Por que a produtividade do brasileiro é tão baixa?

Por que a produtividade do brasileiro é tão baixa?

Quando comparamos a produtividade do brasileiro com o cenário internacional, o resultado é assustador.

A diferença entre nós e os americanos é enorme! Um americano produz o equivalente ao que cinco brasileiros produzem.

Os indicadores são tão ruins, que na América Latina ganhamos apenas da Bolívia, conforme o estudo da Organização Americana The Conference Board.

Por que estamos nessa situação de calamidade?

Três indicadores explicam claramente o porquê somos considerados tão improdutivos:

  • Educação
  • Burocracia
  • Tecnologia

Educação: Quem gerencia uma empresa no Brasil e precisa de boa mão de obra, sabe o preço que todas as empresas pagam para conseguir mão de obra de qualidade. Até hoje somos vítimas como nação, das nossas escolhas. O país não oferece educação de qualidade e de base para a grande parcela da população. Só as camadas mais ricas da sociedade conseguem educação de base de qualidade (a peso de ouro).

Burocracia: O país está mergulhado em leis inúteis e que aplicam o conceito “Você está errado até que me provem o contrário”.

As leis são excessivas e dão poderes amplos ao Estado, que nada produz e ainda faz questão de impor tantas regras que tornam o “empreender” algo desgastante e oneroso.

Na minha humilde opinião, as leis deveriam ter o seguinte conceito: “Você está certo, até que me provem o contrário”. Assim teríamos mais empreendedorismo e menos burocracia, e o empresário que quisesse burlar as leis, esse sim seria fiscalizado por meio de denúncia.

Tecnologia: Esse assunto eu posso falar com mais propriedade, pois diariamente, vejo absurdos de improdutividade no Brasil.

Aumentar a produtividade por meio de software, hardware e aplicativos, é algo que parece muito óbvio para nós, mas nem todas as empresas estão atentas a isso.

Vou falar de exemplos que vivemos aqui na Contele.

Oferecemos tecnologia para aumentar a produtividade de quem está prestando serviço e/ou vendendo, com uma equipe externa.

Nós conseguimos, comprovadamente, aumentar de 30 a 40% a produtividade de um trabalhador, porém, eventualmente escutamos:

Seu sistema está caro!! (rsrsrsrsrsrsrs)

Quando escutamos isso entendemos que o empreendedor não está maduro sobre a questão da importância da produtividade.

Caro para nós é um funcionário trabalhando na rua e sendo IMPRODUTIVO.

Quanto custa um funcionário para sua empresa?

Quanto custa um funcionário IMPRODUTIVO para sua empresa?

Se você já fez essa conta, te convido a mudar esse quadro com o uso da nossa tecnologia.

Seguimos com a nossa luta por um país mais produtivo!