Gestão de trade marketing: como gerenciar a equipe de promoção

Você já deve ter ouvido falar que um produto bom, sem uma boa embalagem, não vende.

Agora, um produto bom e uma boa embalagem também não se vende sozinho, se não for atrativo para o consumidor na hora da compra.

É o famoso e conhecido: “Quem não é visto, não é lembrado”.

Como cuidar da visibilidade do seu produto? A resposta é TRADE MARKETING.

O que é Trade Marketing?

O trade marketing é o conjunto de ações estratégicas que tem como objetivo promover os produtos dentro dos pontos de vendas (PDV’S), maximizando as vendas e possibilitando um cenário de parceria entre varejista e fabricante.

Quem são os principais agentes do Trade Marketing?

Existem vários agentes envolvidos no trade marketing, mas gostaria de destacar dois que considero fundamentais: o SHOPPER e o PROMOTOR.

SHOPPER é quem compra o seu produto, ou seja, é a figura que é o centro de tudo, pois toda indústria, distribuição e comércio estão em busca dele no final das contas.

Contudo, se considerarmos que a geração dos “millennials” está avançando de idade e entrando rapidamente no consumo, o desafio ainda é maior.

Certamente, toda essa mudança cria um novo desafio ao PROMOTOR, que antes era um repositor de mercadoria no PDV e hoje precisa ser uma figura estratégica no sucesso do produto.

O PROMOTOR de hoje precisa ouvir as demandas dos consumidores e lojistas, mapear a concorrência e levantar informações estratégicas para a indústria.

Repor o estoque e deixar a exposição bonita continuam sendo funções importantes, mas o cenário atual traz novos desafios.

Portanto, quem não percebeu esse novo papel do promotor, está deixando seu produto obsoleto e deixará de existir aos poucos.

Como empoderar esse novo promotor?

O processo é longo e complexo, porém posso afirmar que uma das ações fundamentais é o implementação de TECNOLOGIA na gestão de trade marketing.

Existem inúmeros benefícios no uso da tecnologia para o trade marketing, como por exemplo:

  • Medir e monitorar a concorrência;
  • Anotar feedbacks dos clientes e lojistas;
  • Acelerar a reposição de mercadorias;
  • Controlar os indicadores-chave da promoção do produto;
  • Conciliar e cruzar dados entre os PDV’s

Enfim, tudo isso fica simples e rápido quando se usa o smartphone como ferramenta de mudança na gestão.

Veja um exemplo abaixo de um promotor usando a tecnologia do smartphone para colher informações do PDV:

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