Se sua equipe externa tem carteira de clientes, você já deve ter encontrado muitas dificuldades em usar um sistema para gerenciar suas carteiras.

Quando as equipes são divididas por carteira, o processo é muito dinâmico e mutante, pois as equipes e as carteiras de clientes são remanejadas o tempo todo.

O Excel acaba sempre prevalecendo, por causa da facilidade de edição e de mudança que oferece.

Quando um sistema precisa atender essa necessidade, o relacionamento das tabelas do banco de dados deve  ser repensado!

Nunca a relação tem que ser “cliente x funcionário”, pois os funcionários podem ser substituídos ou saírem de férias, e a necessidade de remanejamento não pode ser um a um.

A relação “cliente x funcionário” muda muito, e por isso precisa haver um “intermediário” na relação, o que no Contele Gestor de Equipes chamamos de “carteira virtual”.

A carteira virtual se relaciona com funcionários e com clientes, simultaneamente, e permite trocas de funcionários de forma imediata.

Veja a seguir, 02 exemplos de aplicações do uso de carteira:

Exemplo 01 | Funcionário substituído (temporariamente ou definitivo):

carteira

A imagem acima é um exemplo de quando existe um “funcionário substituído”  temporariamente ou definitivo. Nesse caso, basta associar o “funcionário novo” a “carteira” do “funcionário substituído”.

Caso seja uma substituição temporária, nos casos de férias por exemplo, assim que o “funcionário substituído” retornar, basta desassociar o “funcionário novo” da carteira e tudo fica como antes.

Exemplo 02) Remanejamento de clientes entre funcionários:

carteira 3

No exemplo acima o “funcionário 01” atendia 04 clientes e quando foi contratado o “funcionário 02”, a carteira foi dividida, ficando 02 clientes para cada um.

Trabalhando com carteira, basta desassociar metade da “carteira A” e associar a “carteira B”, em seguida é só vincular o “funcionário 02” a “carteira B”.

Prático e rápido!

Assista esse vídeo e entenda como o Contele Gestor de Equipes foi desenvolvido para trabalhar com carteiras:

Turbine a gestão da sua equipe externa com lives semanais gratuitas

Se você cuida da equipe externa da sua empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Equipes Externas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Equipes Externas no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de equipes externas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco no assunto de Equipes Externas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

Autoridade no Brasil sobre produtividade de equipes externas, o Engenheiro que aumentou a produtividade em mais de 1000 empresas que aplicaram o método Contele GE