Nem o Google Maps nem o Waze são as soluções perfeitas para otimizar as rotas de equipes externas. O melhor planejador de rotas precisa cumprir com requisitos que vão trazer confiança para o gestor, e ferramentas úteis para o colaborador em campo.

Conheça mais neste post.

Por que o Waze e o Google Maps não são boas ferramentas para equipes externas?

Inicialmente, muitas empresas recorrem ao Google Maps ou Waze para planejar as rotas de sua equipe externa. Porém, rapidamente percebem que apesar de serem ferramentas úteis para entregadores, elas possuem limitações em outros contextos.

E o motivo disso é bem simples: eles são aplicativos pensados para pessoas, e não para equipes.

Planejar rotas não é apenas uma questão de encontrar o caminho mais curto entre dois pontos.

Para equipes externas, envolve uma série de variáveis que aplicativos convencionais não conseguem gerenciar. E errar na escolha do aplicativo pode resultar em:

  • Perda de tempo;
  • Aumento de custos;
  • Redução da produtividade da equipe.

Que tipo de equipe precisa de um planejador de rotas?

1. Equipes Técnicas

Para profissionais que realizar serviços de instalação, manutenção e reparos, por exemplo. Nesses casos, a roteirização pode ajudar em:

  • Minimizar o tempo de deslocamento;
  • Priorizar chamados de emergência;
  • Aumentar a satisfação do cliente.

2. Equipes de Vendas ou Comerciais

Vendedores e representantes podem se beneficiar com a função, visto que traz benefícios como por exemplo:

  • Otimização das visitas;
  • Foco em áreas de alto valor;
  • Mais tempo para se preparar para as reuniões.

3. Promotores de Vendas

Para quem visita inúmeros pontos de vendas, ter como organizar tudo isso é uma mão na roda. Os benefícios para os promotores de vendas podem ser:

  • Reduzir custos operacionais;
  • Melhorar o relatório de atividades (com check-in e check-out);
  • Aumentar a quantidade de visitas diárias.

Planejador de Rotas para Equipes Externas

Para melhorar a sua gestão de equipes externas como um todo, eu recomendo o uso do Contele Gestor de Equipes.

Além das diversas funções pensadas para todos os tipos de equipes, o sistema possui uma série de recursos focados em planejamento e roteirização.

Com o Contele Gestor de Equipes, você consegue:

  • Agendar visitas com recorrência;
  • Roteirizar utilizando o melhor caminho até o local;
  • Planejar rotas em massa;
  • Enviar a agenda de visitas para o aplicativo do funcionário.
Planejamento de visitas em massa do Contele Gestor de Equipes

Logo abaixo, vou apresentar quais são os requisitos que um bom planejador de rotas precisa ter.

Requisitos de um bom planejador de rotas

Capacidade de roteirização em massa

Uma ferramenta eficaz deve permitir a roteirização de múltiplas visitas simultaneamente. Afinal, imagine precisar planejar 50 visitas em um único dia.

Portanto, um sistema de planejamento de rotas precisa oferecer:

  • Upload eficiente: Importação de listas de clientes através de planilhas Excel, permitindo o planejamento simultâneo de centenas de visitas.
  • Otimização de rotas: A ferramenta analisa todas as localizações e sugere as rotas mais eficientes para cada dia, reduzindo o tempo gasto no trânsito e maximizando o número de visitas realizadas.
  • Distribuição inteligente: As rotas são distribuídas entre os membros da equipe de modo a aproveitar ao máximo a localização e disponibilidade de cada um.

Essa funcionalidade não só poupa tempo, como também garante que nenhum cliente seu ficará sem atendimento. 🙂

Recorrência de visitas

Para aqueles clientes que você precisa visitar com frequência, é essencial configurar recorrências automáticas em visitas. Assim, com um bom planejador de rotas você pode:

  • Estabelecer frequências de visita: Defina com que frequência cada cliente receberá visitas (semanalmente, mensalmente, ou conforme necessário).
  • Automatizar agendamentos: Uma vez configuradas, as visitas recorrentes são automaticamente agendadas sem intervenção, garantindo consistência e confiabilidade.
  • Ajustar conforme a necessidade: Flexibilidade para modificar a frequência de visitas com base em mudanças nas prioridades de negócios ou feedback dos clientes.

Priorização de visitas

Em algumas situações, certos clientes ou tipos de visitas podem necessitar de atenção prioritária. Um sistema eficaz deve permitir:

  • Segmentação de clientes: Dividir a base de clientes em categorias como localização, tamanho, ou tipo de serviço necessário.
  • Priorização baseada em valor: Priorizar clientes com base no seu potencial de receita ou importância estratégica para o negócio.

Isso permite que as equipes externas concentrem seus esforços onde eles são mais necessários.

Confirmação de visitas

A confirmação de que cada visita planejada foi realizada conforme o agendado é vital.

Por isso, você precisa escolher uma ferramenta que permita o funcionário dar check-in e check-out conforme o andamento das visitas.

Além disso, a confirmação precisa ser feita com GPS para garantir que ele está no lugar que diz estar.

Visão do progresso das visitas

Ter uma visão clara do progresso das visitas em tempo real através de dashboards é uma vantagem.

Com essa funcionalidade, gestores podem monitorar o desempenho da equipe em campo e fazer ajustes rápidos na estratégia de roteirização, se necessário, maximizando a eficiência operacional e o aproveitamento das oportunidades.

Comece a planejar suas rotas

A escolha de um planejador de rotas pode trazer muita produtividade e eficiência para sua equipe externa.

Por isso, deixo um convite: Comece um teste grátis no Contele Gestor de Equipes, e veja como é simples melhorar sua operação.

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Autor

Autoridade no Brasil sobre produtividade de equipes externas, o Engenheiro que aumentou a produtividade em mais de 1000 empresas que aplicaram o método Contele GE