O Reembolso por KM Rodado é um custo que sofre constantes alterações, e não podemos deixar de considerar o impacto da pandemia neste valor.

Para te ajudar, eu trouxe para o blog o tema Reembolso por KM Rodado: Atualize seu Cálculo para o Pós Pandemia

O que é Reembolso por Km Rodado

Reembolso por km rodado é o ressarcimento do custo que seu funcionário tem com o deslocamento à trabalho, usando um veículo particular.

O valor por km precisa ser periodicamente revisado (trimestralmente, semestralmente, anualmente), pois depende de fatores que são voláteis, como o preço da gasolina, impostos, etc.

O valor do reembolso é estabelecido quando encontramos o ‘’fator de reembolso’’, que é o custo por litro por cada quilômetro rodado.

Além do combustível e impostos, outros fatores influenciam no valor do reembolso, como os gastos de depreciação, manutenção, seguro e limpeza do veículo. 

Em uma Live, eu explico mais sobre o assunto:

O que pode ser diferente na atualização do Cálculo?

Se sua equipe externa entrou em isolamento social, com certeza terão diferenças no cálculo de reembolso, uma vez que sua equipe não esteve ativamente na rua nos últimos meses.

Essa atualização é imprescindível para o alinhamento das necessidades do funcionário com os custos do gestor de equipes externas, para que não se torne uma situação em que seja muito caro para o gestor ou muito pouco para o funcionário.

Sendo assim você precisa se atentar a fatores como:

  1. Preço do Combustível;
  2. Depreciação e Manutenção;
  3. Inflação e Deflação.

Preço do Combustível

O isolamento social fez com que o consumo de combustível diminuísse pela falta de procura.

Para aumentar a demanda pelo produto, houve uma queda significativa no preço da gasolina e semelhantes.

Do início do ano até abril, vimos notícia sobre redução de até 48% no preço da gasolina e diesel devido ao impacto do coronavírus no mercado.

Depreciação e Manutenção

Se a sua equipe está ou estava trabalhando no formato home office, o valor de depreciação e manutenção do veículo com certeza foi reduzido.

Com o funcionário em casa sem utilizar o veículo, menor é o impacto do uso e da depreciação do veículo.

Sendo assim, na atualização do cálculo de reembolso, você poderá considerar esse item com um número menor.

Inflação e Deflação

Estamos em um momento muito delicado para a economia. A instabilidade e variação de preços extrapola padrões e oscila com muita facilidade.

Por isso, o gestor deve estar atento aos itens que sofreram queda e aumentos durante esse período.

Atenção para os erros no Reembolso por KM Rodado

De um modo geral, posso afirmar que o maior prejuízo é a desmotivação da equipe.

Um time desmotivado, não opera com a capacidade que poderia e, com certeza, não alcança os objetivos.

Com isso, fica claro que o reembolso está ligado a produtividade, que está ligado com o aumento ou redução de custos.

Obviamente, nenhum líder quer sua equipe nivelada por baixo, nem operando com capacidade reduzida.

Além disso, a falta de critérios transparentes e justos também podem levar a desmotivação dos seus colaboradores. Nesse vídeo eu falo um pouco mais sobre o assunto:

Calculando o Reembolso por KM Rodado em um Sistema para Gestão de Equipes Externas

Por meio de planilhas, é possível agrupar os custos de reembolso de cada funcionário, porém a quantidade de tarefas que um gestor tem durante o dia faz com que a apuração e análise desses dados não seja uma tarefa fácil.

Se você se identifica com essa situação, a melhor ação que você pode fazer é implantar um sistema de gestão de equipes externas na sua gestão que faça esse cálculo de reembolso para você.

Com o Contele Gestor de Equipes, após configurar o valor do reembolso, os gastos de KM Rodado são contabilizados automaticamente para cada funcionário.

E como o reembolso é contabilizado por meio dos check-ins e check-outs das visitas do funcionário, o valor de reembolso será menor, economizando dinheiro.

Relatório de Reembolso do Contele Gestor de Equipes

Se você tem interesse em reduzir custos de reembolso por KM rodado, faça um teste grátis do Contele Gestor de Equipes.

Turbine a gestão da sua equipe externa com lives semanais gratuitas

Se você cuida da equipe externa da sua empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Equipes Externas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Equipes Externas no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de equipes externas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco no assunto de Equipes Externas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

Autoridade no Brasil sobre produtividade de equipes externas, o Engenheiro que aumentou a produtividade em mais de 1000 empresas que aplicaram o método Contele GE