O que fazer quando o ano começa e você precisa fazer ajustes na sua gestão de equipes externas? 2022 mal começou e já podemos tirar algumas lições.

Neste post, vou mostrar quais os erros que você não pode cometer mais e dar dicas valiosas para aumentar os resultados da sua equipe externa.

1. Não fazer um processo seletivo estratégico

Os erros começam na contratação do funcionário externo.

Em uma entrevista, principalmente de vendedores, é fácil para o candidato se promover e dizer o que o recrutador quer ouvir, e com isso, ser contratado.

No entanto, na hora de colocar a teoria na prática, percebe-se que ele não se encaixa com a empresa.

Pensando nesses casos, a CLT prevê o contrato de experiência, com a finalidade de verificar se o profissional tem aptidão para exercer a função para a qual foi contratado.

Porém, mesmo com esse contrato, o tempo gasto treinando aquele funcionário fará sua equipe externa se atrasar.

Por isso, no momento da entrevista, o gestor precisa se atentar e fazer perguntas-chaves que extraiam a essência do candidato.

O recrutador precisa passar de forma clara e objetiva quais são as atividades que o candidato vai exercer, se contratado.

E nesses momentos, é interessante dar uma exagerada na descrição das atividades, dando exemplos de tarefas complexas que serão feitas, para eliminar quem não tem vontade de realizá-las.

2. Não fazer treinamento para a equipe externa

Conforme os meses passam, o funcionário externo vai criando hábitos nas visitas que faz, e inconscientemente, deixa de realizar certos processos estipulados pelo gestor.

Por isso, é essencial que o gestor realize treinamentos de reciclagem para os funcionários, como uma forma de reforçar os valores e procedimentos da empresa.

3. Ter uma equipe externa parcialmente produtiva

Já vi muito gestor de equipe externa se contentar e achar normal apenas uma parte dos funcionários trazerem 80% do resultado.

É comum que haja diferença nos resultados, mas a diferença do primeiro para o último funcionário deve ser mínima.

A melhor forma de corrigir esse cenário, é padronizando as apresentações feitas em clientes:

  • Que argumentos utilizar;
  • Como tratar objeções;
  • Como se comportar durante uma visita;

Veja também: Pitch de Vendas Externas: 20% dos vendedores fazem 80% das vendas

4. Falta de planejamento das visitas

 É um erro fazer a equipe externa sair para rua sem um planejamento prévio.

Sem uma roteirização, sua equipe externa fica exposta ao trânsito das cidades, atrasando a visita ao cliente, e gastando mais combustível, aumentando o custo do reembolso.

Por isso, padronize o planejamento, e garanta que as visitas sejam roteirizadas.  

Hoje em dia, existem inúmeros aplicativos gratuitos que cumprem esta missão, como o Google Maps e Waze.

Veja também: Como Agilizar as Visitas da sua Equipe Externa com o Contele Gestor de Equipes

5. Falta de indicadores definidos

Os KPI’s (Key Performance Indicator) são métricas para mensurar os resultados de uma equipe.

Através do KPI, o gestor consegue identificar onde a equipe externa está acertando, e onde ela precisa melhorar.

Muitos gestores consideram apenas o fator “quem vendeu mais”, porém, existe uma série de processos anteriores que influenciam nas vendas.

Em uma equipe de vendas, por exemplo, o gestor precisa analisar:

  • Quantas visitas foram feitas;
  • Taxa de conversão de leads
  • Tempo para fechar uma venda;
  • Duração de visitas ao cliente;
  • Feedback dos clientes;
  • Entre outras coisas.

Veja também: O que é KPI de Equipes Externas e como fazer um para a sua

6. Não ter uma estratégia de motivação

A pior coisa que pode acontecer em qualquer empresa é o colaborador se frustrar com o trabalho.

Por isso, o gestor de equipes externas precisa trabalhar em uma estratégia de motivação para manter a alta performance da sua equipe.

E quando falamos em motivação, não estamos apenas falando de plano de remuneração, mas também em dar uma boa estrutura de trabalho à equipe externa, e o devido reconhecimento para quem bate metas.

7. Não simplificar processos

Muitas empresas estão buscando simplificar os processos através da automação.

Automatizar processos é usar a tecnologia para realizar tarefas operacionais, que antes eram executadas manualmente por um colaborador.

Entre os benefícios de automatizar processos, estão:

  • Economia de tempo;
  • Otimização do trabalho dos colaboradores;
  • Menor quantidade de erros;
  • Custos operacionais mais baixos.

Veja também: 6 Apps para Aumentar a Produtividade da Gestão de Equipes Externas

Coloque em prática as ações

A partir do momento que você tem ciência que está cometendo erros, e que pode mudar isso, é necessário tomar uma ação.

Crie um checklist com o que foi listado e estipule datas para concluí-las, tenho certeza que aplicar essas ideias vai tornar sua gestão de equipes externas mais produtiva.

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Autoridade no Brasil sobre produtividade de equipes externas, o Engenheiro que aumentou a produtividade em mais de 1000 empresas que aplicaram o método Contele GE