Às vezes, o que falta para você fazer uma análise mais completa da sua equipe é a presença de um relatório de visitas personalizado.

No post de hoje, vou te ensinar, do básico ao avançado, como criar um relatório de visitas personalizado que ajuda você a guiar sua equipe com base em dados precisos.

Como ter um relatório de visitas eficiente

Um relatório de visitas eficiente precisa ser um reflexo do trabalho do funcionário nos clientes. Se não for dessa maneira, o gestor não conseguirá traçar pontos de melhorias para aumentar os resultados da empresa.

Além disso, o relatório não pode se limitar a quais locais a sua equipe visitou. Um relatório eficiente precisa responder perguntas como:

  • Quanto tempo o funcionário ficou numa visita?
  • Quem atendeu a visita?
  • O que foi tratado durante a visita?

A partir disso, você tem informações para melhorar processos, e para entender a situação atual com os clientes.

Como mensurar as atividades externas da minha equipe?

Tenho duas soluções gratuitas para te apresentar para que você comece a registrar as visitas da sua equipe.

Primeiramente, temos para download um Relatório de Visita Comercial.

Este relatório visa coletar informações qualitativas da visita, por exemplo: Se o funcionário apresentou o pitch de vendas, se foi agendado retorno, observações, etc.

Enquanto isso, você pode baixar gratuitamente a nossa Planilha para Controle de Visitas a Clientes.

Esta planilha tem um caráter quantitativo, ou seja: registrar os locais visitados pela equipe e os seus gastos.

Esse é o primeiro passo para você começar a trabalhar com dados úteis.

Mas, se você precisa trabalhar com mais agilidade, as próximas soluções vão te atender melhor.

Trabalhando com um sistema de gestão de equipes externas

Planilhas e relatórios offline são uma forma válida de registrar informações, no entanto, demanda muito trabalho manual.

Sendo assim, se você quer ganhar produtividade e tempo para escalar o seu trabalho, você precisa considerar implantar um sistema de gestão de equipes externas.

O Contele Gestor de Equipes pode te atender em todos esses sentidos.

O sistema da Contele é pensado tanto no trabalho do gestor, quanto na equipe que está na rua.

Em campo, o funcionário registra o horário de chegada e saída em cada cliente, junto com as informações do que foi feito nas visitas pelo aplicativo Contele Equipes.

Para se ter uma ideia, o funcionário pode preencher formulários, tirar fotos, vídeos e escrever observações da visita.

Enquanto isso, do lado do gestor, as informações chegam no computador dentro de relatórios prontos para serem analisados.

Indo além do esperado: Criando um relatório de visitas personalizado

Mesmo que o sistema já te dê um relatório de visitas super completo e personalizado, é possível destrinchar ainda mais as possibilidades para obter mais qualidade e eficiência para o seu serviço.

Para que você entenda melhor, vamos trazer um case de sucesso de um cliente nosso que está fazendo muito resultado.

Como aconteceu esse case de sucesso?

Um cliente nosso veio nos procurar solicitando uma solução, pois trabalhar apenas com Excel não estava mais dando o retorno necessário.

Eles precisavam fazer uma análise mais completa das visitas, pois sentiam que os funcionários estavam visitando uma parcela pequena de clientes. Entre as informações necessárias, tinha:

  • Quais locais não foram visitados em certo período;
  • Clientes que receberam mais visitas no mês;
  • Quantidade de visitas por dia e mês.

Após realizar estudos e análises, decidimos criar um dashboard no Google Data Studio com as informações do Contele Gestor de Equipes.

Aliás, fomos além do solicitado. Atualmente, o relatório apresenta informações de: duração média das visitas; visitas recusadas e perdidas; % de tipo de visitas, etc.

Relatório de visitas personalizado

O tempo que levaria para o gestor obter essas informações de forma precisa seria extremamente longo e provavelmente não teria a mesma qualidade! Um dashboard completo permitiu a realização de melhorias internas para que fossem feitas correções de erros e aumentasse os resultados nas vendas, além da praticidade de realizar toda a gestão em um só local.

Precisa de uma solução personalizada para o seu negócio?

Comece um teste gratuito no Contele Gestor de Equipes e conte para nós as suas necessidades, será um prazer atendê-lo!

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Autor

Autoridade no Brasil sobre produtividade de equipes externas, o Engenheiro que aumentou a produtividade em mais de 1000 empresas que aplicaram o método Contele Gestor de Equipes