Em 2021, chegamos no marco de 100 lives de gestão de equipes externas produzidas no nosso canal do YouTube.

Neste ano, contamos com a colaboração de diversos especialistas e parceiros, que trouxeram um norte para diversos temas.

Agora, vamos mostrar uma retrospectiva dos assuntos mais relevantes do canal, e como você pode seguir turbinando a gestão da sua equipe externa em 2022.

1° Lugar – Chega de papelada: Como fazer uma Ordem de Serviço Digital e Gratuita

A live com mais visualizações do nosso canal é sobre digitalização de papéis, e essa relevância mostra como as empresas estão sempre em busca da transformação digital.

Não sou contra o uso do papel, mas sabemos que nas empresas e equipes externas o seu uso não traz benefício algum para o gestor ou funcionário externo.

Segundo uma pesquisa realizada pela ABGD (Associação Brasileira das Empresas de Gestão de Documentos), o brasileiro perde em média 2 horas diárias para encontrar informações importantes em papéis. É urgente digitalizar os documentos.

Nessa live, eu ensino como fazer uma ordem de serviço digital e gratuita para ser preenchida no smartphone do funcionário, colhendo informações da visita e colhendo a assinatura do cliente.

2° Lugar – Como Calcular o Reembolso por KM Rodado em 2021

A primeira live de 2021 leva a segunda posição.

O começo de ano é um momento de mudanças, reajustes em processos e nos custos de empresas, e uma das coisas que o gestor de equipes externas precisa ajustar é o reembolso por km rodado.

Esse valor do reembolso por km rodado é influenciado por outros custos, e em janeiro, já era previsto um aumento nos combustíveis.

Nessa live, eu ensino quais são os itens do reembolso e como fazer o cálculo.

3° Lugar – Trabalho Externo e Controle de Jornada

Um dos itens que o gestor de equipes externas mais precisa administrar é o controle de jornada do trabalhador externo.

Quem acompanha o canal e blog, sabe que mesmo com a dispensa do ponto proposta pelo art.62 da CLT, a empresa precisa controlar as horas trabalhadas da sua equipe externa.

Nessa live, eu explico melhor sobre o que a legislação fala sobre este assunto e apresento formas de controlar o ponto do funcionário, mesmo que externo.

4° Lugar – Tudo sobre Reembolso por KM Rodado

Mais uma vez, o reembolso aparece na nossa lista!

De fato, o reembolso é um assunto sempre em alta na área, pois é um dos maiores custos da equipe externa, e caso o gestor erre neste ponto, ele vai gastar muito mais.

Nesta live, é abordado:

  • O que é reembolso por km rodado;
  • Onde as empresas erram;
  • O valor médio de km rodado nas empresas;
  • Como fazer o cálculo;
  • Métodos de fazer o reembolso.

5° Lugar – A Empresa Pode Monitorar o Funcionário Externo? Cuidados que Você Deve Ter

Ao contratar ferramentas de gestão de equipes externas e monitoramento, surge uma dúvida em muitos gestores sobre a legalidade em monitorar o funcionário externo na rua.

Resumindo: é permitido fazer esse controle, no entanto, o gestor precisa tomar certos cuidados para evitar problemas jurídicos no futuro.

6° Lugar – Como acabar com a indisciplina do funcionário externo

A primeira qualidade que um funcionário externo precisa ter é disciplina, pois ele precisa ter isso para trabalhar sem supervisão de um gestor durante o dia todo, na rua.

Nesta live, eu dou dicas de como acabar com a indisciplina, por meio de ações como:

  • Supervisionar por meio de um sistema;
  • Registrar visitas;
  • Manter agenda de visitas sempre abastecida.

7° Lugar – APP para Promotores de Vendas na Prática – com Rodrigo Abrahão

O trabalho de um promotor de vendas envolve uma série de atividades, como:

  • Verificar posicionamento dos produtos nas gôndulas;
  • Quantidade do estoque nos estabelecimentos;
  • Estudar o posicionamento dos produtos concorrentes;
  • Entre outras coisas.

Fora esse trabalho, o promotor precisa coletar e registrar essas informações para que o gestor possa analisar relatórios.

Para auxiliar em todo esse processo, Rodrigo contratou o Contele Gestor de Equipes para que o promotor de vendas tivesse sua rotina otimizada.

Essa live possui um ótimo conteúdo e é um exemplo de como a tecnologia transforma empresas.

Veja nossa retrospectiva completa na live

Aqui, apresentamos as 7 lives mais visualizadas do canal, porém, na live, mostramos 20.

Veja a lista completa no YouTube, e saiba mais sobre os conteúdos que ajudaram os gestores em 2021, e que vai te ajudar também.

Turbine a gestão da sua equipe externa com lives semanais gratuitas

Se você cuida da equipe externa da sua empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Equipes Externas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Equipes Externas no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de equipes externas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco no assunto de Equipes Externas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

Autoridade no Brasil sobre produtividade de equipes externas, o Engenheiro que aumentou a produtividade em mais de 1000 empresas que aplicaram o método Contele GE