Concorrente toda empresa tem, mas e quando ela é uma concorrência desleal do ex-funcionário? É uma situação que pode ser contornada.

Neste post, eu explicarei como você pode evitar a concorrência desleal vinda de um ex-funcionário da equipe externa com processos internos bem definidos.

Introdução

Já aconteceu comigo, e provavelmente já aconteceu com você que tem um negócio.

Você contrata um funcionário, ele trabalha anos com você, e quando sai da empresa, abre um negócio similar ao seu.

Para iniciar uma carteira de clientes, ele começa a prospectar os clientes da sua equipe externa, usando sua base de dados, gerando assim uma concorrência desleal e antiética.

Os principais motivos disso acontecer estão relacionados com a sua própria gestão. Você pode estar:

  • Contratando o perfil errado;
  • Acompanhando o colaborador de maneira errada;
  • Sendo um mau gestor de pessoas.

Este último ponto é crucial. Você precisa visualizar sua equipe externa como humanos, e não apenas seus indicadores.

A seguir, vou listar 5 dicas e melhorias de processo interno que tornará sua carteira de clientes mais segura, reduzindo a concorrência desleal do ex-funcionário na sua gestão.

1. Proteção Jurídica

Ideias não se protegem, mas existe como proteger sua carteira de clientes através de mecanismos jurídicos.

Não só existe, como também fizemos um termo de confidencialidade do uso de dados e gratuito, para que você fique protegido juridicamente no momento da contratação.

Ao assinar o termo de confidencialidade, o funcionário externo fica ciente quanto às suas obrigações e conduta mediante os dados disponibilizados.

Baixe o seu termo gratuitamente clicando aqui.

2. Qualidade institucional do seu serviço

A marca da sua empresa transparece para o seu cliente?

A comunicação visual é um aspecto importante de qualquer empresa, ainda mais quando o serviço é feito através de visitas e funcionários externos.

Além disso, ela reforça que o serviço é feito por ela, um coletivo, e não apenas por aquele funcionário.

Comece a trabalhar o logo da sua empresa em diversos contatos, como:

  • Landing Page;
  • E-mail;
  • Documentos;
  • Caneta;
  • Uniforme;
  • Entre outras coisas.

Leia também: A Melhor Estratégia Para Alinhar Uma Equipe de Vendas

3. Relacionamento do funcionário com o cliente

Agora, uma dica mais específica:

Você deve cuidar para evitar que o relacionamento pessoal entre seu cliente e colaborador externo se torne excessivo.

No momento em que o relacionamento profissional passa para a esfera da amizade, pode chegar ao ponto do cliente procurar diretamente o funcionário para tirar dúvidas, e não a empresa.

Não existe problema em criar amizades. O problema está em levar as coisas pela amizade, desconsiderando o lado profissional.

Por conta disso, existem medidas que você como gestor pode trabalhar para diminuir esses pedidos por fora, onde eu falo no item 4:

4. Diversifique o atendimento da sua empresa

Um dos erros mais comuns em pequenas empresas é centralizar o atendimento para uma única pessoa, ou ambiente.

Em uma empresa, existem diversos processos que precisam ser separados, como:

  • Venda;
  • Suporte;
  •  Pós-vendas;

Cada um desses exemplos demandam uma atenção especial, e por conta disso, não podem ser centralizados a um único funcionário.

Por isso, procure por meios de comunicação que podem ser úteis a sua empresa.

Caso você queira manter centralizado o seu atendimento por e-mail, por exemplo, utilize e-mails diferentes para situações diferentes.

Dessa forma, o cliente continua seu cliente. E você pode usar:

  • E-mail;
  • Chat online;
  • WhatsApp comercial;
  • Entre outros.

5. Segurança com dados

Mesmo com um termo de confidencialidade, você como gestor não pode dar bobeira com dados estratégicos para a empresa.

Por conta disso, não permita o acesso aos dados de todos clientes para os funcionários.

Trabalhe com categorias, onde você possa selecionar com total eficiência quais clientes o seu funcionário externo terá acesso.

No Contele Gestor de Equipes, o gestor pode organizar os seus clientes através de Categorias.

Organizando os clientes por categorias, logo em seguida o gestor seleciona os funcionários que terão acesso a esses dados, tornando a gestão mais clara e eficiente.

Valorize o funcionário

Quero deixar claro que este post não é para você tornar sua gestão autoritária e acabar com a liberdade de escolha do funcionário externo.

A maioria que passar na sua equipe externa, serão profissionais empenhados em realizar o seu trabalho.

O que foi passado, tem como objetivo evitar dores de cabeça no futuro, através de ferramentas jurídicas e de gestão interna.

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