Quando falamos em vendas, cada detalhe conta para converter um cliente. Mas, você sabia que existem métricas que podem otimizar a prospecção de equipes externas?

Neste post, eu quero te apresentar 6 métricas que um gestor de uma equipe de vendas externas deve ficar de olho para alcançar o sucesso.

Qual a importância de medir resultados?

Cada detalhe conta quando falamos em vendas externas, mas quando não medimos, isso passa despercebido.

Medir resultados permite você quantificar e qualificar as visitas da sua equipe aos prospects, e entender o que dá certo e errado.

O gestor não pode apenas enviar sua equipe de vendedores para conversar com possíveis clientes, mas entender:

  • Quais interações são efetivas;
  • Quais contribuem para o fechamento de negócios.

Empresas que praticam o data driven (tomam decisões baseadas em dados) tendem a ser mais bem sucedidas no que fazem.

Sendo assim, vamos conhecer agora as 6 métricas de vendas externas.

1. Leads que geram visitas

O primeiro passo para uma venda externa bem-sucedida é ter leads de qualidade.

Não adianta encher sua equipe de contatos se eles não tiveram o potencial de gerar uma visita. Isso mostra o quanto sua base está alinhada com o perfil do seu cliente ideal.

Por isso, a nossa primeira métrica de venda é a taxa de conversão de leads frios em visitas.

2. Número de visitas

Quantas visitas cada vendedor está fazendo no lead? E quantas visitas cada empresa recebe?

Conhecer esse número será importante no final para descobrir a média de visitas que um lead precisa receber para fechar uma venda.

Neste caso, quanto menos visitas, maior será a taxa de conversão.

3. Contato com o decisor

Chegou no cliente e realizou a visita? Ótimo! Mas conseguiu falar com quem realmente decide?

A terceira métrica é conhecer a taxa de contatos efetivos com o decisor.

Afinal, conversar com quem não tem poder de decisão pode ser uma grande perda de tempo.

4. Apresentação da proposta

Se você chegou ao decisor, o próximo passo é apresentar sua proposta.

Aqui, a métrica é a quantidade de propostas efetivamente entregues. Isso indica não só que você está conversando com a pessoa certa, mas também que seu produto ou serviço despertou interesse suficiente para entrar na fase de consideração do comprador.

Mas cuidado: se essa fase se estender demais, pode demonstrar uma falha na argumentação.

5. Taxa de conversão das visitas

Essa talvez seja a métrica de ouro: quantas das suas visitas se convertem em vendas?

Tempo é dinheiro, e entender quanto tempo suas melhores visitas levam pode ajudá-lo a otimizar os processos.

Dessa forma, você pode definir scripts de vendas de acordo com o que dá certo com os melhores vendedores.

Você pode ter a taxa de conversão da equipe toda ou de vendedor para vendedor.

Vamos para um exemplo:

Se o vendedor faz 5 visitas por dia, e dessas fecha 1 venda, temos uma taxa de conversão de 20%.

Se a sua equipe em um mês faz 100 visitas, e dessas 18 resultam em vendas, você tem uma taxa de 18%.

6. Tempo médio da visita

Por últimos, temos talvez a métrica mais qualitativa da lista.

O tempo médio da visita vai te dizer quantas visitas o seu vendedor pode fazer em um dia.

Tempo é dinheiro, e entender quanto tempo suas melhores visitas levam pode ajudá-lo a otimizar todos os processos.

Além disso, você pode cruzar essa métrica com a de taxa de conversão, e identificar qual é o tempo médio perfeito para fechar mais vendas. Consegue perceber a importância dessas métricas?

Funil de vendas externas

As 6 métricas estão na mesa, mas para entender melhor ainda a aplicabilidade delas, eu vou te passar uma dica de ouro: visualize elas como um funil.

Sim, eu não escolhi a ordem das métricas a toa. Cada uma delas representa uma etapa do prospect no funil, como visto na imagem abaixo.

Olhando dessa forma é possível entender que, se você melhorar os resultados de uma etapa, a etapa subsequente também melhorará!

Por exemplo: se você aumentar a quantidade de leads que geram visitas, você estará aumentando o número de visitas e a probabilidade de contato com o decisor.

Enquanto isso, o tempo médio de visita será utilizado para gerenciar a duração das visitas de cada etapa.

Como acompanhar métricas de vendas externas?

Agora que você entende a importância dessas métricas para aumentar a produtividade da sua equipe, falta apenas acompanhar elas!

A tecnologia pode ser sua grande aliada nesse processo.

Ferramentas como o Contele Gestor de Equipes podem te ajudar em todo o processo dl controle de visitas.

dashboard de produtividade contele gestor de equipes

Com o Dashboard de Produtividade, o gestor pode visualizar indicadores-chaves da equipe como por exemplo:

  • Quantidade de visitas completas, incompletas, perdidas e atrasadas;
  • Duração média das visitas;
  • Tempo em deslocamento;
  • Valores de reembolso;
  • Categoria de leads mais visitados.

Comece um teste gratuito no Contele Gestor de Equipes e comece a melhorar o desempenho da sua equipe externa.

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Autoridade no Brasil sobre produtividade de equipes externas, o Engenheiro que aumentou a produtividade em mais de 1000 empresas que aplicaram o método Contele GE