[Modelo Grátis] Relatório de Visita Comercial: O que não pode faltar no seu

[Modelo Grátis] Relatório de Visita Comercial: O que não pode faltar no seu

O relatório de visita comercial é fundamental para quem trabalha com vendas externas.

Seja um vendedor externo ou prestador de serviço, todos os dados da visita realizada precisam ser registrados, e utilizados estratégicamente pela empresa.

O problema é que, se não for bem pensado, o relatório de visitas não é eficiente, perdendo tempo e recursos das equipes externas.

No post de hoje, eu vou te ensinar como fazer um relatório de visitas eficiente:

O que não pode faltar no Relatório de Visita Comercial?

No Relatório da Visita Comercial, precisa constar todos os dados sobre o que foi realizado no cliente, principalmente com informações estratégicas.

O que poucos sabem é que, dentro do relatório, é nessário dividir as informações em 2 partes:

1. Informações antes de chegar no cliente

Antes mesmo de chegar na visita, a equipe comercial já precisa estar munida de informações importantes sobre aquele cliente.

Quanto mais informações o seu vendedor tiver antes de fazer a visita ao cliente, maiores as chances de converter aquele prospect.

Então, o ideal, é o que seu vendedor já tenha as seguintes informações antes de chegar nos clientes:

  • Localização;
  • Porte;
  • Número de funcionários;
  • Segmento de negócios;
  • Sites e redes socias;

A melhor forma de encontrar essas informações dos seus clientes é pela internet.

Não ter essa base de informações, antes da visita, fará com que o seu vendedor esteja um passo atrás da concorrência.

E ainda: sempre forneça informações concisas e diretas.

O dia a dia do vendedor na rua já é com diversos desafios e dificuldades.

2. Informações coletadas no cliente

A visita não pode passar em branco, e nesse ponto, é que entra a principal razão do relatório de visita comercial.

O vendedor precisa sair da visita com o máximo de informações estratégicas que for possível.

Esse precisa ser um dos objetivos da visita.

O que eu recomendo, é que de preferência a visita tenha uma confirmação de GPS.

Isso é o minímo para garantir que a visita realmente aconteceu.

Além disso, posso listar as outras informações que precisam ser coletadas:

  • Custo da Visita: Quanto custou para o seu vendedor estar ali? Qual foi o km rodado?
  • Quem Atendeu: Foi o decisor, influenciador ou o comprador?
  • Pitch de Vendas: Foi apresentado o pitch na visita?
  • Probabilidade de Fechamento: Qual será a cadência necessária para fechar?

Essas são as informações básicas e estratégicas, para evitar que fique burocrático.

Finalizando, é muito importante que você divida esse relatório nas duas partes, para facilitar e ajudar o vendedor ao máximo.

Modelo de Relatório de Visita Comercial

Para facilitar a sua vida, criei um Modelo de Relatório de Visita Comercial, para você baixar e começar a utilizar hoje mesmo.

Você também pode inserir o logo da sua empresa, e personalizar com as informações conforme a sua necessidade:

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