Como qualquer gestor de vendas externas, você e a sua equipe são muito ocupados.

De viagens e reuniões com clientes em potencial, até o amadurecimento de negócios em andamento, você necessita de organização e produtividade.

Por mais ocupado que você e sua equipe estejam, ainda sim, é necessário sempre sentar e pensar em formas de agilizar processos e rotinas.

Mas como conciliar toda a sua rotina, e ainda ter tempo para ser um gestor e vendedor mais produtivo?

A simples leitura deste post de 5 minutos com 5 dicas, já é um primeiro passo para a alta produtividade.

1. Centralize informações sobre os seus prospects

Não encontrar informações sobre seus clientes e prospects é ruim para você e para quem trabalha na rua.

As informações precisam ser encontradas de maneira fácil, por meio de qualquer dispositivo, em qualquer lugar.

Com vários repositórios não integrados, é extremamente complicado localizar o conteúdo necessário para a gestão, e para a prospecção.

Localizar a informação certa se torna ainda mais difícil quando se está na rua, tendo que cumprir uma rotina com diversas visitas, em locais diferentes.

Segundo a ABGD (Associação Brasileira de Gestores de Documentos), as empresa perdem um mês por ano procurando informações.

Tenho certeza que não é isso que você quer para a sua empresa.

Ter um único depósito de informações, removerá os obstáculos para você e sua equipe serem mais produtivos.

2. Mobile em primeiro lugar

Sua equipe possivelmente tem um bom conjunto de dispositivos inteligentes para ajudá-los a fazer o trabalho.

Notebook, smartphone e, talvez, até um tablet entre no jogo.

Embora todas essas ferramentas sejam ótimas, verifique se elas economizam o tempo da sua equipe, em vez de atrasá-los.

Se a sua equipe não puder acessar materiais de vendas importantes quando precisar, por meio de qualquer dispositivo, você não venderá.

Existe também toda uma noção de estética e design por trás, a fim de proporcionar a melhor experiência para o seu prospect.

Se eu posso te dar uma dica é: Mobile First!

Pense sempre no smartphone como condutor para a alimentação e recebimento de informações.

Tente evitar que cada vendedor utilize o dispositivo diferente. Assim, você poderá ter a padronização de tudo que for feito, sempre, para o smartphone.

3. Conecte o seu CRM software de produtividade

Além de todo o histórico do seu cliente ser de fácil acesso por meio de um smartphone, tudo precisa ser integrado.

O CRM faz parte da gestão comercial, no que diz respeito ao monitoramento do funil de vendas.

Existem softwares também que ajudam a empresa a entender o porquê alguns vendedores têm mais resultados que outros e, a partir daí, você pode nivelar a sua equipe por cima.

Por mais que seja possível usar os softwares separados, para melhorar a produtividade da sua equipe, é fundamental que tudo seja integrado.

Quando os seus softwares são integrados com o CRM, você pode acessar todas as informações em um único lugar.

Ao eliminar a necessidade de alternar entre diversos softwares, você e a sua equipe se tornam mais produtivos.

De acordo com uma pesquisa da CSO Insights, apenas 41% do tempo de vendas é gasto realmente vendendo.

Aumentar a produtividade de sua equipe, significa que a força de vendas está dedicada o máximo de tempo para a sua função natural: vender!

Já existem integradores gratuitos e intuitivos como o Zapier, que integra softwares para gestão de equipes externas, como o Contele Gestor de Equipes, com CRM’s, como SalesForce, Agendor e Pipedrive.

4. Construa um processo de vendas

Nada adianta as informações serem fáceis, se em toda prospecção o vendedor segue um processo diferente.

O processo de vendas, conhecido por muitos como Pitch de Vendas, é o condutor do vendedor para o caminho mais produtivo de vendas.

Cabe ao gestor definir as etapas de um processo de vendas produtivo, com etapas claras e mensuráveis.

O seu vendedor perderá tempo no prospect, se não tiver um processo estabelecido e testado.

Além de perder tempo, a quantidade de vendas perdidas por falta de um processo, é algo assustador.

Um momento fundamental do processo de vendas é a comprovação que seu produto ou serviço funciona.

Em pesquisa realizada pela Forrester Research, 78% dos compradores executivos alegam que os vendedores não possuem exemplos relevantes ou cases de sucesso para compartilhar com eles.

Comprovar que seu produto funciona é um passo fundamental no processo de vendas.

Como fazer para o seu vendedor não esquecer disso? Estabeleça um processo!

Ainda sobre Pitch de Vendas, fiz um vídeo para o meu canal no YouTube, que mostro como você pode implantar esse processo em sua equipe de vendas:

5. Prepare-se para o inesperado

Não importa o quão preparado o seu vendedor esteja para a apresentação, algo inesperado pode acontecer.

As reuniões nunca acontecem como o esperado.

Novas pessoas aparecem, problemas de família acontecem, reuniões são reagendadas ou canceladas.

O que difere os produtivos dos improdutivos, são as ações tomadas quando imprevistos acontecem.

Se o seu vendedor toma um ‘’bolo’’, ele faz o quê?

Isso nos faz voltar às primeiras dicas que passei neste post:

  • Centralização de informações
  • Smartphone em primeiro lugar

Um vendedor produtivo, tem uma carteira de clientes no smartphone, com fácil agendamento e roteirização para uma nova visita.

Se o seu vendedor não faz nada quando tem uma visita cancelada, é uma oportunidade que ele pode estar perdendo com um outro cliente.

A improdutividade está em pequenas coisas, muitas vezes imperceptíveis aos olhos do gestor e do vendedor.

Guia para Gestão de Vendas Externas do ZERO

Em um estudo realizado pela University of Florida (UF), foi mostrado que 20% dos vendedores fazem 80% das vendas.

Como eles conseguem isso?

A verdade é que os melhores do mercado possuem técnicas e fórmulas que são escaláveis, e trazem grandes retornos.

Neste Guia para Gestão de Vendas Externas do ZERO, irei mostrar as 10 etapas estratégicas para aumentar os resultados dos seus vendedores externos.

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Autor

Autoridade no Brasil sobre produtividade de equipes externas, o Engenheiro que aumentou a produtividade em mais de 1000 empresas que aplicaram o método Contele GE