Gestão de trade marketing: como gerenciar a equipe de promoção

Gestão de trade marketing: como gerenciar a equipe de promoção

Você já deve ter ouvido falar que um produto bom, sem uma boa embalagem, não vende.

Agora, um produto bom e uma boa embalagem também não se vende sozinho, se não for atrativo para o consumidor na hora da compra.

É o famoso e conhecido: “Quem não é visto, não é lembrado”.

Como cuidar da visibilidade do seu produto? é preciso TRADE MARKETING.

O que é Trade Marketing?

O trade marketing é o conjunto de ações estratégicas que tem como objetivo promover os produtos dentro dos pontos de vendas (PDV’S), maximizando as vendas e possibilitando um cenário de parceria entre varejista e fabricante.

Quem são os principais agentes do Trade Marketing?

Existem vários agentes envolvidos no trade marketing, mas gostaria de destacar dois que considero fundamentais: o SHOPPER e o PROMOTOR.

SHOPPER é quem compra o seu produto, ou seja, é a figura que é o centro de tudo, pois toda indústria, distribuição e comércio estão em busca dele no final das contas.

Contudo, se considerarmos que a geração dos “millennials” está avançando de idade e entrando rapidamente no consumo, o desafio ainda é maior.

Certamente, toda essa mudança cria um novo desafio ao PROMOTOR, que antes era um repositor de mercadoria no PDV e hoje precisa ser uma figura estratégica no sucesso do produto.

O PROMOTOR de hoje precisa se manter informado sobre as demandas dos consumidores e lojistas, mapear a concorrência e levantar informações estratégicas para a indústria.

Repor o produto na gôndola e deixar a exposição bonita continuam sendo funções importantes, mas o cenário atual traz novos desafios para equipes de trade marketing.

Portanto, quem não percebeu esse novo papel do promotor, está deixando seu produto obsoleto e deixará de existir cada vez mais rápido.

Como empoderar esse novo promotor?

O processo é longo e complexo, porém posso afirmar que uma das ações fundamentais é o implementação de TECNOLOGIA na gestão de equipes de operação de trade marketing.

Existem inúmeros benefícios no uso da tecnologia para o trade marketing, como por exemplo:

    • Medir e monitorar a concorrência;
    • Anotar feedbacks dos clientes e lojistas em tempo real;
    • Acelerar a reposição de mercadorias;
    • Fornecer informações para tomadas de decisões;
    • Controlar os indicadores-chave da promoção do produto;
    • Conciliar e cruzar dados entre os PDV’s

Enfim, é possível simplificar e acelerar todo esse o processo quando se usa o smartphone como ferramenta de mudança na gestão da equipe de campo.

Veja um exemplo abaixo de um promotor usando a tecnologia do smartphone para colher informações do PDV:

Comece agora mesmo a implementar a tecnologia na gestão de trade marketing, faça um teste gratuito no Contele Gestor de Equipes.

Software para Gestão de Promotores

Participe de Lives Semanais sobre Gestão de Equipes Externas

Se você é gerente, supervisor ou simplesmente cuida da equipe externa da sua empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Equipes Externas, com conteúdos gratuitos que vão te ajudar na gestão dos técnicos, vendedores e promotores da sua empresa:

Receba conteúdos no seu celular

Além disso, você pode receber todos os conteúdos novos diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e nos enviar a mensagem, que iremos te enviar um aviso sempre quando sair um conteúdo novo.