Na nuvem e integrado por API

Olá, tudo bem? Hoje falaremos sobre estar na nuvem e integrado por API.
A possibilidade de ter sistemas na nuvem, criou ferramentas de tecnologia para tudo!
Você tem sistemas para vendas, produtividade, gestão financeira e diversos outros sistemas altamente sofisticados e de baixíssimo custo. O que vem levando a milhares de micro e pequenas empresas brasileiras a uma verdadeira febre de inclusão tecnológica.Porém, com toda essa demanda, surgiu uma necessidade fundamental: A desses sistemas se comunicarem entre si!
O que acontece hoje é que eu tenho uma ferramenta que gerencia minhas finanças, que não interage com meu CRM, nem com o meu sistema de produtividade de equipe externa….e assim por diante.
Os cadastros de clientes não batem, os sistemas não se atualizam por si só, e eu acabo não tendo condições de consolidar relatórios, pois cada informação está em um sistema diferente.
Se você está nessa situação, sabe muito bem o que estou falando.
A boa notícia é que existe a possibilidade de integração desses sistemas!
Qualquer sistema na nuvem pode usar uma API para disponibilizar os seus dados, para que outro sistema, também na nuvem, possa se comunicar e se atualizar mutuamente.
Mas, o que é uma API?

projeto de API Contele GE

Por definição: API provém do Inglês Application Programming Interface
Na prática, uma API é simplesmente a exposição de uma série de ferramentas, métodos de programação e protocolos, com o objetivo de facilitar a programação de uma aplicação.
A API é o livro de regras que estabelece os padrões de comunicação que poderão ser usados naquela interação. Se eu quero programar uma aplicação que use os dados do Facebook por exemplo, eu devo usar o livro de regras conforme definido pelo Facebook, pela API do Facebook.
Ao fazer requisições para o Facebook, a API recebe meus pedidos, repassa para o banco de dado do Facebook, e me responde com os dados expostos que eu desejo.
Dessa forma, se um sistema na nuvem fizer uma API que libere (com segurança) os dados do banco de dados, é possível que dois sistemas trabalhem integrados com base de dados 100% sincronizadas.
Gostou? Deixe seu comentário que terei o maior prazer em interagir com você!

4 Comentários


  1. Caro Leonardo,

    Parabéns pelo seu post, que explicou, em uma linguagem bastante acessível para os que não são da nossa área, o importante conceito das API’s.

    No entanto, imagino que o móvel por trás desse post seja passar, de forma sutil, a mensagem de que você já possui uma API e que essa pode ser utilizada pelas empresas em uma eventual integração do o CONTELE GE aos sistemas atuais dessas empresas.

    Se o raciocínio acima estiver correto, gostaria de receber maiores informações sobre essa API.

    Atenciosamente,

    João Alberto

    Responder
    1. Leonardo Gazolli

      João, você está correto! Nós nos preocupamos com a formação dos nossos clientes porquê integração é um assunto técnico. Falaremos mais sobre API no próximo post e estamos prontos para integração.

      Responder
    1. Leonardo Gazolli

      Oi Adriano chegou a hora! Entre em contato conosco e vamos fazer acontecer. ABS, Leo

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *