5 dicas para alta produtividade nas vendas externas

5 dicas para alta produtividade nas vendas externas

Como qualquer gestor de vendas externas, você e a sua equipe são muito ocupados.

De viagens e reuniões com clientes em potencial, até o amadurecimento de negócios em andamento, você necessita de organização e produtividade.

Por mais ocupado que você e sua equipe estejam, ainda sim, é necessário sempre sentar e pensar em formas de agilizar processos e rotinas.

Mas como conciliar toda a sua rotina, e ainda ter tempo para ser um gestor e vendedor mais produtivo?

A simples leitura deste post de 5 minutos com 5 dicas, já é um primeiro passo para a alta produtividade.

1. Centralize informações sobre os seus prospects

Não encontrar informações sobre seus clientes e prospects é ruim para você e para quem trabalha na rua.

As informações precisam ser encontradas de maneira fácil, por meio de qualquer dispositivo, em qualquer lugar.

Com vários repositórios não integrados, é extremamente complicado localizar o conteúdo necessário para a gestão, e para a prospecção.

Localizar a informação certa se torna ainda mais difícil quando se está na rua, tendo que cumprir uma rotina com diversas visitas, em locais diferentes.

Segundo a ABGD (Associação Brasileira de Gestores de Documentos), as empresa perdem um mês por ano procurando informações.

Tenho certeza que não é isso que você quer para a sua empresa.

Ter um único depósito de informações, removerá os obstáculos para você e sua equipe serem mais produtivos.

2. Mobile em primeiro lugar

Sua equipe possivelmente tem um bom conjunto de dispositivos inteligentes para ajudá-los a fazer o trabalho.

Notebook, smartphone e, talvez, até um tablet entre no jogo.

Embora todas essas ferramentas sejam ótimas, verifique se elas economizam o tempo da sua equipe, em vez de atrasá-los.

Se a sua equipe não puder acessar materiais de vendas importantes quando precisar, por meio de qualquer dispositivo, você não venderá.

Existe também toda uma noção de estética e design por trás, a fim de proporcionar a melhor experiência para o seu prospect.

Se eu posso te dar uma dica é: Mobile First!

Pense sempre no smartphone como condutor para a alimentação e recebimento de informações.

Tente evitar que cada vendedor utilize o dispositivo diferente. Assim, você poderá ter a padronização de tudo que for feito, sempre, para o smartphone.

3. Conecte o seu CRM software de produtividade

Além de todo o histórico do seu cliente ser de fácil acesso por meio de um smartphone, tudo precisa ser integrado.

O CRM faz parte da gestão comercial, no que diz respeito ao monitoramento do funil de vendas.

Existem softwares também que ajudam a empresa a entender o porquê alguns vendedores têm mais resultados que outros e, a partir daí, você pode nivelar a sua equipe por cima.

Por mais que seja possível usar os softwares separados, para melhorar a produtividade da sua equipe, é fundamental que tudo seja integrado.

Quando os seus softwares são integrados com o CRM, você pode acessar todas as informações em um único lugar.

Ao eliminar a necessidade de alternar entre diversos softwares, você e a sua equipe se tornam mais produtivos.

De acordo com uma pesquisa da CSO Insights, apenas 41% do tempo de vendas é gasto realmente vendendo.

Aumentar a produtividade de sua equipe, significa que a força de vendas está dedicada o máximo de tempo para a sua função natural: vender!

Já existem integradores gratuitos e intuitivos como o Zapier, que integra softwares para gestão de equipes externas, como o Contele Gestor de Equipes, com CRM’s, como SalesForce, Agendor e Pipedrive.

4. Construa um processo de vendas

Nada adianta as informações serem fáceis, se em toda prospecção o vendedor segue um processo diferente.

O processo de vendas, conhecido por muitos como Pitch de Vendas, é o condutor do vendedor para o caminho mais produtivo de vendas.

Cabe ao gestor definir as etapas de um processo de vendas produtivo, com etapas claras e mensuráveis.

O seu vendedor perderá tempo no prospect, se não tiver um processo estabelecido e testado.

Além de perder tempo, a quantidade de vendas perdidas por falta de um processo, é algo assustador.

Um momento fundamental do processo de vendas é a comprovação que seu produto ou serviço funciona.

Em pesquisa realizada pela Forrester Research, 78% dos compradores executivos alegam que os vendedores não possuem exemplos relevantes ou cases de sucesso para compartilhar com eles.

Comprovar que seu produto funciona é um passo fundamental no processo de vendas.

Como fazer para o seu vendedor não esquecer disso? Estabeleça um processo!

Ainda sobre Pitch de Vendas, fiz um vídeo para o meu canal no YouTube, que mostro como você pode implantar esse processo em sua equipe de vendas:

5. Prepare-se para o inesperado

Não importa o quão preparado o seu vendedor esteja para a apresentação, algo inesperado pode acontecer.

As reuniões nunca acontecem como o esperado.

Novas pessoas aparecem, problemas de família acontecem, reuniões são reagendadas ou canceladas.

O que difere os produtivos dos improdutivos, são as ações tomadas quando imprevistos acontecem.

Se o seu vendedor toma um ‘’bolo’’, ele faz o quê?

Isso nos faz voltar às primeiras dicas que passei neste post:

  • Centralização de informações
  • Smartphone em primeiro lugar

Um vendedor produtivo, tem uma carteira de clientes no smartphone, com fácil agendamento e roteirização para uma nova visita.

Se o seu vendedor não faz nada quando tem uma visita cancelada, é uma oportunidade que ele pode estar perdendo com um outro cliente.

A improdutividade está em pequenas coisas, muitas vezes imperceptíveis aos olhos do gestor e do vendedor.

Guia para ter uma equipe de vendas mais produtiva!

Ter uma equipe de vendas mais produtiva é uma missão que exige trabalho, e o uso da tecnologia.

Se você não sabe por onde começar, vou deixar aqui um Guia Definitivo para Alta Produtividade na Gestão de Equipes Externas.

Neste guia gratuito, você vai aprender os pilares da produtividade e entender como você pode tornar o seu vendedor mais produtivo.

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