Como sua empresa trata a gestão dos clientes inativos? 

Na maioria dos casos, as empresas investem seus esforços em buscar novos clientes e deixam de dar atenção para uma parcela que, se bem aproveitada, pode trazer muitos resultados para a equipe.

Por isso, eu vou mostrar como fazer a gestão dos clientes inativos da sua base, e aproveitar os recursos que você já tem para aumentar a produtividade da equipe.

Como identificar um cliente inativo na sua empresa?

Para entender quem são os clientes inativos da sua base, é fundamental definir primeiro quem são os ativos.

Na sua base de clientes, identifique: 

  1. A média de consumo do cliente com seu produto;
  2. Quanto tempo o cliente leva para comprar novamente.

A partir dessas informações, você pode chegar em uma média de consumo, assim, saberá definir quem são os clientes ativos e os inativos da sua base.

Por exemplo, se os seus clientes compram de você a cada 2 meses, aquele que não compra há 4 meses já pode ser considerado um cliente inativo.

Ter um cliente inativo é perda de oportunidade

Existem muitas empresas que investem esforços e recursos na conquista de novos clientes, enquanto a maior parte da sua base se mantém inativa. 

Isso é uma grande perda de oportunidade, pois a captação de novos clientes exige mais da sua equipe do que a manutenção dos que já consomem seu produto. 

Além disso, pela lógica, o cliente inativo já possui o perfil ideal de comprador, essa é a oportunidade de fazer novos negócios otimizando o processo de prospecção.

Ou seja, ter um cliente inativo é um custo de oportunidade para a empresa, pois são vendas que estão sendo perdidas.

Como reativar um cliente inativo?

Para retomar essa parcela da sua base, é fundamental alinhar alguns pontos das ações que sua equipe deve tomar, e você pode fazer isso em 3 passos: 

  1. Entender o motivo de não consumirem mais seu produto ou serviço;
  2. Categorizar os clientes inativos;
  3. Montar um plano de ação para cada grupo.  

1. Entender o motivo de não consumirem mais seu produto ou serviço

O primeiro passo é entender por qual razão aquele cliente deixou de comprar seu produto ou serviço.

Muitas vezes, o motivo está relacionado ao preço ou alguma necessidade do cliente que o seu produto não atendeu naquele momento. 

Identificar esse motivo é muito importante no processo de reconquista, pois agora o seu produto pode estar amadurecido o suficiente para atendê-lo.

2. Categorizar os clientes inativos: 

Depois de ter definido o motivo do cliente não consumir mais seu produto ou serviço, você deve categorizá-los.

Separar os clientes pela razão de serem inativos facilitará a terceira e última etapa do processo de reconquista.

3. Montar um plano de ação para cada grupo

Tendo o motivo da inatividade de cada cliente separado por grupos em comum, basta montar um plano de ação para cada um deles, por exemplo:

Para aqueles que não consomem devido o preço, você pode direcionar campanhas de prospecção que agregam valor a ferramenta.

Em alguns casos, é comum campanhas promocionais oferecendo desconto para esses clientes.

Para aqueles que deixaram de consumir por não estarem satisfeitos com seu produto ou serviço, é interessante direcionar uma campanha de prospecção informando as novidades e melhorias feitas

Se o perfil do cliente for bem mapeado, a prospecção pode ser feita enfatizando a melhoria que mais vai atender o cliente e aumentar a chance de conversão dele.

Sistemas podem ajudar as empresas a recuperar clientes inativos.

Para quem trabalha com equipes externas, existem soluções como a do Contele Gestor de Equipes que auxiliam em questões como essa.

O recurso de Locais não visitados do Contele Gestor de Equipes, permite que o gestor procure por clientes que não são visitados pela a equipe externa por um determinado tempo.

Assim, o gestor consegue utilizar a inteligência de um sistema, para recuperar clientes perdidos em sua base.

Turbine a gestão da sua equipe externa com lives semanais gratuitas

Se você cuida da equipe externa da sua empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Equipes Externas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Equipes Externas no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de equipes externas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco no assunto de Equipes Externas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

Autoridade no Brasil sobre produtividade de equipes externas, o Engenheiro que aumentou a produtividade em mais de 1000 empresas que aplicaram o método Contele GE