Primeira Impressão: Cativando o seu cliente em poucos segundos

Primeira Impressão: Cativando o seu cliente em poucos segundos

A primeira impressão é a que fica.

Isso pode parecer um jargão repetido muitas vezes, mas é um fato.

É o que mostra a pesquisa realizada pela Sociedade de Psicologia Social e Personalidade dos Estados Unidos 

Segundo esse estudo, a impressão que se tem no momento em que se bate o olho sobre uma pessoa é tão forte que nem mesmo fatos são capazes de mudá-la.

Se você tem um vendedor externo, ou mesmo um prestador de serviço, precisa ficar muito atento a essa primeira impressão.

Gravei um vídeo para o canal Tudo sobre Gestão de Equipes Externas, explicando a importância da apresentação nas vendas externas:

A primeira impressão é a que fica

Imagem é tudo.

Uma pesquisa do Sebrae-SP mostrou que uma simples melhoria no visual de lojas comerciais, já tem a capacidade de aumentar as vendas de 12% a 40%.

Com o seu vendedor externo, a realidade não é diferente.

A apresentação visual do seu vendedor, é fundamental para causar uma boa impressão.

Se o seu vendedor se veste mal, com roupas amassadas, que não transmitem a identidade e proposta da sua empresa, você está perdendo dinheiro!

No seu ramo, com certeza têm duas ou mais empresas disputando a atenção e tempo do seu cliente.

Sair atrás por uma mera questão visual, já representa uma grande derrota.

No primeiro contato, são apenas 30 segundos para causar as primeiras impressões, então além da aparência física, o cumprimento e o tom de voz também são fatores importantes.

Qual padrão é o mais recomendado?

Se eu pudesse te recomendar um padrão, seria terno e gravata.

O padrão terno e gravata representa seriedade, que está totalmente ligada ao mundo dos negócios.

Esse padrão é recomendado pelos principais especialistas dos ramos de negócios e recrutamento, pois causa uma boa primeira impressão.

O custo dessa vestimenta é irrelevante perto do quanto a empresa pode deixar de vender, por não causar uma imagem positiva na primeira vez que se encontrar com o cliente..

É claro que, em alguns casos, a questão climática pode não favorecer o uso de terno e gravata.

Mas o esforço e adaptações para que isso seja possível, é sempre recomendável.

A utilização de smartphone e tablet na visita também potencializa uma boa primeira impressão.

Esses aparelhos tecnológicos passam uma imagem de empresa séria, que não fica no ‘’papelzinho’’.

Como o seu vendedor externo apresenta a sua empresa?

A forma como o seu vendedor fala da sua empresa, diz muito sobre o que ela tem a entregar.

O seu cliente, provavelmente, não conhece a sua empresa, nem as principais qualidades do seu produto e serviço.

É a primeira vez que ele está tendo contato com você, e tudo o que o vendedor falar, será considerado como um fato sobre a empresa.

Entender isso e adaptar o pitch de vendas com esse fato, pode trazer grandes resultados.

Veja um exemplo do que deve ser dito:

A Contele Soluções Tecnológicas é uma empresa com mais de 1.000 clientes corporativos ativos em sua base.

Com mais de 10.000 usuários, os nossos produtos estão em mais de 6 países e tem fornecedores como Google e Amazon.

Agora, veja um exemplo do que não deve ser dito:

A Contele Soluções Tecnológicas é uma pequena empresa localizada em Santos, SP. Hoje, contamos com 25 colaboradores em nossa equipe.

Dá para ver que, mesmo ambos os textos sendo verdades, um é mais interessante para cativar o cliente e o outro não.

Encontre o diferencial da sua empresa e implemente ele por meio do pitch de vendas.

O importante, no final de tudo, é entender que você tem pouco tempo para causar uma boa impressão, e ela é que separa os pequenos dos grandes.

Guia para Gestão de Vendas Externas do ZERO

Em um estudo realizado pela University of Florida (UF), foi mostrado que 20% dos vendedores fazem 80% das vendas.

Como eles conseguem isso?

A verdade é que os melhores do mercado possuem técnicas e fórmulas que são escaláveis, e trazem grandes retornos.

Neste Guia para Gestão de Vendas Externas do ZERO, irei mostrar as 10 etapas estratégicas para aumentar os resultados dos seus vendedores externos.

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