Para fazer uma gestão de equipes eficiente, o gestor deve primeiro organizar as visitas externas.

É um processo simples mas que requer atenção e estratégia, e dentro disso, vou te dar 6 dicas de como fazer a melhor organização de visitas externas neste post.

Organização

Organizar as visitas externas é o primeiro passo para o gestor de qualquer equipe. 

Não dá para iniciar uma operação sem o mínimo de organização.

A organização interfere em todo processo da equipe, visto que ela vai ser crucial para mensurar os resultados e crescer.

E não adianta tentar organizar às pressas, isso vai mais te atrapalhar do que ajudar.

Segue abaixo 6 dicas que eu separei para você organizar as visitas externas da sua equipe com qualidade:

1. Categorize seus clientes

Eu gosto de simplificar que a categoria é uma espécie de “apelido” que você dá ao seu cliente.

As categorias servem para diferenciar os clientes de acordo com a relação que a sua empresa e equipe tem com ele.

Para uma equipe técnica, você pode categorizar pelo:

  1. Tipo de contrato;
  2. Chamado avulso;
  3. Chamado na garantia.

Para uma equipe de vendas, você pode usar as categorias definindo os estágios da venda, como:

  1. Cliente;
  2. Hot Lead;
  3. Inativo.

Além de facilitar para o funcionário externo, a categorização auxiliará na análise de relatórios, onde você poderá filtrar pelas informações, seja em um sistema de gestão ou no Excel.

2. Carteiras

A carteira de clientes é importante para empresas que têm muitos clientes e funcionários.

Ela é um grupo de locais ou clientes que são de responsabilidade de um funcionário seu. 

Alguns clientes ou a carteira toda, pode ser remanejada entre seus funcionários caso necessário (férias, demissão, licença).

Leia também: Sua equipe externa tem carteira de clientes?

3. Territórios

Você conhece a localização dos seus clientes?

Se sim, você sabe como utilizar esta informação de forma estratégica?

Sabendo a localização dos seus clientes, você consegue distribuir esses locais para os funcionários que estão mais perto dele.

Desta maneira, você economiza tempo e custos, já que o reembolso nesta viagem será menor.

No Contele Gestor de Equipes, você consegue fazer essa análise de forma automática.

Saiba mais: Como Criar um Planejamento de Visitas Automático

4. Cadência

A cadência de vendas externas é um grande diferencial na gestão.

Essa cadência de vendas é definida como um plano sistematizado de tentativas de contato com o cliente, antes de um fechamento.

Infelizmente, é normal que as empresas trabalhem apenas os clientes que compraram, se esquecendo dos que não compraram.

A questão é que os estudos mostram que, na média, um cliente demora de 8 a 9 interações (contatos) para fechar.

Leia também: Fluxo de Cadência para Vendas Externas

5.  Efetividade das visitas

De nada vai valer um fluxo de cadências se ele não for efetivo.

A efetividade das visitas está ligada a um pitch bem definido, testado e aprovado, seja para vendas, seja para equipe técnica. 

Para ter efetividade, o gestor de equipes externas deve identificar e definir padrões. 

Para uma equipe de vendas, isso pode significar:

  • O que falar na frente do cliente;
  • Quais perguntas são fundamentais;
  • O que fazer com as objeções;
  • Como encaminhar os casos que vendeu e os que não vendeu.

Para equipes técnicas, um checklist dos afazeres pode significar reduzir em muitos minutos uma visita.

Leia também: Pitch de Vendas Externas: 20% dos vendedores fazem 80% das vendas

6 – Tempo ideal para visitar os clientes

Você sabe qual é a média da duração das visitas da sua equipe externa?

Saber disso e estabelecer um limite é essencial por dois motivos:

  • A sua equipe precisa visitar outros clientes;
  • O seu cliente não tem todo tempo do mundo.

A questão do relógio é importante para você estabelecer uma média de visitas desejadas, e com isso, vai agregar na dica 5, e não vai sobrecarregar sua equipe.

Como posso aplicar essas melhorias?

Por meio de planilhas, anotações e brainstorming, é possível aplicar todas essas planilhas.

O desafio está em mensurar os resultados.

Para isso, eu recomendo que você trabalhe com a melhor ferramenta possível.

Com o Contele Gestor de Equipes você cria categoria de clientes, carteiras para funcionários e tem acesso a diversos relatórios gerados automaticamente.

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Autoridade no Brasil sobre produtividade de equipes externas, o Engenheiro que aumentou a produtividade em mais de 1000 empresas que aplicaram o método Contele GE