Se você está procurando uma tecnologia para implantar práticas de ESG em equipes externas, eu tenho uma ótima notícia para você.

Neste post, vou apresentar uma tecnologia capaz de substituir o papel na sua equipe, se adequar ao ESG e ainda ganhar produtividade com ela.

Entendendo o ESG

A sigla ESG vem do inglês Environmental, Social, and Governance (Ambiental, Social e Governança, em português), e tem ganhado cada vez mais destaque no mundo dos negócios. Mas o que isso tem a ver com a gestão de equipes externas?

O ESG é um conjunto de práticas que as empresas podem adotar para garantir que estão operando de maneira sustentável, justa e com boa governança. Essas práticas podem variar desde a redução da emissão de carbono até a garantia de que os trabalhadores estão sendo tratados de maneira justa.

No contexto de equipes externas, o ESG pode ser aplicado de várias maneiras. Por exemplo, uma empresa pode adotar tecnologias que reduzam a necessidade de viagens, diminuindo assim a sua pegada de carbono.

Além disso, ela pode garantir que todos os membros da equipe externa tenham acesso a treinamento e desenvolvimento, promovendo a igualdade de oportunidades (prática social).

Agora que entendemos o que é ESG e como ele se aplica à gestão de equipes externas, vamos explorar algumas maneiras práticas de implementar esses princípios na sua empresa.

Substituindo o Papel com Tecnologia

A primeira sugestão é simples: se você hoje usa o papel para fazer negócio dentro da sua equipe externa, você pode substituí-lo através da tecnologia.

Mas, como? Usando uma ordem de serviço digital, por exemplo.

Essa ordem de serviço em formato digital pode ser enviada para o seu cliente e armazenada no seu sistema.

Além disso, ela pode conter a assinatura digital do seu cliente, feita através do smartphone.

Todo o processo de preenchimento dessa ordem de serviço pode ser feito por um checklist, evitando aquelas letras de garrancho que ninguém entende.

Além disso, você consegue incluir fotos e até vídeos em uma ordem de serviço digital.

Ordem de Serviço Digital assinada

Economizando Quilômetros Rodados

O segundo ponto envolve a quantidade de visitas que você faz ao cliente.

Se você pode fazer 10 visitas e, ao mesmo tempo, economizar 3 km, você está, sem dúvida, reduzindo a emissão de CO2 do planeta. Isso é possível através de uma boa roteirização.

Ao implementar uma roteirização bem feita, você pode economizar 30% ou mais em quilômetros rodados. Além disso, resulta em menos combustível gasto e, consequentemente, menos recursos extraídos da natureza.

Ao mesmo tempo, essa economia de quilômetros rodados também significa ganho de produtividade.

Se você consegue visitar os mesmos 10 clientes gastando menos quilômetros, você está economizando tempo e dinheiro.

Crie as melhores rotas para sua equipe externa

Implementando Práticas Sustentáveis

Agora, você pode estar pensando: “Eu não tenho uma tecnologia hoje. É muito difícil implantar uma tecnologia”. Eu posso te dizer que não é. Na verdade, eu posso te convidar a testar o nosso sistema gratuitamente.

Ao testar o Contele Gestor de Equipes gratuitamente, você poderá colocar essas práticas sustentáveis à sua disposição, com nossas funções roteirização, formulários e ordens de serviços digitais.

Comece agora o seu teste gratuito no Contele Gestor de Equipes.

Turbine a gestão da sua equipe externa com lives gratuitas

Se você cuida da equipe externa da sua empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives sobre Gestão de Equipes Externas, e aprenda métodos e técnicas que vão potencializar a sua gestão, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Equipes Externas no WhatsApp

Para que você receba avisos sobre novos conteúdos nossos do blog e YouTube, participe do nosso grupo do WhatsApp.

Clique no botão abaixo para participar do grupo:

Autor

Autoridade no Brasil sobre produtividade de equipes externas, o Engenheiro que aumentou a produtividade em mais de 1000 empresas que aplicaram o método Contele GE