O dimensionamento de promotores é uma tarefa crucial para qualquer empresa que busca otimizar seus recursos e garantir a satisfação do cliente.

No entanto, muitas empresas enfrentam desafios ao tentar dimensionar suas equipes de forma eficaz.

Por isso, neste post eu vou te ensinar a como fazer o dimensionamento de promotores de forma automática, e economizar horas do seu dia.

O que é dimensionamento de promotores?

O dimensionamento de promotores refere-se ao processo de determinar o número ideal de promotores de vendas ou representantes de campo necessários para atender a uma determinada demanda ou conjunto de tarefas.

Esse processo é crucial para empresas com equipes de promotores:

  • Visitando pontos de venda;
  • Realizando ações promocionais
  • Repondo estoques.

Por que dimensionar a equipe de promotores é importante?

Fazer o dimensionamento correto de promotores evita desperdícios e garante que você atenda às demandas do cliente.

Uma equipe muito grande, por exemplo, pode resultar em custos adicionais.

No entanto, uma equipe muito pequena pode não ser capaz de atender às necessidades do cliente, resultando em uma má experiência.

Quais são os problemas de não fazer um bom dimensionamento de promotores?

Não existe apenas um, mas sim três grandes problemas em não fazer um dimensionamento de promotores (ou fazer mal feito):

  • Desbalanceamento da equipe: Acontece quando há muitos promotores em uma região, mas poucos nas outras;
  • Falta de cobertura: Por sua equipe estar desbalanceada, você precisa passar visitas para promotores que estão longe do cliente. Isso aumenta os seus custos de deslocamento, e reduz a quantidade de visitas que um promotor pode fazer por dia;
  • Desperdício de recursos: Você acaba contratando mais pessoas, pois não consegue distribuir corretamente os seus colaboradores.

Dessa maneira, você verá outros problemas surgindo, como o aumento do valor do reembolso por km rodado.

O que eu preciso saber para fazer o dimensionamento de promotores?

Existem alguns fatores que você precisa conhecer antes de realizar o dimensionamento.

O gestor de equipe externas precisa saber, por exemplo:

  • O número de clientes que os promotores precisam visitar;
  • A frequência de visitas;
  • O tempo que cada promotor fica em um cliente;
  • Fatores externos como tráfego e condições climáticas.

Além disso, o dimensionamento também inclui a roteirização das visitas, considerando carga horária e a distância entre locais.

Como fazer o dimensionamento de promotores de forma automática?

Felizmente, existem soluções que podem te ajudar a simplificar esse processo.

E uma delas é o dimensionador do Contele Gestor de Equipes, que estamos liberando para todos os usuários.

Essa nova ferramenta permite que os gestores importem uma base de locais e configurem critérios como recorrência de visitas e localização.

O algoritmo da ferramenta então faz o trabalho pesado, fornecendo um número preciso de promotores necessários para cada projeto.

Dimensionador de promotores
Dimensionador do Contele Gestor de Equipes

Sendo assim, vamos entrar em detalhe agora para cada parâmetro.

Parâmetros de configuração

  • Período: Primeiramente, defina o início e o fim que o dimensionamento deve ter;
  • Frequência das Visitas: Quantas vezes um local deve ser visitado por semana/mês.
  • Usuários: Quantidade de promotores que deverão realizar as visitas. Aqui, você pode definir a quantidade de usuários ou deixar o dimensionador fazer isso.
  • Duração das Visitas: Quanto tempo cada visita deve durar.
  • Carga Horária Útil Diária: Quantas horas um promotor trabalha em cada dia.
  • Raio de Atuação: A área geográfica que um promotor cobrirá em quilômetros.

Além disso, o dimensionamento do Contele Gestor de Equipes oferece uma margem de segurança para a realização de rotas.

Ou seja, você pode definir um valor percentual para o dimensionador considerar em cada visita.

Por exemplo: imagine que você configurou que a duração média das suas visitas é de 60 minutos. No entanto, você também configurou uma margem de segurança de 20%.

Isso significa que o dimensionador vai fazer os cálculos considerando visitas de 72 minutos.

Dessa forma, cada promotor tem tempo suficiente para lidar com imprevistos sem comprometer a qualidade da visita.

Resultados que o dimensionador de promotores gera

Fizemos o nosso teste com uma base de mais de duas mil lojas espalhadas no Brasil.

Ele entregou um dimensionamento separado em 86 grupos, onde cada grupo é uma região.

Além disso, entre parênteses, ele entrega a quantidade de locais que aquele grupo contém, e quantos promotores são necessários para realizar as visitas.

Fora isso, ele apresenta essas informações em uma mapa, trazendo clareza e objetividade aos resultados.

Dimensionamento de promotores

Além disso, quando você clica em um grupo, o mapa apresenta a roteirização das visitas de cada promotor separada em dias.

Dimensionamento de promotores

Próximos passos

O dimensionamento de promotores é uma tarefa complexa, mas com a ajuda da tecnologia, ela se torna muito mais gerenciável.

Se você quer saber mais sobre essa ferramenta, comece um teste grátis no Contele Gestor de Equipes. Depois disso, você poderá solicitar o acesso a essa ferramenta para o seu consultor especialista.

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Autor

Autoridade no Brasil sobre produtividade de equipes externas, o Engenheiro que aumentou a produtividade em mais de 1000 empresas que aplicaram o método Contele GE