Um sistema para gestão de vendedores externos pode potencializar os seus resultados.

Isso é um fato.

A tecnologia não é um fim, e sim um meio para se alcançar as metas tão desejadas.

Sejam elas visitas, orçamentos, pitchs de vendas, entre outros indicadores de produtividade.

Somente por meio da tecnologia que você pode controlar e potencializar esses indicadores.

Um exemplo de caso de sucesso disso é a Capemisa, que implantou tecnologia em sua equipe de 75 vendedores externos, aumentando em 20% a quantidade de visitas e reduzindo em 9% a duração dessas visitas.

Nas últimas semanas, fiz praticamente um guia para gestão de vendas externas do zero, com conteúdos do básico ao avançado para field sales.

Antes de falarmos sobre sistema para gestão de vendedores externos, recomendo muito que você assista essa playlist rápida:

Seguindo um simples checklist dos vídeos acima, podemos ver um passo a passo para a gestão eficiente de vendas externas do zero:

  • 1. Definir um Pitch;
  • 2. Encontrar uma Base de Dados;
  • 3. Estabelecer um Processo Seletivo;
  • 4. Definir a Remuneração Variável;
  • 5. Pensar nos Benefícios para a Equipe;
  • 6. Causar uma Boa Primeira Impressão
  • 7. Treinar os Vendedores;
  • 8. Gerenciar a Produtividade e Funil de Vendas;
  • 9. Tratar a Venda e a Não Venda

Encerrando agora esse checklist, vou explicar como a Tecnologia para Vendas Externas, alavanca a performance da empresa:

Tecnologia para Vendas Externas

Definido os 9 itens do checklist, chegou a hora de implantar tecnologia na equipe de vendas externas, para potencializar os resultados.

Antes disso, para começar com o pé direito, é importante que você não cometa 2 erros muito comuns:

Erro 1: Implantar a tecnologia e não fazer mais nada

Quando eu falo que a tecnologia não é um fim, e sim um meio para alcançar os resultados, é para que você entenda o real propósito dela.

Não dá para achar que, basta implantar um software para a gestão dos vendedores externos, e pronto! Os resultados virão!

É necessário um trabalho por trás de tudo isso, que deve ser realizado por quem gerencia a equipe de vendas, independente se é gerente, supervisor, empresário, etc. 

Erro 2: Pensar que é apenas para monitorar a equipe

Acompanhar em tempo real o que os vendedores estão fazendo na rua não é apenas “monitoramento”.

Vendedores e gestores podem achar que a tecnologia serve apenas para “rastrear o funcionário”, isso está errado!.

A questão é que a tecnologia é um ótimo recurso para aumentar a produtividade de quem trabalha na rua.

Softwares de controle e gestão de vendedores criam indicadores que permitem à empresa gerenciar melhor os resultados da sua equipe externa.

Um exemplo simples é que, com a tecnologia, o vendedor externo não precisa mais carregar diversos papéis, e preencher planilhas desgastantes quando retorna da rua.

Agora, vamos começar a utilizar tecnologia:

Recapitulando, o Pitch de Vendas é o momento no qual o vendedor apresenta a solução ou produto para uma lead.

Após definir um pitch de vendas externas, o roteiro pode ser passado para um formulário de um sistema como o Contele Gestor de Equipes.

Um exemplo simples de formulário e checklist para auxiliar no pitch de vendas pode ser:

  • Levantamento das necessidades;
  • Benefícios apresentados;
  • Cases de sucesso relacionado com o lead;
  • Pedido de venda;
  • Motivos da venda e da não venda.

Assim, durante a visita, o vendedor terá que seguir aquele roteiro à risca.

Com os formulários preenchidos, toda informação coletada vai para o sistema e aplicativo do gestor.

Formulários no sistema e aplicativo do Contele Gestor de Equipes

Passar o pitch de vendas por meio da tecnologia ajudará também no treinamento da equipe de vendas externas.

O vendedor precisa treinar, aprimorar e aperfeiçoar as técnicas utilizadas na rua, e é possível acompanhar tudo isso com um sistema.

Além disso tudo, o cliente vai receber uma visita com tecnologia, assinando digitalmente, o que causará uma boa primeira impressão da sua empresa.

Aperfeiçoamento do uso:

Como mostrei anteriormente, o ideal é fazer a gestão do funil de vendas externas junto com a gestão de produtividade de cada vendedor.

Isso pois a gestão do funil mostra quais são as vendas do mês, e o controle da produtividade dirá quais serão as vendas do próximo mês.

Os indicadores de produtividade são aqueles que geram mais vendas, como quantidade de visitas, duração de visitas, quilômetro rodado, etc.

Para a gestão do funil, existem diversos CRM’s por aí, como Pipedrive, SalesForce e Agendor. 

Para a gestão de produtividade de vendedores externos, o software Contele Gestor de Equipes é simples e fácil em passar informações, como:

  • Quantidade de visitas realizadas;
  • Percentual de visitas planejadas que realmente foram realizadas;
  • Pontualidade e duração das visitas;
  • Quantidade de pitchs de vendas realizados;

É preciso entender que, para aumentar a produtividade da equipe externa, você precisa primeiro ter o controle desses indicadores.

E o Contele Gestor de Equipes passa tudo isso em um único dashboard.

Dashboard de Produtividade do Contele Gestor de Equipes

Com esses indicadores claros, você pode nivelar e cobrar a sua equipe por cima, estabelecendo metas reais de produtividade.

Pois, lembrando novamente: Indicadores de produtividade são aqueles que geram mais vendas!!!

Comece a implantar tecnologia na gestão de vendedores externos hoje mesmo:

A boa notícia é que você pode começar a utilizar o Contele Gestor de Equipes hoje mesmo em sua empresa, gratuitamente.

Por meio de um teste grátis de 7 dias, você poderá começar a experimentar como a tecnologia pode revolucionar os resultados dos vendedores externos.

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Autor

Autoridade no Brasil sobre produtividade de equipes externas, o Engenheiro que aumentou a produtividade em mais de 1000 empresas que aplicaram o método Contele GE