O processo de seleção, e refletir sobre como contratar vendedor externo, é um exercício de paciência.
Encontrar os melhores vendedores é um trabalho de busca e lapidação.
Todo esse processo de seleção dos funcionários externos precisa ser bem pensado, e jamais pode ser deixado de lado.
Antes de mais nada: muita calma!
Não adianta escolher qualquer pessoa com pressa. Pois, um funcionário escolhido com pressa, será descartado na mesma velocidade.
O melhor é seguir processos que, comprovadamente, já dão certo em algumas empresas.
Para o meu canal no YouTube, fiz um vídeo que passo algumas dicas valiosas de como contratar bons vendedores externos:
É claro que, anteriormente, a sua empresa seguirá o processo comum de contratação, como análise curricular, empregos anteriores, formação, entre outros aspectos.
Mas, nesse caso da área de vendas externas, vou passar 3 dicas que farão a sua empresa encontrar o vendedor ideal:
Conteúdo
1. Tenha um auxílio de RH
É fundamental que todo o processo seja feito com muita atenção.
Se você é gestor da equipe externa, pode ser muito desgastante para você ficar buscando currículo por currículo.
O ideal é que a sua empresa tenha um funcionário de RH ou uma consultoria externa auxiliando no processo seletivo.
Esse é o ideal, mas caso você não possa ter o auxílio de profissional RH, faça todo o processo você mesmo.
Seguindo as próximas dicas, tenho certeza que o processo será menos desgastante com maiores resultados.
2. Veja se ele aceita utilizar a tecnologia para vendas externas
A tecnologia ajuda no planejamento, roteirização e controle de visitas.
Entender que o uso de um sistema para controle das visitas faz parte do processo de vendas da empresa, é um ponto forte.
Nos casos de vendas externas, o processo seletivo tem uma dificuldade adicional que é o fato da liberdade que o profissional tem na rua.
O bom vendedor jamais questionaria o uso da tecnologia, pois ele entende que hoje existem sistemas que potencializam a sua produtividade externa.
Uma dica que posso te passar, é informar na entrevista de emprego que a empresa utiliza um sistema de monitoramento de visitas.
É importante explicar como o sistema funciona, que o gestor terá controle das rotas, do tempo de visita, etc.
Se a reação do candidato for negativa, você já pode descartar!
Vendas é um processo de aprimoramento contínuo, e o uso da tecnologia faz parte desse processo.
Funcionários externos que entendem a importância desse aprimoramento, só somarão forças para o seu time.
3. Teste o Pitch de Vendas
O pitch de vendas é o momento no qual o vendedor apresenta a solução ou produto para uma lead.
Testar o pitch é uma excelente dica para encontrar o vendedor nota 10!
Durante o processo de seleção, envie o Pitch para o candidato e peça para ele estudar o conteúdo.
Após um tempo, solicite que o candidato venda o seu produto conforme o processo do pitch de vendas.
Dependendo da apresentação do candidato, você verá quais deram atenção ao assunto, e quais sairão do processo.
O bom dessa dica é que você poderá testar na prática, como o vendedor será na rua.
Eu fiz um vídeo que mostro o que é o Pitch de Vendas, e a melhor forma de você implementar na sua empresa:
Guia para Gestão de Vendas Externas do ZERO
Em um estudo realizado pela University of Florida (UF), foi mostrado que 20% dos vendedores fazem 80% das vendas.
Como eles conseguem isso?
A verdade é que os melhores do mercado possuem técnicas e fórmulas que são escaláveis, e trazem grandes retornos.
Neste Guia para Gestão de Vendas Externas do ZERO, irei mostrar as 10 etapas estratégicas para aumentar os resultados dos seus vendedores externos.
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