Usando a tecnologia para a gestão da força de vendas

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É muito importante compreendermos que a tecnologia é um “meio” de tornar as coisas mais eficientes na gestão da sua força de vendas.

Os problemas comuns na gestão da força de vendas externas se agravam conforme o tamanho da sua equipe.

Uma equipe maior vai amplificando os problemas e a tecnologia “cai como uma luva” para facilitar a vida do gestor.

Vou abordar 3 problemas comuns de quem faz a gestão da força de vendas externas, e exemplificar como a tecnologia irá ajudá-lo no dia a dia.

1-) “Onde está a força de vendas?”

Em tempos de alta tecnologia por GPS, vejo muitas equipes perdendo tempo com o gestor ligando, um por um, para saber onde o seu funcionário está no momento, ou para saber aonde ele irá.

Numa equipe de dois ou três vendedores isso é até razoável, porém, numa equipe acima de cinco vendedores, esse trabalho já começa a ser desgastante.

Para o funcionário também é ruim esse cenário, pois muitas vezes ele é interrompido em uma visita para dar feedback, seja por telefone ou Whatsapp.

Em plena era do GPS no smartphone, é completamente possível saber aonde sua equipe está e quais são seus próximos locais de visitas.

A tecnologia do GPS fornece a localização do seu funcionário e uma agenda online para ajudá-lo a ter essa visão, em tempo real. Clique aqui para ver funcionando.

2-) Feedback da visita online

Todo gestor gostaria de saber qual foi o resultado da visita do seu funcionário, de preferência em tempo real, certo? (Isso não depende de registro em CRM).

Simplificando, seria algo direto como:

  • Vendeu ou não vendeu?
  • Qual foi o valor negociado?
  • Qual produto que o cliente comprou?

Essas respostas podem ser feitas de maneira “analógica”, um a um, por cada visita e por cada vendedor, ou você pode usar a tecnologia para listar essas respostas e receber a informação online via relatório.

Acredito que no método “analógico” toma-se muito tempo e acaba não sendo muito eficiente a qualidade da informação.

Montar um formulário com as respostas desejadas e ter esse feedback imediatamente após a visita é algo perfeitamente possível. Conheça aqui.

3-) Medir esforços de vendas

O papel de todo gestor é explorar o máximo do seu time.

Posso fazer um paralelo para exemplificar usando o exemplo do futebol.

Hoje no final de cada jogo do campeonato brasileiro, sabemos quem correu mais, quem deu mais passes certos e errados, quem deu mais assistências, quem roubou mais bolas etc.

Todos nós sabemos quem fez o ‘’gol”, porém, todos são medidos e seus indicadores são avaliados para que todo o time se mantenha em alto desempenho.

Isso só é possível com o uso da tecnologia. Todos os jogadores usam um chip que permite avaliar diversos dados de desempenho.

Na gestão da força de vendas, você deve medir os indicadores-chave da sua equipe:

Quantidade de visitas, duração média das visitas, visitas atrasadas, km rodado durante o mês, valor gasto com reembolso de estacionamento, etc.

Cruze essas informações com os resultado de vendas, e com isso, nivele sua equipe pelos melhores resultados.

Medir resultados da equipe somente será possível com o uso da tecnologia.