10 Formas de Fidelizar os Clientes da sua Equipe de Vendedores

10 Formas de Fidelizar os Clientes da sua Equipe de Vendedores

Fidelizar os clientes é a forma mais barata e segura de se manter no jogo das vendas.

Custa muito tempo e esforço para realizar uma nova venda, e no momento, o ideal é fazer mais com menos.

Mas como fidelizar os clientes? Para te ajudar com isso, neste post trarei o conceito de fidelização e mais 10 dicas para você começar a fidelizar sua base hoje mesmo.

Alcançar novas pessoas a conhecerem sua marca é o primeiro passo para que elas possam adquirir o seu produto ou serviço.

No entanto, os esforços de uma gestão não podem ser focados em vender apenas uma vez para o cliente, mas sim de criar um relacionamento com ele para fidelizá-lo.

De acordo com um estudo realizado pela Harvard Business Review, um novo cliente é até 25 vezes mais caro do que manter um cliente na sua base.

A fidelização se trata de conquistar o cliente através de uma experiência positiva com sua marca. 

Além de manter o cliente fiel aos seus produtos, a fidelização dos clientes possibilita que essas pessoas recomendem o seu serviço para outras pessoas.

Aumentando assim, o alcance de vendas organicamente. 

Agora, vou passar 10 formas de fidelizar os clientes para você que lidera uma equipe de vendedores:

1. Produto/Serviço bem posicionado

Esse é o primeiro passo antes de começar o negócio, e envolve trabalhos relacionados a marketing e empreendedorismo.

Não adianta você ingressar em um mercado se o seu produto não está maduro o suficiente ainda.

Reveja se o produto/serviço que você vende é um gerador de lucro, se ele está bom.

E caso o produto esteja bom, é necessário que o cliente perceba esse valor.  

2. Atendimento Personalizado (humanizado)

Por conta da alta demanda das empresas, está virando um padrão de mercado empresas que lidam com chamados se utilizarem de chatbots para agilizar o atendimento ao cliente.

Chatbot é um recurso que simula um atendente humano, e seu objetivo é de responder clientes que:

  • Queiram adquirir o seu serviço e produto;
  • Tenham dúvidas sobre o serviço/produto;
  • Entre outras coisas.

Caso sua equipe tenha uma central de atendimento online, o uso de chatbots podem facilitar o seu trabalho, mas é necessário que ele seja mesclado com o atendimento humano.

Nem todas as perguntas um bot irá responder, e quando isso vier a acontecer, deverá ter um consultor a pronto modo para atendê-lo.

O atendimento personalizado deve ser levado também para as visitas dos vendedores.

O vendedor precisa fazer uma visita de acordo com a personalidade de cada cliente:

  • Se você tem mais abertura com o cliente, faça amizade;
  • Se o cliente é mais tímido, respeite o espaço dele;

Sinta os sinais que o cliente te passa, dessa forma, você conseguirá fazer um atendimento personalizado onde se aproximará mais dele.

3. Concentre esforços no cliente certo (clientes transacionais e relacionais)

Você pode, e deve, direcionar os esforços para os melhores clientes e defini-los por características:

  • Onde estão;
  • Quais as necessidades;
  • O que compram hoje;
  • Poder de aquisição.

Encontrando esses pontos, você consegue identificar o cliente mais suscetível de construir um relacionamento, e criar mais visitas em torno deles.

No Contele Gestor de Equipes, por exemplo, você pode definir categorias de clientes para identificar mais facilmente os tipos de clientes para sua equipe de vendedores.

Leia também: Aplicativo para aumentar a Produtividade em Visitas Externas

4. Escute seu cliente

Você precisa valorizar o feedback do seu cliente, entender suas dúvidas e necessidades para melhorar seu produto ou serviço.

Para isso, ofereça canais de relacionamento aberto para ele, como:

  • Chats;
  • Formulários de fale conosco;
  • Formulários de sugestões.

Clientes que fazem feedbacks, e tem eles solucionados ou aplicados no serviço, tendem a permanecer mais tempo com você.

5. Vender pra quem te conhece é sempre melhor do que vender para desconhecido

Como dito antes, permanecer com um cliente é até 25 vezes mais barato do que adquirir um novo.

E além disso, você pode usar essa carta para vender mais.

A partir disso, você pode se utilizar de estratégias de vendas como o

  • Upselling (venda para clientes);
  • Cross-selling (quando você oferece um produto/serviço complementar ao cliente).

6. Faça programas de fidelidade

Muito comum em serviços de cartão de crédito e carteira digital,como o Mercado Pago, o programa de fidelidade é uma forma de aumentar a retenção de um cliente na sua marca.

Essa dica é para quem precisa alcançar resultados rápidos com seus clientes.

Com isso, você pode explorar as ações conforme o que sua empresa pede:

  • Você pode fazer cartoes de recompensas (compre 10 vezes e ganhe 1 de graça);
  • Fornecer cashbacks;
  • Fazer parcerias com programas de milhas para seus clientes.

Essa dica é valiosa, mas que deve ser usada com cautela: 

Não deixe seu cliente comprar com você apenas pelo bônus!

7 – Não termine o relacionamento depois que a venda acontecer

Um cliente que compra uma vez e gosta do produto, não significa que ele será fidelizado.

Para isso, é necessário incluir um processo de pós-vendas dentro da gestão de equipes para fidelizar os clientes.

  • Peça feedbacks;
  • Pergunte se está tudo ok com o produto;
  • Envie ofertas personalizadas para este cliente.

Leia também: Treinamento para Equipes de Vendas e Pós-Vendas

8. Conveniência na compra

Simplifique o máximo possível o processo de compra na sua equipe de vendas.

Quanto mais direto os canais e formas de vendas, maior será o número de vendas que você terá.

9 – Sem burocracia por favor

A não ser que sua equipe venda imóveis, ou produtos com grande valor, não existe a necessidade de envolver burocracia na sua gestão.

Descomplique a sua empresa sem perder a sensação de confiança do cliente, isso tornará o processo de compras muito mais leve e rápido.

10 – Invista em inovação e tecnologia

Vou parecer um disco riscado, mas sempre vou falar disso.

Invista em tecnologia para sua empresa e seus vendedores, é a melhor forma de fidelizar os clientes. 

Faça do seu celular uma extensão da base de dados dos seus clientes e uma forma para aumentar sua produtividade.

Com apenas as ferramentas do Google, você consegue:

  • Usar o Google Calendar para definir sua agenda;
  • Usar o Google Formulários para registrar o que aconteceu na sua visita;
  • Usar o Google Maps para roteirizar suas visitas.

Se você tiver recursos, invista em uma ferramenta completa para equipes de vendedores.

Com o Contele Gestor de Equipes, por exemplo, você utiliza todas as funcionalidades citadas acima integradas, e tem acesso também a relatórios com métricas, ordem de serviços digitais, e muito mais.

Leia também: Sistema para Gestão de Vendedores Externos

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