O processo seletivo é sem dúvida, uma etapa fundamental na construção de uma equipe externa. Um novo colaborador em seu negócio, tem influência direta nos resultados da empresa. Por isso, no post de hoje, a consultora em RH, Carolinne Gama, deu dicas essenciais sobre Como Contratar e Montar uma Equipe Externa Turbinada.

1. Como encontrar o candidato ideal para equipe externa? 

Quando se inicia um processo seletivo, o gestor ou responsável pelo processo precisa ter claro em quais canais ele vai divulgar a vaga e receber as propostas dos candidatos.

Quanto melhor for o filtro dos locais onde será divulgado a vaga, mais qualificado será o candidato e assim, mais prático será o processo de seleção.

A consultora dá o exemplo de locais ideais para divulgação da vaga, como o site de classificado de empregos, Catho, LinkedIn, Grupos de emprego no Facebook, Telegram, site da empresa e até mesmo indicações.

Independente de quais canais você utilize para compartilhar sua vaga, é muito importante você deixar claro para quem é esta vaga, dessa maneira, somente os mais capacitados para o cargo se candidatarão.

2. Cuidado com os “bom de lábia” de entrevista

Uma das maiores dúvidas que vejo em relação a contratação é como evitar o candidato que tem facilidade prática com processos seletivos e conseguem passar uma imagem diferente da que realmente é atuando na vaga.

Para evitar isso, existem métodos e ferramentas para descobrir possíveis mentiras e incoerências por parte do candidato.

Na seleção, o entrevistador deve se atentar ao comportamento do candidato, principalmente em assuntos pessoais. 

Falar sobre sua vida pessoal é uma ótima maneira de ver como candidato realmente é. 

Em um outro vídeo do canal, eu conversei mais com a Carolinne sobre Recrutamento e Seleção de Equipes Externas. Veja só:

3. Qual momento ideal para o gestor participar do processo seletivo? 

Em casos de empresas que possuem um setor de RH, o gestor deve traçar um perfil do profissional ideal que a equipe dele precisa recrutar, para assim, o RH filtrar os candidatos no decorrer do processo.

Ao final do processo, o RH deve selecionar 3 candidatos que se encaixam no perfil e marcar uma entrevista junto ao gestor.

Na entrevista, o gestor fará perguntas para analisar o comportamento de cada um para e assim, escolher o melhor candidato para a função. 

4.  A entrevista online funciona?

O que já era feito antes da pandemia, será mais ainda utilizado.

O avanço das ferramentas tecnológicas permitem hoje, uma entrevista por vídeo chamada sem nenhuma dificuldade.

Fora isso, o candidato elimina diversas situações que poderiam prejudicar ele na entrevista, como atrasos, esquecer o currículo, entre outras coisas.

5. Qual a importância do candidato ter facilidade com tecnologia

De 20 anos pra cá tivemos um avanço tecnológico enorme, e, atualmente, é impossível ter uma rotina produtiva sem o uso de tecnologia.

Por conta disso, é essencial que o candidato seja familiarizado com o básico de tecnologia para poder ser recrutado, porque, durante sua rotina, ele vai precisar ter agilidade ao usar um smartphone, abrir um aplicativo específico, conversar com um cliente, entre outras tarefas.

6.  O processo seletivo mudou com a pandemia?

O isolamento social forçou empresas a reinventarem seus processos seletivos para se adaptar a situação.

Com isso, muitos hábitos do passado deixarão de acontecer com frequência.

Hoje em dia, com plataformas de chamada de vídeos como Zoom e Google Meets, a entrevista acontece como se estivessem na mesma sala, além de ser mais prático, direto e eliminando a necessidade de currículos impressos, sem perder a qualidade da entrevista.

Por conta desses benefícios, adotar o formato de entrevistas onlines é imprescindível para a sua empresa.

Curso Online Gestão de Equipes Externas 2.0

Ainda falando sobre o uso da tecnologia, existem diversas maneiras de utilizar os recursos que ela oferece para aumentar os resultados da sua equipe externa.

O Curso Gestão de Equipes Externas 2.0 ensinará a você, gestor, um Passo a Passo para utilizar a tecnologia para potencializar os resultados da sua equipe externa.

Com um método comprovado, você aprenderá técnicas de disciplina e planejamento para seu time de colaboradores produzirem mais.

Inscreva-se no Curso Equipes Externas 2.0 e aprenda a metodologia que vai potencializar os resultados da sua equipe externa.

Turbine a gestão da sua equipe externa com lives semanais gratuitas

Se você cuida da equipe externa da sua empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Equipes Externas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Equipes Externas no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de equipes externas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco no assunto de Equipes Externas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

Autoridade no Brasil sobre produtividade de equipes externas, o Engenheiro que aumentou a produtividade em mais de 1000 empresas que aplicaram o método Contele GE