Nos últimos 10 anos, o cenário de quem trabalha fora do escritório mudou. Agora, a equipe externa precisa estar organizada e alinhada com a atual realidade de transição.

Até a última década, era possível trabalhar em ambiente externo sem ter um roteiro definido. Por dia, a média do funcionário fechava entre 05 a 10 visitas ao cliente.

Hoje, em São Paulo e Rio de Janeiro, se o seu funcionário externo conseguir fazer quatro visitas, ele é um homem de sorte. O dia dele pode ser considerado como de excelente resultado, e você pode parabenizá-lo.

Mas, por que a rotina de equipes externas mudou tanto assim em tão pouco tempo? A verdade é que está impossível de trafegar normalmente na rua. A quantidade de veículos por habitante quase dobrou em 10 anos!

O trânsito é um caos. Parar o carro sem pagar por estacionamento na rua tornou-se uma tarefa mágica. E, agora, como aumentar a produtividade?

É impossível obter alta produtividade sem, antes, se organizar. Para isso, existem ferramentas de gestão online.

Além disso, para organizar uma equipe externa nos tempos de hoje, precisamos permitir tomadas de decisões em tempo real. Para isso, o caminho inevitável é a tecnologia móvel.

Com um software gestor que se adeque bem ao seu negócio, você consegue tirar proveito da tecnologia para aprimorar a gestão da sua equipe externa, seja no gerenciamento de vendedores ou no controle de técnicos, possibilitando maior controle da jornada de cada trabalhador externo.

Você nunca aplicou a tecnologia móvel na sua gestão? Mas, você já desejou automatizar relatório de visitas a clientes com controle de ponto externo ou adquirir um software de ordem de serviço com assinatura digital.

Organização com papel e caneta… Até quando?

Até que você substitua essas técnicas mais comuns – como papel, caneta e lousa -, pela qualidade das ferramentas tecnológicas de organização.

O que seria da vida sem uma agenda online? Ela é o grande passo para sua organização ser eficaz com tecnologia.

Se o volume de trabalho é intenso e a equipe é reduzida, esse é o cenário correto para uma empresa produtiva.

Porém, a organização passa a ser um passo fundamental para manter o nível de qualidade na prestação de serviços. Aí está a nossa necessidade!

Outro passo importante é saber aonde a sua equipe externa vai. É isso o que vai te levar à frente na corrida contra seus concorrentes.

Gestão organizada é a melhor motivação para vencer!
Gestão organizada é a melhor motivação para vencer!

Acompanhar diariamente o deslocamento de uma equipe de campo permite que atender chamados com mais agilidade.

O atendimento sempre será direcionado ao funcionário externo que estiver disponível e mais próximo do serviço.

Controlando a produtividade do trabalho externo, acompanhando minha equipe de campo, consigo melhorar a agilidade, mantendo a qualidade.

Mas ainda falta algo. Outro passo fundamental da organização é manter atualizado o relatório de visitas de cada cliente de fácil acesso – para existir a gestão de venda ou atendimento sobre esse cliente específico, quando necessário.

Fazer uma nova visita sabendo o que aconteceu na anterior permite uma abordagem mais inteligente.

Seguindo esses passos e fazendo uso das ferramentas de tecnologia móvel disponíveis no mercado, com um software para rastreamento da sua equipe externa, você poderá “voltar ao passado”, alcançando um número de visitas comparável ao de 10 anos atrás.

E, com certeza, seu cliente vai perceber a qualidade da sua prestação de serviços.

Consegue imaginar a cara desse cliente, quando ele perceber que seus funcionários externos utilizam uma ferramenta online completa, que serve até como software de ordem de serviço e de reembolso de despesas?

Turbine a gestão da sua equipe externa com lives semanais gratuitas

Se você cuida da equipe externa da sua empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Equipes Externas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Equipes Externas no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de equipes externas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco no assunto de Equipes Externas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

Autoridade no Brasil sobre produtividade de equipes externas, o Engenheiro que aumentou a produtividade em mais de 1000 empresas que aplicaram o método Contele GE