Mesmo o funcionário externo dispensado do ponto eletrônico (Art. 62 da CLT), é preciso fazer o controle de jornada para ter segurança jurídica. Neste post, trouxe o consultor especialista Marcelo Santos, para mostrar como utilizar um sistema de controle de jornada.

O controle de jornada nas equipes externas

Devido a uma má interpretação do artigo 62 da CLT, onde o colaborador externo fica dispensado do ponto, muitas empresas erram ao não controlar a jornada de trabalho.

Durante nossa conversa com a Dra. Antônia Ximenes em uma live, ficou claro que essa lei não tem como ser aplicada hoje em dia para a maioria dos casos.

É possível controlar a jornada do funcionário externo mesmo a distância, a partir de um celular, por exemplo.

Mas engana-se quem pensa que o controle de jornada é benéfico apenas para a empresa, que acompanha as horas trabalhadas pela equipe. Com as jornadas registradas, o funcionário externo tem assegurado seu banco de horas extras trabalhadas.

A melhor forma de controlar a jornada da equipe externa é através de um sistema, como o Contele Gestor de Equipes.

Visualização das jornadas de trabalho

O Contele Gestor de Equipes possui uma tela com uma visão geral das horas trabalhadas por cada membro da equipe externa.

Na primeira tela, é possível visualizar:

  • Nome do funcionário;
  • Nome da jornada;
  • Primeiro Check-in e último Check-out do período filtrado;
  • Jornada configurada pelo gestor;
  • Horas diárias.

“Se você quiser mais detalhes de cada funcionário, basta clicar em um que você verá a jornada de cada dia do mês dele.”

Marcelo Jesus

Configurando a jornada de trabalho

O sistema dá total liberdade para o gestor de equipes externas configurar a jornada de trabalho dos colaboradores, podendo realizar configurações para todos os usuários ou individualmente.

A configuração é simples, e o gestor precisa apenas selecionar os dias, horário e intervalo da equipe externa, fazendo isso apenas uma vez.

Para que o sistema não contabilize os feriados, por exemplo, o gestor pode adicionar no Contele Gestor de Equipes esses dias em que seus funcionários não trabalham.

Configuração da Jornada no Contele Gestor de Equipes

Abono de faltas

Caso o seu funcionário externo precise faltar um dia e justifique com um atestado médico, por exemplo, esse dia deve entrar no abono de faltas.

Quando isso acontecer, basta o gestor entrar no Contele Gestor de Equipes e registrar essa falta.

Controle a jornada da sua equipe externa

Através de um sistema de controle de jornada de trabalho, você pode livrar sua empresa de riscos jurídicos, além de se assegurar que os seus funcionários estão seguindo o planejamento de visitas.

Experimente gratuitamente o Contele Gestor de Equipes, controle a jornada de trabalho, roteirize suas visitas e tenha muito mais recursos.

Turbine a gestão da sua equipe externa com lives semanais gratuitas

Se você cuida da equipe externa da sua empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Equipes Externas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Equipes Externas no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de equipes externas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco no assunto de Equipes Externas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

Autoridade no Brasil sobre produtividade de equipes externas, o Engenheiro que aumentou a produtividade em mais de 1000 empresas que aplicaram o método Contele GE