O processo para seleção de vendedores externos é um exercício de paciência.

Encontrar os melhores vendedores é um trabalho de busca e lapidação.

Todo esse processo de seleção dos funcionários externos precisa ser bem pensado, e jamais pode ser deixado de lado.

Antes de mais nada: muita calma! 

Não adianta escolher qualquer pessoa com pressa. Pois, um funcionário escolhido com pressa, será descartado na mesma velocidade.

O melhor é seguir processos que, comprovadamente, já dão certo em algumas empresas.

Para o meu canal no YouTube, fiz um vídeo que passo algumas dicas valiosas de como contratar bons vendedores externos:

É claro que, anteriormente, a sua empresa seguirá o processo comum de contratação, como análise curricular, empregos anteriores, formação, entre outros aspectos.

Mas, nesse caso da área de vendas externas, vou passar 3 dicas que farão a sua empresa encontrar o vendedor ideal:

1. Tenha um auxílio de RH

É fundamental que todo o processo seja feito com muita atenção. 

Se você é gestor da equipe externa, pode ser muito desgastante para você ficar buscando currículo por currículo.

O ideal é que a sua empresa tenha um funcionário de RH ou uma consultoria externa auxiliando no processo seletivo.

Esse é o ideal, mas caso você não possa ter o auxílio de profissional RH, faça todo o processo você mesmo.

Seguindo as próximas dicas, tenho certeza que o processo será menos desgastante com maiores resultados.

2. Veja se ele aceita utilizar a tecnologia para vendas externas

A tecnologia ajuda no planejamento, roteirização e controle de visitas.

Entender que o uso de um sistema para controle das visitas faz parte do processo de vendas da empresa, é um ponto forte.

Nos casos de vendas externas, o processo seletivo tem uma dificuldade adicional que é o fato da liberdade que o profissional tem na rua.

O bom vendedor jamais questionaria o uso da tecnologia, pois ele entende que hoje existem sistemas que potencializam a sua produtividade externa.

Uma dica que posso te passar, é informar na entrevista de emprego que a empresa utiliza um sistema de monitoramento de visitas.

É importante explicar como o sistema funciona, que o gestor terá controle das rotas, do tempo de visita, etc.

Se a reação do candidato for negativa, você já pode descartar!

Vendas é um processo de aprimoramento contínuo, e o uso da tecnologia faz parte desse processo. 

Funcionários externos que entendem a importância desse aprimoramento, só somarão forças para o seu time.

3. Teste o Pitch de Vendas

O pitch de vendas é o momento no qual o vendedor apresenta a solução ou produto para uma lead.

Testar o pitch é uma excelente dica para encontrar o vendedor nota 10!

Durante o processo de seleção, envie o Pitch para o candidato e peça para ele estudar o conteúdo. 

Após um tempo, solicite que o candidato venda o seu produto conforme o processo do pitch de vendas.

Dependendo da apresentação do candidato, você verá quais deram atenção ao assunto, e quais sairão do processo.

O bom dessa dica é que você poderá testar na prática, como o vendedor será na rua.

Eu fiz um vídeo que mostro o que é o Pitch de Vendas, e a melhor forma de você implementar na sua empresa:

Guia para Gestão de Vendas Externas do ZERO

Em um estudo realizado pela University of Florida (UF), foi mostrado que 20% dos vendedores fazem 80% das vendas.

Como eles conseguem isso?

A verdade é que os melhores do mercado possuem técnicas e fórmulas que são escaláveis, e trazem grandes retornos.

Neste Guia para Gestão de Vendas Externas do ZERO, irei mostrar as 10 etapas estratégicas para aumentar os resultados dos seus vendedores externos.

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Autoridade no Brasil sobre produtividade de equipes externas, o Engenheiro que aumentou a produtividade em mais de 1000 empresas que aplicaram o método Contele GE