A sua empresa deve investir em uma equipe externa?

Hoje em dia é muito comum a discussão sobre montar uma equipe externa ou uma equipe interna de vendas, mais conhecida como “inside sales”.

O ponto chave é o custo do deslocamento, que torna o funcionário externo mais oneroso. Isso é um fato inegável!

Se o custo do deslocamento é alto para o vendedor externo, um fator é fundamental para definir o que é melhor:

O ticket médio do seu produto ou serviço.

Diga qual é o seu ticket médio que te direi qual é o melhor modelo de equipe para sua empresa.

Se seu ticket médio é alto, normalmente a sua venda é mais consultiva. Dessa forma você terá que investir muito no relacionamento para conseguir fechar negócios.

Mas o ticket médio é o único fator?

Definitivamente a resposta é NÃO!

O tipo de produto ou serviço também influencia nessa escolha.

Se o seu produto ou serviço é fácil de ter contato com o seu comprador, acredito que uma equipe externa gere mais resultados.

Por exemplo: Se o seu produto ou serviço é voltado para pequenos comerciantes, este público não é plugado na internet para fazer suas compras e, muitas vezes, você consegue abordar o dono somente indo visitá-lo pessoalmente.

Neste caso uma equipe na rua dá mais resultado.

Outro fator importante é se você trabalha com commodities. É muito difícil criar valor adicionado a este tipo produto. Nesse caso a presença do vendedor externo no cliente é algo fundamental para a fidelização da sua marca no ponto de venda. Colocar os preços na internet e um vendedor ligando de tempos e tempos é mais barato. Porém não é a melhor estratégia de fidelização.

Muitas empresas acreditam que o fator “controle” do vendedor interno é outro fator importante, entendendo que, por estar dentro da estrutura da empresa, a sua produtividade aumenta.

O Contele Gestor de Equipes permite o mesmo nível de produtividade do vendedor interno quanto do externo.

Se você estava em dúvidas sobre qual tipo de equipe é melhor, espero tê-lo ajudado nesta reflexão. Se tiver outra dúvida que não abordei, basta comentar aqui no blog que terei o maior prazer em responder.