É dever do gestor convencer sua equipe externa a usar um app nas visitas, para aumentar a produtividade e ganhos de todos.

Não fazer isso pode custar o emprego deles ou até mesmo do gestor, por isso, conversei com a consultora especialista Sheila Barros, que mostrará boas ações de engajamento que mudarão esse cenário.

Por que o gestor precisa convencer sua equipe externa a usar um APP?

Por falta de explicação ou conhecimento, muitos funcionários externos veem com maus olhos os aplicativos de equipe externa.

Alguns funcionários relacionam o monitoramento do aplicativo com invasão de privacidade, desmotivando o seu uso.

Porém, não utilizar um sistema que a empresa está pagando é um desperdício de dinheiro, e produtividade.

Infelizmente, já vi gestores sendo demitidos por não conseguirem convencer sua equipe externa a usar um aplicativo, ou usarem com má-fé, ludibriando o gestor.

Como consultora, Sheila já presenciou inúmeros desses casos, e comigo, nós listamos os passos para evitar esse cenário na sua equipe.

1. Qual a motivação para usar o aplicativo?

A gestão da empresa precisa ser transparente sobre os motivos que uma ferramenta está sendo implementada na equipe.

“Uma empresa pode adquirir um sistema de gestão de equipes externas para diminuir gastos com reembolso, diminuir o uso de papel, aumentar a produtividade, entre outros exemplos.”

Sheila Barros

Se a motivação da empresa for simplesmente para controlar onde a equipe externa está, não dará certo.

Por mais que sejam contratados pela empresa, ninguém gosta de ter cada passo controlado e justificado, e com isso, nascem casos de funcionários: 

  • Reportando bugs falsos do aplicativo;
  • Manipulando localização através de aplicativos como o Fake GPS.

2. Como comunicar a equipe externa?

Com a motivação definida, cabe ao gestor comunicar a equipe externa da novidade que será implantada.

Para preparar o comunicado, o gestor precisa conhecer o sistema e os problemas atuais da empresa para mostrar o impacto positivo que será ter um aplicativo de equipes externas.

O Contele Gestor de Equipes apresenta uma série funções e benefícios, mas se a sua empresa está com dificuldades em pagar pelo reembolso por km rodado, você pode comunicar que através do aplicativo Contele Equipes, o cálculo do reembolso será feito de forma automática e justa.

“Para os funcionários que viajam muito, isso é uma ótima notícia, pois além de receber um reembolso justo, perde-se a necessidade de ficar guardando recibos e notas fiscais para apresentar ao gestor.”

Sheila Barros
Calculo automático de reembolso por km rodado do Contele Gestor de Equipes

3. Prepare a implantação

Para que a implantação do aplicativo seja um sucesso, o gestor precisa preparar o terreno.

Certifique-se de passar um treinamento para a equipe externa, seja ele oferecido pela ferramenta, se ela tiver isso, ou montado pelo próprio gestor

Com o treinamento, o funcionário externo vai mais preparado para as visitas, aumentando o nível de sucesso da equipe com a ferramenta.

Gestores e equipes externas que utilizam o Contele Gestor de Equipes contam com treinamentos, que passam por todas as funções do sistema e aplicativo. Conheça nossa Central de Ajuda aqui.

4. Engajamento

Por mais que tenha sido feito um treinamento, o funcionário externo pode acabar não se conectando com o aplicativo como o gestor espera.

E para extrair o máximo de cada um, o gestor precisa acompanhar as métricas da sua equipe externa com uma periodicidade.

“De tempos em tempos, é recomendado que o treinamento seja visto novamente por cada um, para reforçar todas as funcionalidades do aplicativo.”

Sheila Barros

No Contele Gestor de Equipes, o gestor tem uma visualização plena dos resultados da sua equipe através do Dashboard de Produtividade, que, entre os vários indicadores, apresenta:

  • Número de Visitas completas, incompletas, recusadas e atrasadas;
  • Tempo médio em visitas;
  • Visitas feitas por cada usuário;
  • E muito mais.
Dashboard de Produtividade do Contele Gestor de Equipes

Convença sua equipe externa a usar tecnologia

Em mundo cada vez mais movido a dados, não podemos deixar nossa gestão no passado e trabalhar às cegas, é preciso implantar tecnologia.

Sabemos de todos os desafios existentes em trazer novidades à empresa, por isso, o Contele Gestor de Equipes se prepara ao máximo para tornar essa mudança, mais satisfatória, por:

  • Treinamento para o gestor e equipe externa;
  • Central de ajuda online;
  • Suporte via chat para dúvidas e erros do sistema.

Não deixe para amanhã a revolução tecnológica dentro da sua equipe externa, aproveite e teste gratuitamente o Contele Gestor de Equipes agora mesmo!

Turbine a gestão da sua equipe externa com lives semanais gratuitas

Se você cuida da equipe externa da sua empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Equipes Externas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Equipes Externas no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de equipes externas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco no assunto de Equipes Externas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor