Quando falamos na rotina de um gestor de equipes externas, automaticamente pensamos na difícil missão de ter controle sobre diversos profissionais espalhados por diversos locais. Essa tarefa que já não é tão simples, se torna ainda mais desafiadora quando o líder da equipe não conta com a tecnologia para facilitar o seu dia a dia. Nesse post eu mostro como é a Rotina de um Líder com um Sistema para Gestão de Equipes Externas.

A rotina com um Sistema de Gestão de Equipes Externas

São muitas as possibilidades de organização e planejamento que um sistema oferece para que o gestor possa incentivar a alta produtividade da sua equipe.

Seja um time comercial ou técnico, um sistema de gestão contribui com benefícios importantes na rotina do gestor, que são:

  • Rotina Planejada;
  • Sem papel;
  • Guiada por dados;

Rotina planejada

Como diz o ditado, uma equipe prevenida vale por duas!

Um bom sistema de gestão de equipes externas, oferece ao gestor a possibilidade de agendar as visitas da sua equipe. 

Com esse recurso, o colaborador inicia sua jornada sabendo exatamente os locais que deve ir, o tempo de duração e o que deve ser feito na visita.

Além disso, um sistema como o Contele Gestor de Equipes, roteiriza as visitas indicando a melhor rota.

Com isso, a equipe aumenta sua produtividade, pois tem maior proveito do tempo evitando trânsito. 

Imagem retirada do Contele Gestor de Equipes

Gestão livre de papel

Um grande desafio para uma equipe externa, é a burocracia. 

Conheço muitos gestores que sofrem com negócios que não desenvolvem na velocidade em que deveriam, por precisar de uma informação que está com o funcionário na rua.

Na rotina de um líder com um sistema para gestão de equipes externas, esse problema não existe. 

Todas as informações são enviadas pelo próprio sistema em tempo real. 

Com a ordem de serviço digital, o colaborador colhe assinatura do cliente, envia fotos e faz comentários da visita.

Imagem retirada do Contele Gestor de Equipes

Gestão guiada por dados

O gestor de uma equipe externa, precisa estar sempre buscando maneiras de aumentar os resultados da equipe.

Essa não é uma tarefa que possa ser feita no escuro, o gestor precisa ser guiado por indicadores fiéis da produtividade da sua equipe.

Esses indicadores devem mostrar para o gestor como está a produtividade da sua equipe, e analisando esses dados, o líder pode buscar maneiras de elevar o nível do seu time.

O Contele Gestor de Equipes é perfeito para essa missão.

Com o Dashboard de Produtividade, o gestor tem relatório de todos os indicadores importantes para sua gestão.

Para entender melhor esse recurso, dá uma olhada no vídeo que eu gravei para o canal com o Gerente de Produtos da Contele, Marco Antonio:

Não tenho tempo para um Sistema de Gestão de Equipes Externas

O que eu mais ouço quando converso com gestores e responsáveis por uma equipe externa, é que eles não têm tempo para colocar em sua rotina, um sistema de gestão.

A verdade é que é justamente esse o propósito do sistema no dia a dia do gestor.

Utilizando todos os recursos que um bom sistema de gestão de equipes externas oferece, o gestor ganha tempo para focar no que realmente é importante nas suas atividades.

Além disso, a organização e planejamento obtida através da tecnologia, gera redução de gastos e aumento de produtividade para própria equipe.

A tecnologia é o meio, não o fim

Mesmo com tanta facilidade que um sistema de gestão de equipes externas oferece, o gestor ainda precisa focar em na capacitação da equipe.

Não adianta ter a melhor ferramenta para controle da equipe, se o colaborador não souber o que fazer na visita.

Por isso, recomendo fortemente que você invista não só em um sistema de gestão, mas também, no treinamento da sua equipe externa. 

Aproveite para conhecer o Contele Gestor de Equipes

Conheça o Contele Gestor de Equipes e veja como um sistema para controle e gestão de equipes externas pode tornar mais fácil a sua rotina como líder.

Turbine a gestão da sua equipe externa com lives semanais gratuitas

Se você cuida da equipe externa da sua empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Equipes Externas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Equipes Externas no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de equipes externas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco no assunto de Equipes Externas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

Autoridade no Brasil sobre produtividade de equipes externas, o Engenheiro que aumentou a produtividade em mais de 1000 empresas que aplicaram o método Contele GE