Você já deve ter ouvido falar que um produto bom, sem uma boa embalagem, não vende.
Agora, um produto bom e uma boa embalagem também não se vende sozinho, se não for atrativo para o consumidor na hora da compra.
É o famoso e conhecido: “Quem não é visto, não é lembrado”.
Como cuidar da visibilidade do seu produto? é preciso TRADE MARKETING.
O que é Trade Marketing?
O trade marketing é o conjunto de ações estratégicas que tem como objetivo promover os produtos dentro dos pontos de vendas (PDV’S), maximizando as vendas e possibilitando um cenário de parceria entre varejista e fabricante.
Quem são os principais agentes do Trade Marketing?
Existem vários agentes envolvidos no trade marketing, mas gostaria de destacar dois que considero fundamentais: o SHOPPER e o PROMOTOR.
SHOPPER é quem compra o seu produto, ou seja, é a figura que é o centro de tudo, pois toda indústria, distribuição e comércio estão em busca dele no final das contas.
Contudo, se considerarmos que a geração dos “millennials” está avançando de idade e entrando rapidamente no consumo, o desafio ainda é maior.
Certamente, toda essa mudança cria um novo desafio ao PROMOTOR, que antes era um repositor de mercadoria no PDV e hoje precisa ser uma figura estratégica no sucesso do produto.
O PROMOTOR de hoje precisa se manter informado sobre as demandas dos consumidores e lojistas, mapear a concorrência e levantar informações estratégicas para a indústria.
Repor o produto na gôndola e deixar a exposição bonita continuam sendo funções importantes, mas o cenário atual traz novos desafios para equipes de trade marketing.
Portanto, quem não percebeu esse novo papel do promotor, está deixando seu produto obsoleto e deixará de existir cada vez mais rápido.
Como empoderar esse novo promotor?
O processo é longo e complexo, porém posso afirmar que uma das ações fundamentais é o implementação de TECNOLOGIA na gestão de equipes de operação de trade marketing.
Existem inúmeros benefícios no uso da tecnologia para o trade marketing, como por exemplo:
-
- Medir e monitorar a concorrência;
- Anotar feedbacks dos clientes e lojistas em tempo real;
- Acelerar a reposição de mercadorias;
- Fornecer informações para tomadas de decisões;
- Controlar os indicadores-chave da promoção do produto;
- Conciliar e cruzar dados entre os PDV’s
Enfim, é possível simplificar e acelerar todo esse o processo quando se usa o smartphone como ferramenta de mudança na gestão da equipe de campo.
Veja um exemplo abaixo de um promotor usando a tecnologia do smartphone para colher informações do PDV:
Comece agora mesmo a implementar a tecnologia na gestão de trade marketing, faça um teste gratuito no Contele Gestor de Equipes.
Participe de Lives Semanais sobre Gestão de Equipes Externas
Se você é gerente, supervisor ou simplesmente cuida da equipe externa da sua empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:
Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Equipes Externas, com conteúdos gratuitos que vão te ajudar na gestão dos técnicos, vendedores e promotores da sua empresa:
Receba conteúdos no seu celular
Além disso, você pode receber todos os conteúdos novos diretamente no seu celular.
Basta clicar no botão abaixo e nos enviar a mensagem, que iremos te enviar um aviso sempre quando sair um conteúdo novo.