No post anterior falamos sobre integração por meio de uma API.

Se você está interessado em fazer uma integração de sistemas, vamos debater sobre as vantagens e desvantagens, para que você possa tomar uma decisão madura.

Os fatos mais relevantes na hora de fazer uma integração são:

1) Redução de mão de obra operacional.

Se você está trabalhando com dois ou mais sistemas, e precisa que um forneça informação para o outro, sem uma integração o processo é bem moroso, e precisará de alguém para ficar importando e exportando os dados entre os sistemas.

Parece loucura, mas tem muitas empresas fazendo isso hoje.

A integração elimina esse problema, e faz com que tudo fique automático e sincronizado.

Porém, nem tudo são flores, se a mão de obra da atualização dos sistemas é eliminada, surge a necessidade da mão de obra de TI para dar manutenção ao funcionamento dessa integração.

2) Bases de dados 100% sincronizadas e online.

Esse ganho talvez seja mais interessante, pois quem atualiza os sistemas em Excel não consegue manter uma disciplina diária de atualização, fazendo com que os sistemas fiquem desatualizados em pouco tempo, e dependendo da operação, isso pode atrapalhar muito.

Trabalhar integrado é online, e as atualizações acontecem em tempo real.

3) Integrar requer um investimento inicial

Integração envolve investimento e o esforço de duas equipes de TI para que tudo funcione muito bem.

Portanto, tomar uma decisão de integrar requer disponibilidade do seu time de TI para que o processo se conclua 100%.

É comum acontecer de um projeto de integração ser interrompido por razões de outras prioridades, então antes de tomar uma decisão de integrar, é necessário checar a disponibilidade da sua área de TI e o quanto de horas esse projeto irá consumir.

Espero ter gerado uma reflexão positiva para você!

Se você já é cliente do Contele GE ou está pensando em ser e quer trabalhar integrado, nós estamos prontos para que isso aconteça!

Caso ainda não seja, Inicie um teste grátis no nosso site que juntos faremos acontecer!

Contele Gestor de Equipes

Turbine a gestão da sua equipe externa com lives semanais gratuitas

Se você cuida da equipe externa da sua empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Equipes Externas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Equipes Externas no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de equipes externas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco no assunto de Equipes Externas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

Autoridade no Brasil sobre produtividade de equipes externas, o Engenheiro que aumentou a produtividade em mais de 1000 empresas que aplicaram o método Contele GE