Para aumentar o aproveitamento das visitas externas da sua equipe, você precisa primeiro medir. 

Para uma equipe crescer, é necessário fazer comparações entre os índices e métricas mês a mês ou de semana a semana, para ser guiado a melhor decisão.

No post de hoje, vou mostrar as Melhores Métricas e KPIs que vão aumentar a produtividade do seu time:

O que são Métricas e KPIs?

O que é métrica: Medidas resultadas das ações dos seus colaboradores. Servem de base para o KPI.

Exemplo de métrica: Quantidade de visitas externas de um funcionário.

O que é KPI: O KPI (Key Performance Indicator), é um indicador criado a partir das métricas, e sua função é de gerar uma ampla visão da equipe por meio de um sistema.

Exemplo de KPI: Porcentagem de visitas completas e incompletas da equipe externa.

O que realmente importa para sua empresa?

Para toda empresa, principalmente aquelas com equipes comerciais, o objetivo delas é de vender. 

Porém, até chegar ao objetivo final, existem ações e etapas que devem ser cumpridas, e quanto maior for a eficácia da sua equipe externa, maior será o número de vendas.

Você como gestor conseguirá melhorar os resultados das visitas externas analisando as métricas e KPI’s da sua equipe.

Métricas e KPIs para Equipes de Vendas

Uma equipe de vendas trabalha conforme o funil de vendas de Philip Kotler, guru de marketing.

Na teoria, o funil é formado por 3 etapas essenciais:

  • Topo de funil: Parte responsável por gerar leads;
  • Meio de funil: Lead começa a considerar a adquirir o produto/serviço;
  • Fundo de funil: Lead se transforma em um cliente;

Imagem: Agência R8

Para uma equipe comercial, quanto maior a transpiração, maior serão os resultados.

Sendo assim, é importante você considerar como métrica e KPI:

  • Número de visitas;
  • Tempo médio de duração das visitas;
  • Taxa de conversão de leads;
  • Média do tempo de aquisição de um cliente;

Métricas e KPIs para Equipes Técnicas

A equipe técnica geralmente tem como objetivo prestar um serviço para o cliente final.

Por isso, a qualidade desse serviço deve ser impecável.

Se esse é o seu caso, as seguintes métricas podem te ajudar:

  • Duração das Visitas;
  • Feedback dos clientes;
  • Porcentagem de visitas concluídas no dia;

Uma forma simples de garantir o feedback dos clientes é por meio de formulários, onde o técnico entrega ao cliente para preencher. Saiba mais:

Manual de Visita Técnica

Métricas e KPIs para Promotores

Os promotores são representantes da marca dentro de um ponto de venda. 

Além das métricas básicas (visitas completas e incompletas) o gestor nesse caso precisa ter uma visão dos concorrentes.

Em um mercado tão disputado como o de varejo, é importante o gestor conhecer as boas práticas da concorrência e como está o seu “gramado”.

Por isso, adote práticas de fotografar o ambiente em que o produto ficará exposto, desta forma, você terá clareza do que estão fazendo.

Como gerar e acompanhar esses índices de desempenho 

Agora, você sabe a importância de se trabalhar com dados.

Mas, como gerar esses KPIs na sua equipe externa?

A resposta é simples: Tecnologia!

Hoje em dia, temos tecnologia especializada e focada para o trabalho de equipes externas, onde se agrupam KPIs necessários para a manutenção da gestão.

No Contele Gestor de Equipes, o gestor tem acesso ao Dashboard de Produtividade, tela em que ficam agrupadas as principais métricas da sua equipe externa.

Entre as informações que o sistema dá, estão:

  • Número de Visitas Completas e Incompletas;
  • Visitas Perdidas e Atrasadas;
  • Formulários respondidos;
  • Duração das Visitas;
  • Relação do tempo na visita e de deslocamento;
  • Total de reembolso;
  • E mais!

Além de tudo isso, você é capaz de exportar o relatório e enviar para um superior.

Dashboard de Produtividade do Contele Gestor de Equipes

Conclusão

Trabalhar sem métricas é como trabalhar no escuro, sem visão e perspectiva.

Por isso, faço um convite para quem deseja mudar esse cenário e aumentar os resultados das visitas externas da sua equipe.

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Autor

Autoridade no Brasil sobre produtividade de equipes externas, o Engenheiro que aumentou a produtividade em mais de 1000 empresas que aplicaram o método Contele GE