com meu CRM. Sobretudo, nem com o meu sistema de produtividade de equipe externa. E assim por diante.

Os cadastros de clientes não batem, os sistemas não se atualizam por si só, e eu acabo não tendo condições de consolidar relatórios. Isso ocorre pois, cada informação está em um sistema diferente.

Se você está nessa situação, sabe muito bem o que estou falando.

A boa notícia é que existe a possibilidade de integração desses sistemas!

Qualquer sistema na nuvem pode usar uma API para disponibilizar os seus dados, para que outro sistema, também na nuvem, possa se comunicar e se atualizar mutuamente.

Mas, o que é uma API?

projeto de API Contele GE

Por definição: API provém do Inglês Application Programming Interface

Na prática, uma API é simplesmente a exposição de uma série de ferramentas, métodos de programação e protocolos, com o objetivo de facilitar a programação de uma aplicação.

A API é o livro de regras que estabelece os padrões de comunicação que poderão ser usados naquela interação.

Se eu quero programar uma aplicação que use os dados do Facebook por exemplo, eu devo usar o livro de regras conforme definido pelo Facebook, pela API do Facebook.

Ao fazer requisições para o Facebook, a API recebe meus pedidos, repassa para o banco de dado do Facebook, e me responde com os dados expostos que eu desejo.

Dessa forma, se um sistema na nuvem fizer uma API que libere (com segurança) os dados do banco de dados, é possível que dois sistemas trabalhem integrados com base de dados 100% sincronizadas.

Gostou? Deixe seu comentário que terei o maior prazer em interagir com você!

Contele Gestor de Equipes

Turbine a gestão da sua equipe externa com lives semanais gratuitas

Se você cuida da equipe externa da sua empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Equipes Externas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Equipes Externas no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de equipes externas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco no assunto de Equipes Externas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

Autoridade no Brasil sobre produtividade de equipes externas, o Engenheiro que aumentou a produtividade em mais de 1000 empresas que aplicaram o método Contele GE