Planejamento não faz parte de nossa cultura ou somos “apagadores de incêndio”?


De qualquer forma, não dá para aceitar que você continue assim:

"Apagar incêndio" na rotina da gestão de equipes externas significa conseguir meios improvisados para aumentar a produtividade

“Apagar incêndio” na rotina da gestão de equipes externas significa conseguir meios improvisados para aumentar a produtividade quando os ganhos são cada vez menores.

Ainda sobre planejamento: fiz um vídeo para o meu canal sobre gestão de equipes externas mostrando qual é o papel do líder no planejamento da equipe externa. Vale a pena assistir!

Planejamento não faz parte de nossa cultura, somos “apagadores de incêndio”. E não importa se falamos de equipes externas ou de equipes de futebol.

Na final da última Copa do Mundo, o eterno 7 a 1 entre Brasil e Alemanha deixou a nossa fragilidade exposta. Vimo-nos mediante uma luta da cultura do improviso (Brasil), contra uma cultura do planejamento focado em melhoraria de resultados do trabalho em equipe (Alemanha).

Em geral, nós brasileiros preferimos planejar as coisas que nos dão prazer, como uma viagem, deixando nosso cotidiano acontecer e tomando as medidas conforme a necessidade.

Hoje, um gestor de equipe de externa, acostumado com a cultura brasileira comum, é uma pessoa muito ocupada e não tem tempo para desperdiçar. Aliás, não tem tempo para muita coisa. Em muitos casos, é aí onde está o grande erro. Não há planejamento na rotina. Sem tempo, as tarefas são feitas na base do improviso.

Controle de tempo, organização e métricas de resultados são alguns pontos-chave do planejamento na rotina da gestão de equipe externa. São temas essenciais ao desenvolvimento do trabalho com equipes externas.

Se você não entende metodicamente como planejar, a rotina toma conta do seu dia a dia. Como a rotina de um gestor ocupado é difícil de ser decifrada, vamos aos pontos de interrogação.

Você não para nem uma hora para pensar como as coisas poderiam ser melhores para sua equipe externa?

Quantas vezes você parou para pensar que sua gestão pode ser descomplicada?

É, pode não ser fácil sequer pensar em planejar. Mas, é necessário. Sempre. Já em tom de alerta, planejamento consome tempo. Aí, provavelmente, quando o gestor conseguir pensar em planejar, ele vai desviar a atenção para a pergunta-problema: “Como vou parar para planejar se vivo apagando incêndio?”.

Alta produtividade na sua equipe externa? É possível obter?

Ter planejamento de rotina não é para poucos!

Não sem planejamento! Sim, eu sei que ter uma rotina planejada dá um trabalhão. No início do planejamento você doa horas que você não tem, porque você já vive trabalhando no urgente.

Em contrapartida, quando você conseguir organizar as rotinas das suas equipes externas, além de melhorar a distribuição das tarefas, você verá como você passará a ter mais tempo pra cuidar do que realmente é importante para o seu papel de líder.

Em qual posição você quer ficar? Que tipo de gestor de equipe externa você quer ser?

Uma gestão baseada em improviso está suscetível a incêndios
Uma gestão baseada em improviso está diariamente suscetível a apagar incêndios de diferentes dimensões

No cenário do URGENTE, você vive apagando incêndio. Muitas vezes, sem perceber, você apaga o fogo do operacional junto a sua equipe. Você se vê assim hoje?

Você quer sair do operacional e ser um comandante? O uso da Tecnologia móvel e a aplicação do planejamento tira você da posição de bombeiro e te coloca na posição de comandante.

Na gestão de equipes externas, tudo que é urgente costuma ser mais caro, não é mesmo? Sim, é muito mais caro sem tecnologia móvel!

Quanto menos tecnologia estiver aplicada à gestão de equipes externas, mais caro fica
Quanto menos tecnologia estiver aplicada à gestão de equipes externas, mais caro fica

Atender um cliente com urgência sempre sairá mais caro para você. Nesse cenário, dificilmente veremos o seu cliente muito satisfeito com o resultado.

A tecnologia móvel é uma ótima aliada do planejamento. Aproveita e conheça um pouco mais o que a tecnologia móvel pode fazer por você e para sua equipe clicando aqui. Planejamento vai fazer você ter tempo de sobra, invista nisso!

Turbine a gestão da sua equipe externa com lives semanais gratuitas

Se você cuida da equipe externa da sua empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Equipes Externas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Equipes Externas no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de equipes externas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco no assunto de Equipes Externas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

Autoridade no Brasil sobre produtividade de equipes externas, o Engenheiro que aumentou a produtividade em mais de 1000 empresas que aplicaram o método Contele GE