A falta de organização e planejamento na hora de fazer a prospecção de vendas externas, vai levar os resultados da sua empresa para baixo. Pior do que não fazer a prospecção, é fazer do jeito errado, pois você vai estar gastando recursos e queimando leads.

Portanto, no post de hoje vou mostrar como coletar uma base de dados, criar uma oferta matadora e auto planejar centenas de visitas para seus vendedores, tudo isso, utilizando um aplicativo que vai levar sua equipe do ZERO ao TOPO!

A evolução da prospecção de vendas

Graças às tecnologias atuais, foram desenvolvidas novas maneiras de realizar a prospecção de vendas externas. O que anteriormente do celular era difícil, hoje é possível de fazer, como roteirizar visitas, acompanhar em qual cliente o vendedor está, e registrar o que foi feito em cada local.

Ainda assim, muitas empresas não usufruem desta tecnologia, que ficam sem conhecer quais são os seus melhores pontos de venda, sem controlar os colaboradores e sem pensamento logístico.

Bem como ainda existem aquelas empresas que tentam planejar a prospecção de vendas. Mas, o excesso de planilhas e informações descentralizadas deixam a empresa à deriva, sem uma base confiável de dados, como uma média de vendas, por exemplo. 

Antes de iniciar a prospecção de vendas externas, é importante ter organização, e por isso, estaremos disponibilizando 2 planilhas, para:

  1. Controle de prospecção para clientes;
  2. Roteirização de equipes externas.

1. Planilha de Prospecção de Clientes

A planilha de prospecção de clientes tem como objetivo registrar os locais que o vendedor visitou, e registrar os seus gastos para reembolsos futuros.

Por isso, ela precisa conter colunas como:

  • Data e Hora da vista;
  • Cliente visitado;
  • Partida (endereço inicial);
  • Chegada (endereço final);
  • Distância percorrida (quilometragem).

Além disso, é necessário conter colunas para registrar as despesas, como estacionamento, pedágio, refeições, entre outros.

Por fim, é válido acrescentar uma coluna para o vendedor adicionar observações sobre as visitas e despesas. 

Na aba de relatório de despesas, haverá o resumo das informações da visita e o colaborador (ou próprio gestor) poderá imprimir ou enviar um PDF para o reembolso ser feito.

Baixe aqui a Planilha de Prospecção de Clientes.

2. Planilha de roteirização de equipes externas

A planilha de roteirização de equipes externas auxilia no planejamento, organização e controle dos registros das visitas. 

Na planilha de roteirização, o gestor vai se deparar com 3 abas:

  • Registro de locais;
  • Registro de colaboradores;
  • Roteirizador.

Primeiramente, em registro de locais, o gestor faz o cadastro do nome, endereço e CEP do local, e o horário máximo que o local pode ser visitado.

Logo em seguida, em registro de colaboradores, é cadastrado o nome, contato e e-mail dos colaboradores.

Tanto no registro de locais, quanto de colaboradores, cada item pode ter um código, onde ao colocar no roteirizador, as outras colunas são preenchidas automaticamente com as informações do cliente ou vendedor.

Por fim, no roteirizador o gestor preenche as informações citadas acima, e coloca o horário que a visita deve ser feita, tempo de deslocamento e link da rota.

Para definir uma rota é muito simples:

  1. Entre no Google Maps;
  2. Defina a rota (adicionando o local de saída e chegada);
  3. O Google Maps irá mostrar o percurso e o tempo de deslocamento estimado.

Assim que estiver com o link copiado, basta enviar para o WhatsApp do funcionário com o horário que a visita deve ser feita. 

Baixe aqui a planilha de roteirização de visitas.

Utilizando um sistema de prospecção de vendas externas 

As planilhas citadas são o primeiro passo para captar informação de qualidade, mas se você precisa ir além, existem outras opções, com mais funções e que demandam menos trabalho manual.

Uma dessas opções é o Contele Gestor de Equipes.

As vantagens de utilizar o Contele Gestor de Equipes, começam no cadastro de informações.

Se você já tem uma carteira de clientes grande, você pode importá-la em massa através de uma planilha que disponibilizamos.

Com isso, você pode começar imediatamente a planejar as visitas.

Como planejar visitas em massa no Contele Gestor de Equipes 

No Contele Gestor de Equipes, o gestor consegue fazer o auto planejamento de visitas, fazendo com que haja maior dinamismo na formulação do projeto, que no caso do assunto de hoje, seria sobre a prospecção.

Com o auto planejamento, o gestor de equipes consegue planejar em poucos cliques visitas para um ou mais vendedores em massa.

Há a possibilidade de definir em qual prazo a equipe deverá concluir o planejamento, sendo para daqui a uma semana ou um mês! 

No mapa apresentado, haverá dois círculos, sendo que um representa o raio de locais, e o outro o raio de funcionários. Apenas o que estiver dentro do raio, será considerado no planejamento. A ferramenta de filtros permite que haja maior especificidade no momento de analisar os dados.

Aplicado o nome do funcionário no campo “Carteiras”, é filtrado no mapa apenas os locais que são de sua responsabilidade, afunilando a pesquisa do gestor. 

Caso deseje analisar pela região ou área de atuação, basta colocar o nome da carteira no filtro.

Auto planejamento de visitas do Contele Gestor de Equipes

Confirme que o seu planejamento está certo

Antes de confirmar o planejamento, clique no botão de lista (localizado no canto superior direito) para visualizar no formato de lista que locais e funcionários estarão dentro do planejamento. 

Clique em “Avançar” e uma página com o título “Confirmar Planejamento” irá aparecer. Nesta página, é o momento de observar o que ficou planejado para cada colaborador.

Nesta página, o gestor consegue visualizar as visitas pelos formatos de rotas, calendário e lista.

Tela de confirmação do auto planejamento

Confirmado, o Auto Planejamento fará a distribuição e o agendamento das visitas automaticamente, mostrando com quantas visitas cada vendedor ficou, e quantos dias levará para cumprir este planejamento. 

Como o sistema é integrado com o Google Maps, há uma inteligência que capta quais são os clientes que estão em locais mais próximos uns dos outros, traçando uma rota que otimiza o tempo da jornada deles, sempre dentro da meta que o gestor colocar. 

Comece a prospectar as visitas da sua equipe externa em massa

Através de um sistema de equipes externas, você faz a tecnologia trabalhar para você, economizando tempo e organizando visitas aos clientes com eficiência!

Com o planejamento correto, com certeza a prospecção de vendas externas da sua empresa irá aumentar significativamente!

Se você deseja economizar tempo e aumentar os resultados da sua equipe externa, comece agora um teste gratuito no Contele Gestor de Equipes.

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Autor

Autoridade no Brasil sobre produtividade de equipes externas, o Engenheiro que aumentou a produtividade em mais de 1000 empresas que aplicaram o método Contele GE