A comunicação com o cliente precisa ser simples, clara e compreensível, até mesmo quando se espera por uma visita.

Avisar ao cliente quando o seu técnico estiver a caminho da visita com previsão de chegada, é uma forma de agregar valor ao seu serviço, e manter essa comunicação forte.

Isso é possível de ser feito através de um aplicativo, e com um botão.

No post de hoje, vou apresentar essa função a fim de dar caminhos para você usá-lo da melhor forma possível com o engenheiro e CTO da Contele, Marco Antônio.

A importância da boa comunicação com o cliente durante uma visita

Você já ficou aguardando por uma visita que levou muito tempo para chegar?

Se a resposta for sim, você sabe como isso é frustrante, e como a imagem da outra pessoa fica certamente “manchada” sobre a sua perspectiva.

Quando você espera por um serviço que não chega, esse sentimento fica pior ainda. A imagem da empresa fica manchada, a fama se espalha, e a demanda posteriormente diminui.

Para que esse estresse seja evitado, o gestor precisa eliminar os atrasos das visitas. Mas, sabemos que o inacreditável pode acontecer no trânsito, e nesses casos, o cliente precisa estar a par da situação.

Ao se comunicar com o cliente, você demonstra o comprometimento da sua empresa com ele, mantém a sua fidelização, e evita comentários negativos.  

Opção “Estou a caminho” do Contele Equipes

Para aumentar a eficiência da comunicação com o cliente para os nossos clientes, nós adicionamos o botão de “Estou a Caminho” no aplicativo Contele Equipes.

App de equipes externas para comunicação com o cliente
App Contele Equipes

No aplicativo, depois que o usuário selecionar a visita que será feita, ele precisará apertar no botão de “Estou a caminho”.

Logo após isso, será aberta uma janela com os campos de nome e e-mail.

Caso o gestor já tenha vinculado o nome e e-mail do cliente no momento de criação do local da visita no Contele Gestor de Equipes, esses campos aparecerão preenchidos para o funcionário.

Por fim, a mensagem é encaminhada para o e-mail do cliente.

“É recomendável que o cadastro do nome e e-mail do cliente seja feito pelo gestor para evitar possíveis distrações do técnico na rua”

Marco Antônio

Como a mensagem chega ao cliente

Após usar a função no APP Contele Equipes, o cliente recebe a mensagem por e-mail da seguinte forma na caixa de entrada:

Representação de como chega um e-mail para o cliente através de um aplicativo.

Além de informar que o funcionário está a caminho, o e-mail contém a distância do funcionário (de acordo com a situação de quando disparou a mensagem), o endereço de destino e o link da rota que será feita no Google Maps.

Se necessário, o gestor pode configurar para aparecer o número do telefone do técnico, caso o cliente precise fazer uma ligação.

“Eu só posso utilizar essa função para atrasos?”

No início, eu dei um exemplo de utilização da função em casos de atrasos. Mas o botão de “Estou a caminho” pode ser utilizada em todas as visitas.

É muito confortável saber a estimativa de chegada de algo, não é a toa que serviços e empresas como o Uber, iFood e Mercado Livre fazem isso em seus negócios.

Ao passar a previsão de chegada para todos, você terá uma base de clientes muito mais receptiva e feliz.

Como a função ajudará na redução de atrasos nas visitas?

Ao conversar com a equipe e definir uma obrigatoriedade do uso da função, é gerado um compromisso com o cliente.

Ao clicar no botão, o funcionário cria um compromisso para cumprir. 

Implante a função “Estou a caminho” para toda sua equipe externa

Neste post, você viu que é possível melhorar a comunicação com o cliente de forma simples e eficaz.

Se você quer experimentar essa e outras funções do Contele Gestor de Equipes, saiba que é possível sem pagar nada.

Clique aqui e comece o seu teste grátis no Contele Gestor de Equipes.

Turbine a gestão da sua equipe externa com lives semanais gratuitas

Se você cuida da equipe externa da sua empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Equipes Externas, e aprenda métodos e técnicas que vão potencializar a sua gestão, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Equipes Externas no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de equipes externas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco no assunto de Equipes Externas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

Autoridade no Brasil sobre produtividade de equipes externas, o Engenheiro que aumentou a produtividade em mais de 1000 empresas que aplicaram o método Contele GE