Hoje meu funcionário, amanhã meu concorrente. Cuide para que isso não aconteça!

Hoje meu funcionário, amanhã meu concorrente. Cuide para que isso não aconteça!

Existe uma preocupação comum entre pequenos empresários, o fato de um funcionário externo dito “empreendedor” sair da sua empresa e levar seus clientes.

Do ponto de vista ideológico é um cenário injusto, pois muitas vezes esse funcionário, espertinho, não sabe como foi difícil para sua empresa chegar onde chegou e quer pegar um “atalho” roubando clientes da sua empresa.

Isso já aconteceu comigo no passado e acontece diariamente no mercado, porém existem algumas dicas que vou dar que podem impedir que isso aconteça:

1-) Evite o “excesso” de relacionamento pessoal do seu funcionário com o seu cliente:

Evite o “excesso” de relacionamento pessoal do seu funcionário com o seu cliente

É fundamental que o seu cliente tenha sempre um relacionamento profissional com sua empresa.

Centralizar o atendimento dos agendamentos e receber feedbacks profissionais de cada etapa da execução do serviço, cria uma relação profissional e de confiança com seu cliente.

Esse negócio do seu cliente ligar direto para o celular do seu funcionário externo não funciona!.

Toda essa “pessoalidade” de ligar direto para seu funcionário externo parece funcionar muito bem , porém essa relação pode ser danosa para a imagem da sua empresa , pois parece que só falando com o “fulano” é que o serviço funciona.

Se esse funcionário for daquele “espertinhos” você deixou a porta aberta para perder o seu cliente.

2-) Tenha processos amigáveis no atendimento:

Tenha processos amigáveis no atendimento

Ligar para sua empresa é um “porre”, burocrático e chato?

Você já tem um problema pra resolver.
Imagine, se eu ligo para sua empresa e o atendimento é ruim, depois ligo para o celular do seu técnico e tudo se resolve prontamente. Pra quem seu cliente vai ligar da próxima vez?

Centralizar o atendimento dos agendamentos e receber feedbacks profissionais de cada etapa parece utopia para você?

Acredito que uma ferramenta de tecnologia pode simplificar a sua vida, existem vários softwares que podem dar informações em tempo real de tudo que acontece na rua, você pode tornar tudo isso muito simples. (não posso deixar de fazer o meu “jabá” também rsrsrs www.contelege.com.br).

3-) Não admita funcionários externos na sua equipe que façam “bicos” paralelos:

Não admita funcionários externos na sua equipe que façam “bicos” paralelos

Esse cenário é mais comum do que muita gente imagina.

Se você tem uma empresa de mão de obra deve saber bem o que estou falando.

Vou pegar um exemplo pra tentar ser o mais claro possível:

Uma empresa de limpeza de piscina:

Um funcionário que trabalha numa empresa de piscina pode tranquilamente prestar o serviço de forma autônoma para alguns clientes “dele”, certo?

Você pode pensar: Qual o problema desse funcionário fazer um “bico” desde que seja fora do horário do expediente?

Vejo muitos problemas nisso:

Em primeiro lugar, toda empresa vive da propaganda “boca a boca”, já ouviu falar nesse termo?

Um cliente da sua empresa que esteja satisfeito com o seu serviço acaba indicando outros clientes para sua empresa e as vezes o seu cliente na boa fé acaba fazendo essa indicação para o seu técnico que presta o serviço pra você.

Voltando para o exemplo da piscina:

Se o seu funcionário da piscina faz bico de piscineiro também, essa indicação vai pra ele ou vai pra sua empresa?

Outro ponto a se pensar é o seguinte:

Se esse funcionário é externo e você tem dificuldade de controlar o que ele faz na rua, a probabilidade dele prestar algum serviço por fora em horário de expediente usando a sua estrutura é muito grande.

Não estou afirmando que todos são desonestos e que todos vão fazer o mesmo,mas a probabilidade é muito maior.

Recebo diariamente esse tipo de desconfiança em quem nos procura para adquirir o Contele ge, e o “bico” é um dos fortes motivos.

Pense se vale mesmo a pena ter um funcionário assim e não forme uma equipe que vai competir com você no futuro.

4-) Contrate seus funcionários com um termo de confidencialidade e não concorrência:

Contrate seus funcionários com um termo de confidencialidade e não concorrência

Existem mecanismos jurídicos que protegem uma empresa de um eventual uso de dados confidenciais e de uma não concorrência, onde seu funcionário deve assinar ao entrar em sua empresa ou até mesmo estando nela.

Esse documento deve ser um complemento do contrato de trabalho, e o funcionário deve ler, assinar e rubricar todas as vias.

Acredito que isso irá inibir os espertinhos e lhe dará o direito jurídico de se defender.

Separei para você um download desse termo, a qual nos foi cedido gentilmente pelo Djanilson L. Pontes, a quem dou esse crédito.

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