Um checklist deve ser um item obrigatório nas visitas da sua equipe externa, seja de vendas, técnica ou promoção. Esse método de checklist na visita é essencial para a coleta e gerenciamento de informações dos clientes, de forma organizada e segmentada. Neste post, vou explicar Como fazer um Checklist de Visita GRATUITO e EFICAZ, e as suas aplicações.

Como fazer um checklist de visitas

Para um checklist ser eficaz, ele tem que se basear nos pontos abaixo:

  • Ser planejado com todos os detalhes;
  • Gerar resultados práticos;
  • Gerar ações de correções;
  • Eliminar ineficiências.

Aplicações mais comuns de checklist de visita

Após anos de experiência com os clientes do Contele Gestor de Equipes, vou citar 5 exemplos mais comuns de aplicação do checklist que vimos.

1. Roteiro de uma visita técnica ou comercial

O Roteiro de Visitas é um passo a passo, padronizado, que todo profissional deve fazer durante uma visita a um cliente.

Esse tipo de aplicação serve para que o colaborador tenha um script nas mãos, e preencha todas as informações que você padronizou no checklist.

2. Fiscalização ou auditoria

Se a sua empresa tem uma franquia ou filial, o checklist serve para auditar e verificar se os padrões estão sendo seguidos.

Inclusive, isso permite uma premiação para as franquias que estão dentro de um padrão, e até uma punição para as que não estão.

3. Evitar retrabalho

O checklist que evita o retrabalho é aquele que tem um script bem definido e que é completo.

Posso dar como exemplo um prestador de serviço que faz instalações de portas de acessos eletrônicas, onde existem muitos detalhes que envolvem vários tipos de serviços.

Esse tipo de checklist garante a execução correta do serviço como o do exemplo acima, evitando esquecimentos e retrabalho.

4. Pesquisa de concorrência

Para os mercados mais competitivos, como o de provedores de internet, o checklist de visita gratuito e eficaz serve para medir o público do bairro onde você vende.

O importante é analisar os dados, então não se esqueça que o segredo é fazer as perguntas certas para sua gestão ser eficaz. Aqui no blog, já fiz um post sobre data driven na gestão de equipes externas, com a participação de um gestor.

5. Checar material antes de ir pra rua

Essa aplicação do checklist serve para que a sua equipe não esqueça de um equipamento necessário para a execução do trabalho.

Fazer um checklist de saída, antes mesmo do colaborador fazer uma visita, garantirá que nada ficou para trás.

Ferramenta Gratuita para o Checklist: Google Forms

O Google Forms é uma ferramenta de formulários online e gratuita de pesquisa, e possibilita a coleta de informações para ser usada como um checklist.

Para usar o aplicativo, crie uma conta no Google, baixe o aplicativo do Google Forms e, de acordo com seu negócio, crie as perguntas essenciais para que seu checklist seja eficaz!

Faça o checklist com perguntas que respondam os itens abaixo:

  • Nome do Cliente;
  • Endereço do Local;
  • Nome do funcionário;
  • Quantos pontos atende por Semana;
  • Contato do Atendente;
  • A visita foi realizada dentro do horário marcado?;
  • O atendimento foi feito em (Quanto tempo);
  • O problema do chamado foi solucionado em uma única visita?;
  • Descrição da Visita;
  • Comentários da Visita;
Checklist de visita gratuito e eficaz
Exemplo de Checklist no Google Forms

Após montar seu checklist, clique em “Enviar” e selecione “Enviar via e-mail” ou copie o link e encaminhe.

O seu funcionário ou técnico externo irá receber o formulário pronto para ele responder. 

Para que você tenha certeza que ele não deixará de responder nenhum item, torne todas as perguntas obrigatórias marcando o campo “Preenchimento Obrigatório”.  

Faça um Upgrade nos seus Checklists com o Contele Gestor de Equipes

Para o primeiro passo, um checklist de visita gratuito e eficaz é o ideal para você gerenciar os dados coletados pela sua equipe de maneira eficaz.

Agora, se você precisa de informações completas e tempo para gerenciar sua equipe, implantar um sistema de gestão de equipes externas, é próximo passo.

Com o Contele Gestor de Equipes, você tem formulários e relatórios completos na palma da sua mão, de toda sua equipe externa de forma prática e rápida.

Formulário no Contele Equipes

Turbine a gestão da sua equipe externa com lives semanais gratuitas

Se você cuida da equipe externa da sua empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Equipes Externas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Equipes Externas no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de equipes externas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco no assunto de Equipes Externas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

Autoridade no Brasil sobre produtividade de equipes externas, o Engenheiro que aumentou a produtividade em mais de 1000 empresas que aplicaram o método Contele Gestor de Equipes