O ano de 2021 trouxe mudanças econômicas e sociais que impactaram na gestão de equipes externas, e que vão permear em 2022.

Neste post, vamos mostrar como se preparar para fazer uma gestão de equipes externas turbinadas nesse novo ano.

Fatores que vão influenciar na gestão de equipes em  2022

Para nos prepararmos para este novo ano, precisamos entender o que nos aguarda, e 2022 tem dois fatores que, de alguma forma, vão impactar na gestão da sua equipe externa:

  1. Eleições políticas;
  2. Coronavírus e suas variantes;

A. Eleições políticas

Ano de eleições, principalmente as presidenciais, é um ano de incertezas.

Isso porque a corrida presidencial gera impactos econômicos internos e externos, influenciando na:

  • Bolsa de valores;
  • Dólar;
  • Investimentos;

Em consequência, influencia na sua gestão e nos seus objetivos, visto que você precisará rever e garantir que seus planos deem certo na pior das hipóteses.

B. Coronavírus

No momento em que estou escrevendo este post, estamos passando por uma nova onda do vírus, com suas variantes Delta e Ômicron.

O Covid-19 impacta no deslocamento das pessoas, onde se o quadro se agravar, teremos um novo Lockdown, adiando a retomada das equipes externas.

No entanto, podemos dizer que esse quadro não vai se agravar, visto que cada vez mais pessoas estão completamente vacinadas.

Apesar de serem variáveis que fogem do nosso controle, é importante ter esses dois itens em mente e montar planos que possam se adaptar de acordo com a situação.

Agora, vamos ver um passo a passo para você turbinar a gestão da sua equipe externa em 2022:

1. Crie sua fórmula de sucesso

As equipes externas que trazem resultados trabalham com metodologia.

Como gestor, você deve identificar as ações que dão certas na rua e padronizar para toda a equipe.

“E como eu devo passar as metodologias para minha equipe?”

A melhor forma de padronizar processos, primeiramente, é registrando eles por escrito em procedimentos.

Geralmente,  técnicos e vendedores realizam outras tarefas além de visitar o cliente, e com isso, cada uma dessas tarefas precisam ter um procedimento padrão.

Em cada procedimento, crie capítulos e descreva o objetivo dessa ação, detalhe os passos a passos e dê exemplos de objeções e argumentos que acontecem em uma visita.

Por fim, passe esse documento como treinamento para todos os funcionários, e acompanhe os resultados.

Eu recomendo que você revise sua fórmula a cada 3 meses e peça para a equipe confirmar ciência das mudanças, mantendo assim todos atualizados.

2. Implemente métricas chaves

Com a equipe na rua, o gestor começa a medir o seu desempenho, e para isso, é necessário definir métricas, ou melhor dizendo, KPI’s (Key Performance Indicators).

O bom desempenho de uma equipe externa consiste em uma série de fatores que influenciam no resultado final.

Ou seja, se sua equipe é de vendas, você não vai medir apenas o número de vendas, e se sua equipe é técnica, atendimentos não é a única métrica.

Para definir as métricas chaves da sua equipe externa, você precisa fazer um brainstorming com a parte estratégica da sua empresa e:

  1. Definir o que importa para sua empresa;
  2. Identificar o que sua equipe externa precisa fazer para atingir seus objetivos.

A partir disso, você começa a chegar nas respostas.

Se você trabalha com uma equipe de vendas, por exemplo, suas métricas podem ser:

  • Número de visitas realizadas;
  • Duração média das visitas;
  • Quantidade de apresentações realizadas;
  • Total de vendas no mês;
  • Vendas por produto;
  • Taxa de conversão de leads.

Eu dei alguns exemplos, mas para cada equipe, existirão métricas diferentes que serão de suma importância, descubra quais são as suas.

3. Aplique tecnologia na sua gestão

Se você definiu as métricas da sua equipe externa, você precisa colhê-las, e graças a tecnologia, você consegue isto de maneira fácil e rápida.

Através de ferramentas gratuitas, como os da Google, você consegue criar formulários que podem ser utilizados em visitas, e dessa forma, você consegue captar suas métricas, como:

  • O que foi feito durante a visita;
  • Aconteceu venda?
  • Feedback do cliente;
  • Entre outras coisas.

Fora as opções gratuitas, existem os sistemas que foram feitos pensando nas equipes externas, que entregam funcionalidades e ferramentas para extrair essas métricas, e diretamente pelo celular do funcionário.

O Contele Gestor de Equipes, por exemplo, entrega:

  • Roteirização de visitas;
  • Relatórios com métricas chaves;
  • Entrada e saída dos funcionários nas visitas;
  • Formulário e Scripts de visitas;
  • Entre muitas outras funcionalidades.

Independente da ferramenta que for aplicar na sua equipe externa, apenas faça, pois a colheita dos dados é imprescindível para tomadas de decisões.

4. Analise os dados

Por fim, analise os dados gerados pela sua equipe.

Através dessa análise, você identifica o que está dando certo, o que precisa melhorar, e passa feedbacks para o funcionário externo.

E o feedback é um ponto-chave da gestão, já que você passa um diagnóstico para o funcionário, e com isso, ele entende o que precisa mudar.

No Contele Gestor de Equipes, essa análise é feita de forma muito simples, visto que ele gera um ranking de visitas com os principais indicadores de uma equipe externa.

Ranking de visitas do Contele Gestor de Equipes (dados ilustrativos)

Preparado para a gestão da equipe em 2022?

Como visto, 2022 é mais um ano repleto de objetivos e metas a serem alcançadas.

Organize sua equipe externa o quanto antes, e garanta que o que foi passado aqui, será aplicado e mantido pelo ano todo.

E se você quer experimentar um sistema que coleta dados, gera relatórios e auxilia o trabalho externo, eu te convido a testar gratuitamente o Contele Gestor de Equipes agora.

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Autor

Autoridade no Brasil sobre produtividade de equipes externas, o Engenheiro que aumentou a produtividade em mais de 1000 empresas que aplicaram o método Contele GE