Garantir o bom posicionamento de produtos nas gôndolas é um dos trabalhos do promotor de vendas, e esse seu trabalho pode ser potencializado com um software para gestão de trade marketing.

Veja neste post como o Contele Gestor de Equipes pode tornar sua gestão de promotores muito mais eficaz.

Tecnologia nos Pontos de Vendas

Torna-se cada vez mais necessário implementar tecnologia na rotina do gestor de trade marketing.

Com cada vez mais marcas e produtos com características semelhantes, as empresas precisam diferenciar os seus produtos nos pontos de vendas.

Quem realiza o trabalho de organizar os produtos nas gôndolas é o promotor de vendas, mas o gestor precisa acompanhar esse processo, e graças ao Contele Gestor de Equipes, sistema de gestão de equipes externas, isso é possível.

Com o sistema, o que antes precisava de acompanhamento físico do gestor com o funcionário nas visitas, agora tudo é feito online, com o promotor coletando informações pelo aplicativo, dando ao gestor a possibilidade de:

  • Analisar os seus produtos nas gôndolas;
  • Analisar gôndolas dos concorrentes;
  • Acompanhar os indicadores das visitas;
  • Medir a produtividade dos promotores;
  • Entre outros recursos.

Veja agora como um sistema pode ajudar a rotina de trade marketing.

Roteirização de visitas

O trabalho do promotor começa quando ele coloca os pés para fora de casa.

O deslocamento é um fator que consome muito tempo, e se não houver uma inteligência por trás, fará com que sua equipe faça menos visitas do que o esperado.

Em cidades grandes como São Paulo, o deslocamento para um local ultrapassa 1 hora, segundo pesquisa do Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) divulgada pelo site Exame.

Possuir um sistema que roteiriza e organiza suas visitas pelo melhor caminho,  fará com que o promotor passe menos tempo em rota, e mais no PDV.

Analisando os resultados das empresas que utilizam o Contele Gestor de Equipes, vimos que, em média, elas têm um aumento de 27% na realização das visitas nos primeiros 90 dias.

Planejamento de visitas - Software para gestão de trade marketing
Planejamento de visitas do Contele Gestor de Equipes

Registro fotográfico do PDV

Quanto mais bem posicionado o produto, maior será sua conversão no PDV (ponto de venda).

Sendo assim, por que não aproveitar a oportunidade e fazer com que seu promotor fotografe a gôndola no momento que estiver no mercado?

Usando o aplicativo Contele Equipes, o promotor de vendas tira fotos pelo aplicativo durante a visita, acrescenta observações e após dar o check-out nela, as fotografias são enviadas para o sistema do gestor automaticamente.

Além da fotografia, o promotor consegue registrar informações a partir de um formulário que o gestor criou, tornando aquela visita rica em detalhes e informações.

Formulário de visitas do Contele Gestor de Equipes

Relatório de visitas do Contele Gestor de Equipes

Graças ao aplicativo Contele Equipes, todas as visitas de seus promotores são registradas por meio do check-in e check-out de cada visita.

Entre o check-in e check-out, o funcionário registra uma série de ações feitas na visita, como a fotografia e os formulários ditos acima.

Essas informações são agrupadas no relatório de visitas do sistema, que informa:

  • Horário do check-in e check-out;
  • Tempo de duração da visita;
  • Status da visita (Completa, Incompleta, em Andamento);
  • Local da Visita;
  • Usuário que realizou a visita;
  • Entre outras informações.

Clicando em uma visita em específico, é aberto mais detalhes da visitação, e agora é possível visualizar:

  • Fotos do local;
  • Respostas do formulário;
  • Assinatura do cliente.
Relatório de Visita do Contele Gestor de Equipes

Esse relatório pode ser exportado em PDF para compartilhar com o cliente pelo e-mail ou WhatsApp, usando como um documento que comprove a realização dos serviços no local.

Implante Tecnologia no Trade Marketing

O promotor nunca foi apenas um repositor de produtos, mas sim um agente estratégico que colabora com as vendas da sua empresa.

A tecnologia nos dias atuais, permite que esse trabalho seja feito com muito mais competência, e em menos tempo, melhorando os seus resultados e a satisfação do funcionário com sua atividade.

Se você tem interesse em transformar sua gestão de trade marketing, saiba que o primeiro passo é gratuito.

Teste grátis o Contele Gestor de Equipes agora mesmo.

Turbine a gestão da sua equipe externa com lives semanais gratuitas

Se você cuida da equipe externa da sua empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Equipes Externas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Equipes Externas no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de equipes externas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco no assunto de Equipes Externas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

Autoridade no Brasil sobre produtividade de equipes externas, o Engenheiro que aumentou a produtividade em mais de 1000 empresas que aplicaram o método Contele GE