Contele Gestor de Equipes como ferramenta de gestão para representantes

Contele Gestor de Equipes como ferramenta de gestão para representantes
Olá, tudo bem?

Existe sempre uma insegurança das empresas que trabalham com representantes, em usar o Contele Gestor de Equipes como ferramenta de gestão para representantes.

O grande medo é o reconhecimento de vínculo trabalhista a um profissional que foi contratado para prestar um serviço autônomo.

Devido a esse tipo de insegurança resolvi fazer um estudo a fundo para dar segurança a quem contrata um representante autônomo, e também para quem é contratado nesta modalidade.

A primeira coisa que precisamos entender é quais as mudanças que a CLT trouxe para esta modalidade.

Seguem os principais artigos da nova lei:

“Art. 442-B. A contratação do autônomo, cumpridas por este todas as formalidades legais, de forma contínua ou não, afasta a qualidade de empregado prevista no art. 3º desta Consolidação.

§ 1º É vedada a celebração de cláusula de exclusividade no contrato previsto no caput.

§ 2º Não caracteriza a qualidade de empregado prevista no art. 3º o fato de o autônomo prestar serviços a apenas um tomador de serviços.

§ 3º O autônomo poderá prestar serviços de qualquer natureza a outros tomadores de serviços que exerçam ou não a mesma atividade econômica, sob qualquer modalidade de contrato de trabalho, inclusive como autônomo.

§ 4º Fica garantida ao autônomo a possibilidade de recusa de realizar atividade demandada pelo contratante, garantida a aplicação de cláusula de penalidade prevista em contrato.

§ 5º Motoristas, representantes comerciais, corretores de imóveis, parceiros, e trabalhadores de outras categorias profissionais reguladas por leis específicas relacionadas a atividades compatíveis com o contrato autônomo, desde que cumpridos os requisitos do caput, não possuirão a qualidade de empregado prevista no art. 3º.

§ 6º Presente a subordinação jurídica, será reconhecido o vínculo empregatício.

§ 7º O disposto no caput se aplica ao autônomo, ainda que exerça atividade relacionada ao negócio da empresa contratante.” (NR)

Note-se que restam irretocáveis os conceitos de empregado e empregador anteriormente previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (artigos 2º e 3º do mesmo texto legal), abaixo transcritos:

– Pessoalidade;
– Subordinação;
– Habitualidade;
– Onerosidade.

Seguindo estas características na relação do trabalho, se presentes de forma cumulativa os requisitos retro indicados, será considerado nulo o contrato de prestação de serviços firmado e reconhecido o vínculo empregatício.

Partindo do exposto, seguindo as novas leis trabalhistas, perceba que usar a tecnologia para melhorar a produtividade do seu representante é interesse de ambas as partes.

Aumentando a produtividade todos ganham.

Então aonde “pega”?

O ponto onde “pega” não é o fato de você usar uma ferramenta de gestão para representantes, e sim COMO você a usa.

Os erros mais comuns são “subordinação”.

Isso ocorre quando há erro nessa relação, e a ferramenta é desviada da sua finalidade.

Isso serve para tudo! Mas vou dar um exemplo clássico para não ficar abstrato:

Exemplo de subordinação:

Se você usa o sistema para rastrear o representante e controlar o seu roteiro, isso chama-se subordinação.

Não o rastreie. Deixe o representante fazer o seu itinerário. Isso é ser autônomo.

A minha mensagem é que você entenda a relação de um autônomo, principalmente se for um representante comercial, e que a ferramenta tenha como objetivo principal o ganho de produtividade para todos que a utilizam.

Termo de uso para instalar o app no smartphone do representante

Como a Doctoralia utiliza a tecnologia para gestão de representantes

A Doctoralia é a maior plataforma digital do mundo de tecnologia na área da saúde.

Hoje em dia, você que está procurando um doutor, tem uma dúvida, ou alguma dor, é natural que a gente vá no Google e procure pelos nossos sintomas.

E, em primeiro posicionamento, aparece a Doctoralia, de forma orgânica.

Atualmente, no Brasil, a Doctoralia têm 32 milhões de acessos mensais. 8 milhões de usuários únicos que procuram, em média, 4 especialidades por mês.

Logo em seguida, o site apresenta uma lista gigantes de doutores, com os profissionais mais renomados que estão presentes na nossa plataforma.

Então, qual é o segredo do grande sucesso da Doctoralia na gestão de equipes de vendas?

A empresa desenvolveu uma metodologia e implantou o Contele Gestor de Equipes em sua equipe externa.

O relacionamento com o cliente e com a tecnologia, fez a empresa colocar os seus representantes no caminho certo.

Gravei uma entrevista com o gerente comercial da Doctoralia no Brasil, André Santana, para o meu canal Tudo sobre Gestão de Equipes, veja:

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