Comece a fazer a sua gestão por indicadores de produtividade Você sabe a diferença de estratégia e tática? Estratégia é um planejamento feito para ONDE eu quero chegar. Tática é COMO eu tenho que fazer para chegar onde eu quero. Uma equipe é guiada por uma meta, e é avaliada de acordo com o atingimento ou não dessa meta, mas poucas empresas se preocupam em medir os indicadores que levam o funcionário a bater a meta. Você já se perguntou por que um funcionário vende mais do que o outro? Defina tudo aquilo que realmente importa em sua análise, como por exemplo:
  • Vendas;
  • Quantidade de visitas;
  • Pontualidade;
  • Quilômetro rodado;
  • Duração de visitas ao cliente;
  • Feedback dos clientes sobre o atendimento.
Estabeleça e compare! Seu papel como líder é nivelar a produtividade da sua equipe, baseando-se pelo resultado dos melhores. Mas cuidado! Se você é gestor de uma equipe de vendas, pode estar pensando:

“Para mim o que interessa é VENDER, certo?”

Ou, se é um gestor de uma equipe técnica, pode estar pensando:

“Para mim o que interessa é a quantidade de OS atendidas por dia, certo?”

Nem sempre! Seguindo o exemplo do vendedor. Vamos supor que seu melhor vendedor faça 05 visitas mês e bata a meta, e seu vendedor com pior resultado faça 30 visitas por dia. Isso é normal? Claro que não! O seu melhor vendedor pode estar com uma carteira estilo “vaca leiteira” (termo utilizado no mercado para clientes que compram muito de uma empresa), este pode estar acomodado em cima dessa carteira, enquanto o outro vendedor rala muito, (30 visitas), e não está conseguindo bater a meta. Outro exemplo é o do técnico que atende mais chamados que os outros.

Será que seu cliente ficou satisfeito com o atendimento desses chamados?

Ser produtivo é fazer o serviço rápido e com qualidade! Para ter certeza que sua equipe está no caminho certo, é necessário medir os resultados de tempos em tempos, e comparar os melhores resultados com os piores. Não dá pra fazer essa gestão por indicadores de produtividade no papel, certo? Você precisa da tecnologia para medição de resultados da produtividade. Se você não faz nenhuma gestão por indicadores de produtividade, comece com o Excel mesmo! Para isso disponibilizamos o download grátis da Planilha de produtividade para equipe externa.

Turbine a gestão da sua equipe externa com lives semanais gratuitas

Se você cuida da equipe externa da sua empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite: Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Equipes Externas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Equipes Externas no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de equipes externas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular. Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis! P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco no assunto de Equipes Externas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!
Autor

Autoridade no Brasil sobre produtividade de equipes externas, o Engenheiro que aumentou a produtividade em mais de 1000 empresas que aplicaram o método Contele GE