A qualidade de vida do gestor de equipes externas vai influenciar nas tomadas de decisões e produtividade da sua própria equipe.

Por isso, nessa Live vou contar como o gestor de equipes externas vai parar de resolver pepinos a toda hora e começar a gerir seu tempo para ter qualidade de vida:

A problemática

Segundo estudos, o brasileiro trabalha em média 1.700 horas por ano, nos levando a um dos 10 países com maior jornada de trabalho no mundo.

Nós passamos mais tempo trabalhando do que com as nossas famílias, e isso é muito relevante.

Se não houver organização e métodos de trabalhos bem definidos, você vai passar a maior parte desse tempo infeliz e apagando incêndio.

Um líder e gestor de uma equipe externa, além de liderar pessoas, precisa lidar com o stress financeiro da operação, e todas suas outras tarefas.

Esse stress implica diretamente nos resultados da equipe externa e na qualidade de vida do gestor, resultando em:

  • Pressão alta;
  • Depressão;
  • Síndrome de Burnout.

Não se trata mais apenas de negócios, mas também de saúde, e para que sua qualidade de vida aumente, você precisa se desprender de projetos que te fazem perder tempo.

O que fazer para melhorar a qualidade de vida? 

Primeiro, você tem que definir os seus processos de trabalho e depois definir os métodos de toda a sua equipe.

Então, você deve se perguntar: Estou resolvendo os mesmos problemas todos os dias?

Resolver um imprevisto e outro não é o problema. O problema é tornar isso uma rotina.

Feito isso, identifique onde estão os problemas de sobrecarga:

Posição de líder

Qual é o seu posicionamento de líder?

Um verdadeiro líder precisa olhar a situação que lhe foi encarregada de uma forma macro, estratégica.

Novos líderes cometem o erro comum de continuar focado na operacionalização da equipe, ou seja: continuam fazendo a mesma coisa que era feito no cargo menor!

Esse é um comportamento em que o gestor precisa se preocupar em mudar e passar a trabalhar somente na parte estratégica e administrativa.

Delegando, assim, os trabalhos operacionais para a equipe externa.

Liderança assistencialista

Continuando o ponto anterior, a liderança assistencialista se trata do gestor que está sempre resolvendo os problemas de seus subordinados.

O funcionário externo saber que o líder estará a disposição para instruí-lo quando precisar é bom, mas isso é um risco que poderá se tornar um problema grave no futuro.

Um líder é formado por desafios que foram cumpridos ao decorrer da sua carreira. Não tem como fugir disso.

Ter uma pessoa que sempre irá socorrer quem precisa impede que novos líderes sejam formados, criando futuramente uma liderança fraca que não sabe se virar sozinha.

Por conta disso, o líder precisa parar de pegar todos os problemas de seus colaboradores, e ao invés disso, criar condições que os permita crescer.

Além desse benefício, o gestor de equipes externas garante tempo para focar nos seus projetos profissionais ou pessoais.

Necessidade excessiva de controle

Algo que pode levar o gestor no limite do stress é estar completamente fissurado com o controle da sua equipe externa.

Com o tanto de tecnologia existente no mercado hoje em dia, não tem mais necessidade de estar sempre em cima do funcionário.

Para evitar que você chegue nessa situação desesperadora, é necessário:

  • Fazer um treinamento para os funcionários;
  • Implantar um processo em que você obtém indicadores de forma fácil.

Falta de tecnologia mobile

Se prender apenas ao computador pode ser um problema, pois você não terá a versatilidade de acompanhar indicadores em qualquer lugar, em tempo real.

Essa situação acarreta em situações estressantes, como por exemplo precisar ter que ligar toda hora para o funcionário para saber onde ele está.

Felizmente, com a tecnologia que temos hoje em dia, você pode fazer todo esse acompanhamento pelo smartphone.

O líder que utiliza o Contele Gestor de Equipes, tem em mãos também o seu aplicativo que pode ser instalado no celular.

Com o aplicativo, o gestor tem a possibilidade de agendar visitas, monitorar o funcionário externo e criar rotas.

Intuição vs dados

Você avalia sua equipe pelo o que eles falam, ou pelos indicadores gerados?

Se você não faz da segunda forma, está na hora de rever sua gestão.

Baseando sua gestão em dados, você obtém a imparcialidade necessária para se fazer uma análise e descobrir a causa raiz do problema.

Leia também: Data Driven: Sua Liderança Guiada por Dados

Plano de ação 

Você descobriu tudo o que te impede de ter uma vida com mais qualidade. Agora, você precisa aplicar as mudanças.

Comece organizando sua gestão de uma forma em que você consiga fazer as principais ações tanto por celular, quanto no computador.

Como já apresentei antes, com o Contele Gestor de Equipes você consegue ter todo esse controle e facilidade, além de:

  • Check-in e Check-out nas visitas;
  • Roteirização de visitas;
  • Formulários com checklists;
  • Reembolso por KM Rodado;
  • Ordem de Serviço Digital;
  • Relatórios;
  • E muito mais!

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Autor

Autoridade no Brasil sobre produtividade de equipes externas, o Engenheiro que aumentou a produtividade em mais de 1000 empresas que aplicaram o método Contele GE