Fazer uma venda é apenas o início do trabalho, você precisa estreitar as relações da sua empresa com o seu cliente pelo pós-venda para fidelizar seu cliente.

A melhor maneira de fazer isso é com o pós-venda. Para isso, definir os métodos é o passo inicial que vai fidelizar os seus clientes.

Importância do pós-venda na sua equipe externa

O pós-venda está totalmente ligado com a saúde financeira da sua empresa.

Dados indicam que é 25 vezes mais barato fidelizar e manter um cliente do que prospectar um novo.

Além disso, 86% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por um produto ou serviço, no qual a empresa oferece um bom atendimento.

Por conta disso, fica claro porque o gestor de equipes externas deve prestar atenção nesta etapa do funil.

Quando começa o pós-venda?

O pós-venda é a etapa responsável por melhorar a experiência do cliente com um produto ou serviço.

Apesar do nome sugestivo, o pós-venda não inicia depois que o cliente paga pelo produto, mas sim após ele utilizar pela primeira vez seu produto.

Vamos tomar como exemplo o nosso produto, o Contele Gestor de Equipes.

Nós oferecemos um período de teste grátis para que o cliente experimente a ferramenta de gestão de equipes externas.

Durante sua fase de teste, ele tem acesso a toda nossa central de ajuda e consultores, portanto, toda essa experiência influenciará na sua decisão de compra.

Por isso, o pós-venda para fidelizar seu cliente começa aqui.

Leia também: Boas Práticas de Atendimento para sua Equipe Externa

Quem faz o pós-venda?

De acordo com o modelo de negócios ou o porte da empresa, o processo de pós-venda para fidelizar seu cliente pode ser feito por setores diferentes.

Em geral, o pós-venda é feito:

  1. Pela equipe de vendas: Responsável que fechou o negócio com o cliente.
  2. Setor de acompanhamento: Equipe responsável para realizar o suporte técnico, recebimento de chamados, entre outras coisas.

Você pode diversificar o seu pós-venda de acordo com a necessidade do cliente, mesclando então a sua equipe de vendas e o setor de acompanhamento.

O principal problema da falta de pós-venda

A falta de pós-venda pode resultar em diversos problemas, sendo um dos principais a falta de contato com o cliente.

Vamos supor que o seu potencial cliente tenha feito um orçamento no seu site, e você demore uma semana para entrar com o primeiro contato.

Neste meio tempo, ele pode até mesmo ter fechado com o seu concorrente

Uma pesquisa realizada pelo site Convince & Convert mostra que 42% dos consumidores esperam ser atendidos em até uma hora.

O ideal é que o primeiro contato seja feito em até 5 minutos, segundo pesquisa da insidesales.com, aumentando em até 100 vezes a chance de fechamento.

Por isso, o gestor de equipes externas precisa melhorar a organização e processo do negócio.

Organização e Processo

Na sua empresa, já está implantado um funil de vendas sólido, utilizado por toda a equipe?

O uso de ferramentas de gestão ou CRM tem como objetivo tornar todo esse processo mais palpável e organizado.

A partir do uso dessas ferramentas, são definidas as etapas do lead, além de poder agendar notificações para entrar em contato com determinada pessoa.

Avaliação do Atendimento

Pouquíssimas empresas fazem, mas captar o feedback do seu cliente pode melhorar e muito o seu serviço.

O feedback do cliente possibilita a criação de métricas e KPI’s, melhorando os processos internos.

Leia mais: Métricas e KPIs para Aumentar em +200% as Visitas Externas da sua Equipe

No Contele Gestor de Equipes, sistema de gestão de equipes externas, o gestor é capaz de criar formulários para o colaborador usar com os clientes.

Em cada visita, o usuário pode abrir o aplicativo e preencher:

  • O que foi feito durante a visita;
  • O nível de satisfação do cliente;
  • Observações do cliente;
Formulário do Contele Equipes

Faça a gestão de locais não visitados

Fazer a gestão de locais não visitados é uma excelente maneira de deixar seus clientes sempre ativos e gerando feedbacks importantes para sua empresa.

Deixar de visitar um cliente por muito tempo pode significar um cancelamento, por exemplo. É dever do gestor de equipes externas tomar conta disto.

Esse método permite estreitar a relação entre sua empresa e o cliente de forma efetiva, basta o gestor de equipes externas criar um checklist para este tipo de visita.

O Contele Gestor de Equipes tem essa gestão pronta, com vários recursos disponíveis para o gestor como:

  • Relatório dos Locais não Visitados;
  • Locais próximos aos Locais Não Visitados;
  • Agendamento rápido aos Locais não Visitados;

Teste grátis o Contele Gestor Equipes

Todos os métodos apresentados neste post, se combinados, terão alta eficácia na fidelização do seu cliente.

Por isso, experimente essa e outras funções da gestão de equipes externas por um período grátis agora mesmo com o Contele Gestor de Equipes.

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