Assim como a política de variável, os benefícios para vendedor externo precisam ser bem pensados.

Quando estou falando de benefícios, não estou falando de políticas obrigatórias, como vale transporte, e ‘’quase’’ obrigatórias, como o vale refeição e plano de saúde.

A ideia no post de hoje será sobre benefícios que estimulam a produtividade, como o reembolso por km rodado.

Sim! Acredite: O reembolso por km rodado pode aumentar a produtividade do seu vendedor externo.

Fiz um vídeo para o canal Tudo sobre Gestão de Equipes Externas, mostrando como você pode usar esse benefícios para alavancar as visitas da sua equipes.:

Ajuda de custo fixa ou reembolso por km rodado?

O modelo de reembolso por km rodado é utilizado para restituir as despesas geradas pelo seu funcionário, que usa o carro particular para o trabalho.

Existem empresas que preferem combinar um custo fixo mensal, independente do km rodado. 

A questão é que, se o vendedor externo utiliza o veículo próprio à trabalho, esse critério de restituição das despesas precisa ser bem pensado. 

Primeiramente, é importante esclarecer que, a ajuda de custo fixa ou reembolso por km rodado, independente do modelo, tem que ressarcir realmente o custo que seu funcionário tem com o deslocamento, usando o seu próprio veículo. 

Para se trabalhar com um custo único fixo, é necessário pré-estabelecer uma estimativa de km rodado por mês. 

A partir daí se chegar a um valor de ajuda de custo fixa.

Acontece que sendo ajuda de custo fixa, ou mesmo um cartão combustível, você está pagando um “padrão” de rodagem do vendedor.

Mês bom ou mês ruim, o seu vendedor externo rodará, no máximo, aquilo que foi estimado anteriormente. Esse é o estímulo dele.

Além disso, existem as possibilidades de injustiças neste cálculo. 

Pagando um valor fixo, independente do que rodou, será difícil encontrar uma relação justa para ambos.

A única vantagem desse modelo está no gerenciamento. Uma vez determinado o valor, todo final do mês efetua-se o pagamento, sem necessidade de uma apuração.

Como o reembolso por km rodado pode aumentar a produtividade do vendedor?

Vendas é 1% inspiração e 99% transpiração.

Visitas podem ser consideradas um dos fatores de produtividade de um vendedor externo.

Assim como, por exemplo, a quantidade de ligações de um vendedor interno é considerada um fator de produtividade.

Uma vez que o km rodado significa a realização de visitas, então é fato que esse modelo aumentará a produtividade de quem trabalha na rua.

É como um estímulo natural para a realização de mais visitas.

O mais interessante é que se você paga por visitas, é perfeitamente possível cobrar pela qualidade dessa visita.

Você pode, por exemplo, exigir um pitch de vendas feito corretamente, seguindo um padrão estabelecido.

Outra vantagem desse modelo é que sua empresa não desperdiça recursos. 

Uma vez que seu funcionário recebe por visitas, ele receberá realmente pelo que se deslocou. Ou seja, esse modelo tende a ser mais justo para ambas as partes. 

Guia para Gestão de Vendas Externas do ZERO

Em um estudo realizado pela University of Florida (UF), foi mostrado que 20% dos vendedores fazem 80% das vendas.

Como eles conseguem isso?

A verdade é que os melhores do mercado possuem técnicas e fórmulas que são escaláveis, e trazem grandes retornos.

Neste Guia para Gestão de Vendas Externas do ZERO, irei mostrar as 10 etapas estratégicas para aumentar os resultados dos seus vendedores externos.

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Autor

Autoridade no Brasil sobre produtividade de equipes externas, o Engenheiro que aumentou a produtividade em mais de 1000 empresas que aplicaram o método Contele GE