Gestão de Clientes Inativos: Usando a tecnologia para aumentar a retenção

Gestão de Clientes Inativos: Usando a tecnologia para aumentar a retenção

Fazer a gestão de clientes inativos pode ser um bom negócio para a empresa.

Em muitas empresas que trabalham com recorrência, deixar um inativo pode ser um prejuízo, já que houveram custos para aquisição desses clientes.

Seja para tirar um pedido, ou realizar uma visita técnica periódica, toda empresa que trabalha com carteira de clientes, precisa ficar de olho naqueles que não são visitados há um certo tempo.

O que acontece é que as empresas focam em apenas buscar por novos clientes, sendo passivas com aqueles que já compraram ou contrataram os serviços dela.

No post de hoje vou te ensinar como fazer a gestão de clientes inativos, e como um sistema pode te ajudar nisso.

O que é um cliente inativo na sua empresa?

Antes de fazer um planejamento de gestão de clientes inativos, é preciso entender o que são clientes ativos e inativos

Para isso, basta definir quanto tempo leva, em média, para o seu cliente consumir o seu produto ou serviço novamente.

Por exemplo, se os seus clientes compram de você a cada 2 meses, um cliente que não compra há 4 meses já pode ser considerado um cliente inativo.

Ter um cliente inativo é um custo de oportunidade para a empresa, pois são vendas que estão sendo perdidas.

Conheço algumas empresas que possuem cerca de 20% a 30% da base ativa, enquanto que o restante está inativo.

Imagine a oportunidade que tem nos outros 70% de clientes que já compraram da empresa, mas por algum motivo não compram mais.

O que torna um seu cliente inativo?

É preciso entender o que torna um cliente inativo.

Podem existir vários motivos, como qualidade do produto ou serviço, pós venda, relacionamento do vendedor ou técnico, entre outros motivos.

A verdade é que você deve analisar os fatores que tornam um cliente inativo, e trabalhar em cima desses fatores.

Além desses fatores, existe a questão do tempo e controle também.

É humanamente impossível uma pessoa gerenciar sozinha uma grande carteira de clientes, sabendo quando e quem tem que visitar.

Pensa em um vendedor com centenas de clientes que, mensalmente, precisam tirar pedidos, com quantidades e modelos diferentes.

O vendedor não conseguirá se lembrar de todos os clientes e, provavelmente, focará os esforços somente naqueles que estão mais receptivos para a compra.

Como reativar um cliente inativo?

Sistemas podem ajudar as empresas a recuperar clientes inativos.

Para quem trabalha com equipes externas, existem soluções como a do Contele Gestor de Equipes que auxiliam em questões como essa.

O recurso de Locais não visitados do Contele Gestor de Equipes, permite que o gestor procure por clientes que não são visitados pela a equipe externa por um determinado tempo.

Assim, o gestor consegue utilizar a inteligência de um sistema, para recuperar clientes perdidos em sua base..

Gravei um vídeo com o Gerente de Produtos da Contele, Marco Antônio, que mostrou na prática como reativar clientes usando uma ferramenta tecnológica:

O que mais me chama a atenção nesse recurso do Contele Gestor de Equipes é o potencial de aumento de produtividade que ele possui.

Além de você visualizar, é possível agendar as visitas em clientes inativos que estão próximos um do outro, fazendo com que o vendedor ou prestador de serviço seja muito mais produtivo.

O legal também é que você pode escolher um outro funcionário para fazer a visita. 

Isso é recomendável caso o motivo de inatividade do cliente seja o relacionamento com o integrante da sua equipe externa.

Bom, para quem tem uma grande carteira e precisa fazer a gestão de clientes ativos e inativos, esse recurso é perfeito.

Caso esse seja o seu caso, conheça mais sobre o Contele Gestor de Equipes fazendo um teste gratuito hoje mesmo.

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