Você já deve ter ouvido falar que um produto bom sem uma boa embalagem, não vende. Agora, um produto bom e uma boa embalagem também não se vende sozinho, se não for atrativo para o consumidor na hora da compra. Então, para cuidar da visibilidade do seu produto, é preciso fazer gestão de trade marketing.

O que é Trade Marketing?

O trade marketing é o conjunto de ações estratégicas que tem como objetivo promover os produtos dentro dos pontos de vendas (PDV’S), maximizando as vendas e possibilitando um cenário de parceria entre varejista e fabricante.

Quem são os principais agentes do Trade Marketing?

Existem vários agentes envolvidos no trade marketing, mas gostaria de destacar dois que considero fundamentais: o SHOPPER e o PROMOTOR.

SHOPPER é quem compra o seu produto, ou seja, é a figura que é o centro de tudo, pois toda indústria, distribuição e comércio estão em busca dele no final das contas.

Contudo, se considerarmos que a geração dos “millennials” está avançando de idade e entrando rapidamente no consumo, o desafio ainda é maior.

Certamente, toda essa mudança cria um novo desafio ao PROMOTOR, que antes era um repositor de mercadoria no PDV e hoje precisa ser uma figura estratégica no sucesso do produto.

O PROMOTOR de hoje precisa se manter informado sobre as demandas dos consumidores e lojistas, mapear a concorrência e levantar informações estratégicas para a indústria.

Repor o produto na gôndola e deixar a exposição bonita continuam sendo funções importantes, mas o cenário atual traz novos desafios para equipes de trade marketing.

Portanto, quem não percebeu esse novo papel do promotor, está deixando seu produto obsoleto e deixará de existir cada vez mais rápido.

Como empoderar esse novo promotor?

O processo é longo e complexo, porém posso afirmar que uma das ações fundamentais é o implementação de TECNOLOGIA na gestão de equipes de operação de trade marketing.

Existem inúmeros benefícios no uso da tecnologia para o trade marketing, como por exemplo:

  • Medir e monitorar a concorrência;
  • Anotar feedbacks dos clientes e lojistas em tempo real;
  • Acelerar a reposição de mercadorias;
  • Fornecer informações para tomadas de decisões;
  • Controlar os indicadores-chave da promoção do produto;
  • Conciliar e cruzar dados entre os PDV’s

Enfim, é possível simplificar e acelerar todo esse o processo quando se usa o smartphone como ferramenta de mudança na gestão da equipe de campo.

Veja um exemplo abaixo de um promotor usando a tecnologia do smartphone para colher informações do PDV:

Comece agora mesmo a implementar a tecnologia na gestão de trade marketing, faça um teste gratuito no Contele Gestor de Equipes.

Software para Gestão de Promotores

 

Turbine a gestão da sua equipe externa com lives semanais gratuitas

Se você cuida da equipe externa da sua empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Equipes Externas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Equipes Externas no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de equipes externas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco no assunto de Equipes Externas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

Autoridade no Brasil sobre produtividade de equipes externas, o Engenheiro que aumentou a produtividade em mais de 1000 empresas que aplicaram o método Contele GE